Os nossos cãezinhos precisam de uma dieta balanceada para manter-se saudáveis e cheios de energia, alegrando o nosso dia.
O mais comum é oferecer aos pets uma ração, adequada ao seu peso e raça, que garanta a presença de todos os nutrientes que eles precisam.
A ração, porém, é um alimento altamente processado. Por isso, algumas pessoas optam por preparar e dar aos animaizinhos uma alimentação natural, garantindo que os ingredientes e o modo de preparo são adequados para os cães.
Entretanto, oferecer uma alimentação natural para os cachorros não é tão simples assim. Eles precisam de uma porção adequada de proteínas, de carboidratos e de diversos nutrientes essenciais — assim como nós!
Neste texto, vamos explicar resumidamente sobre a alimentação natural para cães, falar sobre o que é recomendado para aderir essa medida e apontar alguns cuidados que são necessários com a saúde do nosso melhor amigo. Continue na leitura e confira!
A alimentação natural para cães é uma alternativa para alimentá-los de forma saudável. Ela pode ser à base de alimentos crus ou cozidos, e precisa ter uma quantidade adequada de proteínas, carboidratos e outros nutrientes, o que varia de acordo com a raça, o porte e o peso do cachorro.
Podemos encontrar uma variedade muito grande de dietas. Porém, cada animalzinho é um. Isso significa que a proporção dos alimentos, as contraindicações e as quantidades são altamente variáveis entre um cão e outro. A alimentação pode ser exclusiva ou misturada com ração, mas isso também precisa estar em uma proporção determinada.
Por isso, o primeiro passo para oferecer essa alternativa é consultar um(a) veterinário(a) especialista em nutrição canina para indicar a melhor forma de alimentar o seu melhor amigo.
Além disso, é importante ter atenção no momento de comprar os alimentos. Segundo a veterinária Júlia Kivel, é “importante verificar a procedência dos alimentos, principalmente das carnes em dietas cruas, pois há o risco de contaminação por microorganismos que podem causar desde intoxicação alimentar até doenças mais graves”.
Essa dieta natural pode ser montada de três formas: com carnes cozidas sem osso; carnes cruas com osso ou sem osso.
Carnes com osso cozidas não devem fazer parte do cardápio, pois o osso pode soltar pedaços e lascas, ferindo o intestino do animalzinho.
A dieta cozida é a mais comum para cães e é preparada com carnes, vísceras, vegetais, carboidratos e suplementos para completar a nutrição.
Podem ser usadas para essa alimentação diferentes carnes desossadas, como frango, porco, boi e filé de peixe. As carnes devem ser cozidas, e devem estar mal passadas ou ao ponto.
O coração (de frango, porco, boi ou até mesmo de cordeiro e pato) também é uma excelente opção para a dieta, porque além de proteico, ele fornece ferro, vitaminas e aminoácidos essenciais para o seu cãozinho.
O ovo também é uma opção proteica para a dieta dos cães.
A dieta também deve contar com vísceras, como fígado ou rim. Essas peças são indispensáveis para a alimentação natural para cães, pois são fontes riquíssimas de vitaminas e minerais.
Para que a dieta seja completa, também é necessária a presença de vegetais. Eles são essenciais porque fornecem fibras, vitaminas e fitonutrientes (substâncias de origem vegetal).
Folhas como agrião, alface e rúcula e legumes como chuchu, berinjela e cenouras são boas opções. A cebola não deve ser utilizada, pois é tóxica para os cães.
Depois, entram os carboidratos — de preferência raízes, como a batata doce e a mandioquinha. Eles são responsáveis por fornecer as calorias e a reserva de energia do cachorro.
Por último, é necessária a adição de alguns complementos. Um suplemento vitamínico-mineral e um óleo vegetal, como o azeite de oliva extravirgem, garantem que o cãozinho tenha todas as vitaminas e minerais que precisa.
A alimentação natural crua, por sua vez, conta com ossos, cartilagens e músculos oferecidos sem cozimento para o cachorro.
As proporções são similares à da alimentação natural cozida, e essa é uma dieta considerada mais natural por simular o que o cachorro comeria se não fosse domesticado.
Uma das vantagens de oferecer a alimentação natural crua é a possibilidade de incluir os ossos, que oferecem benefícios ao cão e, diferente dos ossos cozidos, não representam um risco para a saúde dele.
Não. Para substituir toda a nutrição planejada e contida em uma ração de qualidade, são necessários muitos ingredientes, oferecidos na proporção e quantidade correta para cada cão.
A alimentação natural para cães é uma boa opção para substituir a ração por ingredientes naturais. Porém, se a ração for deixada de lado e o alimento oferecido for apenas de restos de comida, o animalzinho desenvolverá problemas de saúde por deficiência de nutrientes.
A dieta ideal de alimentação natural cozida para os cães deve contar com a proporção de aproximadamente 35% de carboidratos, 30% de carnes, 30% de vegetais 5% de vísceras e os complementos.
Já a alimentação natural crua deve ter aproximadamente 40% de ossos carnudos, 30% de carnes desossadas, 20% de vegetais e 10% de vísceras.
Lembrando que antes de oferecer uma dieta natural para o seu pet é indispensável a consulta com um veterinário, que fará as recomendações de acordo com as particularidades do seu cãozinho.
De acordo com a veterinária Júlia Kivel, “outro fator que impacta na formulação da dieta é se o animal já tem alguma enfermidade, por exemplo obesidade, alergia alimentar, diabetes. Nesses casos deve haver um cuidado ainda maior”.
Ou seja, a alimentação natural só poderá ser oferecida se o veterinário verificar que o animal está saudável.
Vamos então para alguns exemplos de receitas para alimentar os amigos de quatro patas de forma natural e nutritiva? Confira a seguir:
A quantidade de alimentos deverá ser aproximadamente 4% do peso ideal do seu cãozinho. Considerando um cão de 10kg, a proporção diária (dividida em duas ou três refeições) deve ter 400g, e uma opção seria:
Na alimentação crua, a quantidade de alimentos também deverá ser aproximadamente 4% do peso ideal do seu cãozinho. Considerando um cão de 10kg, a quantidade diária de alimentos deve ser 400g, e uma opção seria:
Nesse texto, vimos como funciona a alimentação natural para cães.
Ela é uma boa opção para os donos que querem oferecer uma dieta balanceada e natural a seus pets, porém, é necessário ser cuidadoso e fazê-la de forma a conter todos os nutrientes que o animal precisa.
Lembrando que é indispensável a consulta com um veterinário antes de começar a oferecer esse tipo de alimentação a seu cãozinho.
Para saber mais sobre a saúde dos seus pets, continue acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.