Uma pesquisa revelou que o consumo de bebidas açucaradas (refrigerantes, energéticos e sucos) pode levar ao aumento de risco de morte prematura.

A morte prematura aconteceria, com mais chances, por problemas cardíacos (31%) ou, com menos chances, por câncer (18%) — especialmente os de cólon de útero e de mama.

O consumo exagerado pode ser ainda mais prejudicial para o público feminino, dizem os pesquisadores.

No estudo, mulheres que consumiram bebidas açucaradas mais de duas vezes por dia tiveram um aumento de 63% no risco de morte prematura. Nos homens, esse número caiu para 29%.

Os números foram obtidos em comparação com homens e mulheres que consumiram tais bebidas menos de uma vez por mês.

Ao todo, 37.716 homens e 80.647 mulheres foram analisados. O levantamento feminino começou em 1976 e o masculino em 1986.

A pesquisa foi feita nos Estados Unidos pelo Nurses ‘Health Study e publicada no jornal Circulation.

Leia mais: Refrigerante diet pode causar complicação grave de diabetes


Por que evitar as bebidas açucaradas?

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE), 23% dos brasileiros consomem refrigerante regularmente.

As bebidas açucaradas devem ser evitadas já que, além de poder facilitar uma morte prematura, podem trazer outros riscos para a saúde:

  • Ganho de peso: a quantidade de açúcar presente nestas bebidas contribui para o aumento do peso, além de poder causar doenças como diabetes;
  • Danos ao coração: com um grande consumo de açúcar no sangue, a pessoa pode ter um aumento no colesterol e nos triglicerídeos, causando doenças cardíacas;
  • Prejudica os dentes: como algumas bebidas contêm muito açúcar, podem danificar o esmalte dos dentes e causar cáries.

As bebidas açucaradas são prejudiciais para a saúde e devem ser consumidas com cautela e baixa frequência.

Quando sentimos sede, podemos optar por tomar água, chás sem açúcar e sucos naturais.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.