Uma boa opção para cuidar da sua mente e do seu corpo é recorrer aos diferentes tipos de Yoga. Existem várias modalidades que podem se encaixar ao seu estilo de vida, independente da correria do dia a dia. 

No geral, a prática ajuda a combater fatores que podem causar um desequilíbrio em nossa saúde, como estresse, má alimentação e postura incorreta. Mas cada opção tem suas particularidades e desafios.

Com base nisso, separamos 5 entre os principais tipos de Yoga. Veja a seguir quais são eles e conheça suas características:

Hatha Yoga

O Hatha Yoga é um dos tipos de yoga mais populares no mundo. Consiste em equilibrar as energias de forma que o corpo e a mente estejam alinhados. Tudo isso através das chamadas pranayamas (exercícios de respiração) e também as asanas (exercícios de postura). 

O objetivo aqui é o condicionamento físico, flexibilidade e também o fortalecimento do corpo. Os exercícios praticados na Hatha Yoga não são tão intensos, pois as posturas são mais básicas e em menor quantidade.

Além disso, é indicado para aquelas pessoas que estão iniciando no Yoga e para aquelas mais tranquilas.

Idosos e gestantes também podem participar, no entanto é importante que o médico seja consultado e oriente o paciente a praticar. 

Vinyasa Yoga

Da mesma família do Hatha Yoga, o Vinyasa Yoga também é uma das modalidades de yoga mais praticadas pelas pessoas. Aliás, é comum que alguns tipos de Yoga sejam divididos assim, como da mesma família.


Isso porque, podem existir ramificações que foram desenvolvidas a partir do outro.

No caso do Vinyasa Yoga, as posturas são realizadas com uma música que pode ser animada ou calma, fazendo com que as pessoas se movimentem junto a melodia.

É destinado para todos os tipos de pessoas, mas devido a grande exigência física nas aulas, é importante que elas não estejam em condição sedentária, para não se sentirem tão desgastadas durante a aula.

Além disso, junto com as posturas realizadas nas aulas, também são feitos exercícios de respiração, o que garante maior consciência corporal, diminuição dos níveis de estresse e também proporciona um maior equilíbrio entre corpo e mente.

Power Yoga

Esse modelo de yoga tem muito a ver com os outros dois anteriores e também é muito procurado, especialmente nas academias. De modo geral, é um yoga tradicional, mas com exercícios mais intensos. 

Portanto, para praticar esse tipo de yoga, é importante que se tenha um bom condicionamento físico.

Ele propõe um fortalecimento muscular maior e estimula alinhamento postural. Além disso, o power yoga também melhora a saúde mental, aliviando o estresse e a tensão. 

Iyengar Yoga

O Iyengar Yoga é uma modalidade de yoga que exige menos movimentos em relação aos outros. Ideal para aquelas pessoas que não gostam ou não conseguem realizar os movimentos mais complexos dos outros tipos.

Por isso o Iyengar pode ser a melhor opção para as pessoas iniciantes, sedentárias ou que possuem alguma dificuldade mais específica. 

O objetivo dessa atividade, através dos exercícios de postura, é proporcionar o alinhamento correto do corpo e também melhorar a respiração.

Além disso, durante as aulas é permitido o uso de objetos que auxiliam a prática, tais como blocos, cintos, elásticos e cordas, para que o aluno consiga se desenvolver ainda mais.

Esse tipo de yoga pode proporcionar benefícios como aumento da flexibilidade, melhora na postura, maior disposição, energia, rendimento físico, além da promoção da sensação de bem-estar.

Raja Yoga

O Raja Yoga é um pouco diferente dos outros. Ele é mais voltado para a meditação e reflexão, sendo uma modalidade indicada para aquelas pessoas que precisam aliviar o estresse do dia a dia.

Se a pessoa ficar diariamente exposta a situações que causam estresse, isso pode acabar se tornando nocivo ao seu organismo. Por isso Raja Yoga é uma opção de exercício para cuidar da saúde mental. 

Isso não significa que ele não traz benefícios para a saúde física, apenas que possui um foco maior no bem-estar. 

Além disso, é importante dizer que esse tipo de Yoga não é parte de nenhuma cerimônia religiosa. A meditação aqui é feita sem rituais ou mantras e pode ser praticada em qualquer lugar e a qualquer momento. 


O yoga é uma atividade que lida diretamente com a saúde mental e também com a saúde física.

É importante conhecer as diferentes modalidades para encontrar aquela que melhor se adapta às suas necessidades e rotina. 

Acompanhe mais informações sobre bem-estar no Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *