A medicina está evoluindo nos tratamentos de várias doenças, inclusive o câncer

Um desses exemplos é o medicamento Afinitor. Ele foi aprovado no Brasil em 2012 e, desde então, está garantindo mais qualidade de vida e saúde para muitas pessoas. 

O que é Afinitor?

O Afinitor, medicamento referência, é apresentado em comprimido. Ele é usado para combater o avanço de alguns tumores que afetam partes do corpo como mamas, rins, pulmão, estômago, intestino e pâncreas.  

Esse medicamento possui um princípio ativo chamado de Everolimo, um antitumoral. Isso quer dizer que ele tende a impedir o crescimento de células geneticamente modificadas (que são os tumores). 

Dessa forma, essa substância impede que alguns tipos de câncer continuem crescendo e acometendo o organismo.

A posologia de Afinitor pode variar para cada caso. Se uma dose for esquecida, o remédio ainda pode ser tomado após 6 horas. Depois desse tempo, o ideal, em casos de esquecimento, é que a dose desse dia seja pulada. 

Para que serve o medicamento Afinitor?

Ele é indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer em casos específicos, como estágios avançados de câncer de rim que progrediu durante o tratamento com VEGFR – TKI, imunoterápicos ou quimioterápicos. Mulheres na menopausa em estágios avançados de câncer de mama também podem tomar Afinitor. 

Tal medicamento ainda é recomendado para tratar tumores que estão presentes no pâncreas, intestino, estômago e pulmão (conhecidos como tumores neuroendócrinos). 


Outras utilidades de Afinitor incluem: 

  • Tratamento de astrocitoma subependimário de células gigantes (um tumor cerebral específico) relacionadas ao Complexo da Esclerose Tuberosa (TSC);  
  • Tratamento de angiomiolipoma renal (tumor de rim) relacionado ao Complexo da Esclerose Tuberosa mas que não necessitam de cirurgia imediata. 

Como tomar Afinitor?

Esse medicamento deve ser tomado por via oral. Basta colocar o comprimido na boca e engoli-lo com a ajuda de um gole de água. Procure sempre tomar o remédio no mesmo horário. 

Afinitor pode ser consumido em jejum, antes, durante ou depois das refeições. 

Vale ressaltar que os comprimidos não devem ser quebrados, cortados, mastigados ou triturados. 

Se o(a) paciente estiver com dificuldade para engolir o medicamento, ele pode ser diluído em água. Para fazer o procedimento corretamente, siga os passos abaixo: 

  1. Lave bem as mãos; 
  2. Retire o comprimido da cartela e coloque em um copo com 30mL de água; 
  3. Espere até o comprimido desinchar (leva entre 5 e 7 minutos) e beba imediatamente; 
  4. Coloque  a mesma quantidade de água (30ml) novamente no copo; 
  5. Beba novamente, para garantir que toda a dose de Afinitor foi ingerida.

O que preciso saber quando estou tomando Afinitor?

Esse medicamento pode interferir na reação de outros remédios (isso é conhecido com interação medicamentosa). Por isso, avise o(a) médico(a) se você estiver consumindo outros fármacos. 

Há, também, a interação alimentícia. Ou seja, quando algum alimento reage com o medicamento e interfere na reação do fármaco. 

No caso de Afinitor, os alimentos que provocam essa reação são: toranja, carambola e laranja de Sevilha. 

Essas frutas pode afetar a quantidade de Afinitor presente no sangue. Assim, sucos, bolos, tortas e as próprias frutas in natura devem ser evitadas. 

Quais os efeitos colaterais?

Todos os medicamentos podem causar reações adversas. Como cada organismo é diferente, é possível que pacientes que ingerem a mesma dose de Afinitor tenham reações diferentes (por exemplo, a paciente A não teve nenhuma reação e o paciente B teve). 

Em geral, os efeitos colaterais são especificados na bula e divididos entre muito comum, comum, incomum e raro. 

Afinitor, além dessa divisão, possui outras categorias que separa as reações adversas pela doença em tratamento (por exemplo, reações muito comuns no tratamento de câncer de mama). 

Por isso, seguindo a bula, também vamos organizar o texto dessa forma. Saiba mais sobre as reações de Afinitor a seguir: 

Complexo de Esclerose Tuberosa (TSC)

No tratamento do Complexo de Esclerose Tuberosa, Afinitor pode causar os seguintes efeitos colaterais: 

  • Muito comum: inflamação no pulmão (pneumonite), infecções urinárias, dores de cabeça e de garganta, diarreia, sinusite, ciclo menstrual desregulado, febre, dificuldade para respirar, respiração ofegante e tosse; 
  • Comum: tonturas, reações alérgicas graves, coceira, vermelhidão e feridas na pele, dificuldades para engolir, sensação de aperto ou peso, inchaço, sangramentos espontâneos (no nariz, por exemplo), anemia, tontura,  irregularidade menstrual, intestino preso, excesso de gases, insônia, agressividade, perda de peso e dificuldade para se locomover; 
  • Incomum: feridas na vesícula, tosse, febre e inchaço das vias respiratórias ou da língua, bronquite e perda do paladar (disgeusia).  

Câncer de mama ou de rim avançado e tumores neuroendócrinos 

Afinitor pode ser utilizado para tratar o câncer de mama ou de rim em estágio avançado, ou ainda para tratar tumores neuroendócrinos (presentes no pâncreas, pulmão, intestino e estômago). 

Nessas situações, ele pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Muito comum: febre, calafrios, urina escura, fezes mais claras que o normal, pele amarelada, cansaço, perda de apetite, enjoos, tosse, dificuldade para respirar e inflamações no pulmão (pneumonite), sangramento do nariz, diarreia, anemia, dor de cabeça, palidez e aumento de açúcar ou de colesterol no sangue; 
  • Comum: sede em excesso, aumento do apetite, perda de peso, aumento ou redução no volume da urina, insônia, pressão alta, ciclos menstruais desregulados, sangramentos em órgãos como o intestino (hemorragia interna) e insuficiência renal;   
  • Incomum: falta de ar, coceira, manchas avermelhadas na pele (urticária), tonturas, dificuldade para engolir, tosse com sangue, dor nas costas e no peito, ausência de menstruação, dificuldades de cicatrização das feridas e inchaço ou dor nas pernas (geralmente na panturrilha);
  • Raro: falta de ar, respiração rápida e ofegante, inchaços da face, da língua ou das vias respiratórias. 

A bula do Afinitor traz contraindicações?

Sim, segundo a bula desse medicamento, ele não deve ser ingerido se o(a) paciente possuir alergias ao: 

  • Everolimo (princípio ativo de Afinitor); 
  • Sirolimo (substância ativa similar ao Afinitor); 
  • Tensirolimo (substância ativa similar ao Afinitor). 

Se você suspeitar que Afinitor está provocando alergias, procure auxílio médico. 

Qual o preço de Afinitor 2,5mg, 5mg e 10mg?

O preço de Afinitor varia conforme a miligramagem. Neste texto, todas as cotações são feitas em cima de caixas com 30 comprimidos: 

*Preços pesquisados no Consulta Remédios em dezembro de 2019. Os valores podem sofrer alteração. 

Onde comprar mais barato Afinitor?

Para saber onde comprar mais barato, você pode usar sites comparadores de preços como o Consulta Remédios. 

É bem simples, basta acessar o link e digitar o nome do medicamento no campo de buscas. Depois, confira os preços, a miligramagem do medicamento, a marca e a farmácia mais próxima que possui esse fármaco à venda. 

Os preços de Afinitor (e outros remédios) podem pesar no bolso de muitas pessoas. Por exemplo, atualmente, o valor de Afinitor 10mg pode custar até 16 vezes o salário mínimo brasileiro. 

Caso você não tenha condições financeiras para adquirir esse medicamento, é possível entrar com um processo judicial para que o governo disponibilize esse fármaco. 

Para isso, é necessário alguns documentos como laudo médico que comprove a necessidade de Afinitor, orçamento de 3 farmácias ou drogarias e outros papéis que são judicialmente necessários. 

A boa notícia é que para facilitar a sua vida, o Consulta Remédios te oferece uma ajudinha: acesse nossa assessoria jurídica, preencha seus dados e em algumas horas, enviaremos um orçamento personalizado para o seu caso.   

A Novartis tem algum programa para pacientes?

Sim. A Novartis Brasil possui um programa chamado “Vale Mais Saúde” ou VMS. O objetivo é conscientizar os(as) pacientes sobre a importância do tratamento que essa pessoa faz. Isso é feito por meio do envio de panfletos sobre o medicamento e a doença. Há também lembretes da próxima dose do remédio e descontos em medicamentos.

Para ter outras informações, acesse a página de apoio ao paciente da Novartis Brasil ou então o site do Vale Mais Saúde.  


Afinitor é um medicamento indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer (mama ou rim) e tumores que podem aparecer em vários lugares do corpo (intestino, pâncreas, intestino e pulmão). 

A redação do Minuto Saudável traz outras informações sobre remédios!!! Acompanha as nossas postagens. 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.