A amiodarona é um medicamento antiarrítmico muito empregado no tratamento de arritmias cardíacas. Vendido somente com prescrição médica porém sem a retenção de receita, seu uso só deve ser feito sob orientação e acompanhamento médico.
A seguir, você confere mais informações sobre o medicamento, como quais são suas versões, como usar, efeitos colaterais e contraindicações.
A amiodarona é um medicamento cardiológico usado para normalizar o ritmo cardíaco e manter batimentos cardíacos regulares e estáveis. É indicado para tratamento das seguintes condições:
O fármaco age no miocárdio, bloqueando os canais de potássio nas células do coração e restabelecendo o ritmo dos batimentos cardíacos e o funcionamento normal do órgão.
O medicamento é comercializado nas formas de comprimido de 100 ou 200mg e de solução injetável com 50mg/mL.
O comprimido de Amiodarona deve ser administrado por via oral, com água e durante ou após as refeições. A dosagem é recomendada por um (a) médico (a) de acordo com a necessidade de cada paciente e é classificada como dose de ataque ou dose de manutenção. Além disso, o comprimido não deve ser partido.
Já a solução injetável deve ser administrada em uma via intravenosa central e a recomendação é que só seja utilizada em ambiente hospitalar. A dosagem também é estipulada por um (a) médico (a) após análise das necessidades do paciente e também é dividida entre dose de ataque e dose de manutenção.
É importante evitar consumir suco de toranja enquanto estiver fazendo uso deste fármaco. Além disso, não pare de usar este medicamento e nem diminua ou aumente sua dosagem sem orientação médica.
Leia também: Teste ergométrico (de esforço): o que é e para que serve?
Assim como todo medicamento, a amiodarona pode ter efeitos colaterais. Os efeitos colaterais do comprimido são:
Já os efeitos da solução injetável são bradicardia moderada, náusea, queda da pressão sanguínea e dor, eritema, edema, necrose ou inflamação no lugar da aplicação.
Para demais efeitos colaterais, consulte a bula do medicamento.
O uso do comprimido é contraindicado para quem tem hipersensibilidade ao iodo, à amiodarona ou a qualquer um dos componentes do medicamento. Também é contraindicado a pacientes que têm bradicardia sinusal, bloqueio sinoatrial, doença do nó sinusal, distúrbios severos de condução atrioventricular e que utilizam medicamentos que podem induzir a torsade de pointes.
Além disso, seu uso não é recomendado a indivíduos com disfunções na tireóide, grávidas e mulheres que estão amamentando (lactantes).
A solução injetável tem as mesmas contraindicações do comprimido e também é contraindicada para pacientes que têm distúrbios de condução bi ou tri-fasciculares, hipotensão arterial severa, insuficiência respiratória severa, miocardiopatia ou insuficiência cardíaca.
O medicamento pode ser encontrado em farmácias físicas ou online. Na plataforma Consulta Remédios você pode consultar preços e verificar se o medicamento está disponível nas farmácias mais próximas a você.
Os preços variam de acordo com o fabricante, a dose, a quantidade de comprimidos e a apresentação (comprimidos ou solução injetável). A caixa com 30 comprimidos de 200mg, por exemplo, pode ser encontrada a partir de R$18,50.
Também é comercializado com os nomes:
Além disso, o medicamento também faz parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
____________________
A venda do medicamento só deve ser feita sob prescrição médica. Ao sentir qualquer sintoma de problemas cardiovasculares consulte um (a) médico (a) imediatamente.
Para mais conteúdos como esse, acesse as categorias saúde e remédios do Minuto Saudável.
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.