A Tinea Cruris, também conhecida como coceira de jóquei ou prurido jock, é uma infecção fúngica da pele (dermatofitose) que atinge a região da virilha. 

A condição afeta majoritariamente os homens, em especial os atletas. Porém, apesar de raro, mulheres também podem desenvolvê-la. Além disso, pessoas com diabetes, obesidade, baixa imunidade, eczema e que costumam transpirar muito estão mais propensas a desenvolver a infecção. 

Continue acompanhando o artigo para descobrir mais sobre a condição, o que causa, sintomas, diagnóstico e tratamento. 

Índice – Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que causa Tinea Cruris?
  2. Sintomas de Tinea Cruris
  3. Tinea Cruris é transmissível?
  4. Diagnóstico
  5. Tratamento para Tinea Cruris
  6. Cuidados diários
  7. Como prevenir Tinea Cruris?

O que causa Tinea Cruris?

A coceira de jóquei é uma infecção causada por fungos, em especial os do gênero Trichophyton, que costumam se desenvolver em locais úmidos e escuros. A condição atinge a virilha e as coxas e pode se expandir para os glúteos e o abdômen. Contudo, apesar da proximidade, raramente lesiona a região íntima.

Além disso, a infecção é causada pelo mesmo fungo que desencadeia a tinea pedis (infecção fúngica que atinge os dedos dos pés, conhecida popularmente como pé-de-atleta) e frequentemente ocorre ao mesmo tempo que esta.

Sintomas de Tinea Cruris

Os sintomas de Tinea Cruris se iniciam na região da virilha e podem evoluir para as coxas. São eles:

  • Erupção cutânea de cor vermelha e com escamas;
  • Coceira e ardência no local;
  • Dor no local;
  • Rachaduras ou descamação da pele.

Ademais, a condição causa desconforto e irritação mas na maioria das vezes não é grave e não causa maiores consequências.


Tinea Cruris é transmissível?

Sim. A Tinea Cruris pode ser transmitida pelo contato com a pele infectada, com superfícies contaminadas, como roupas e toalhas que são compartilhadas, e por meio de relações sexuais com um (a) indivíduo (a) contaminado (a). 

Ademais, a infecção por fungo também pode ser transmitida dos pés (tinea pedis) para a virilha por meio de peças de roupa ou toalhas que entram em contato com os dedos dos pés contaminados ou ainda, pelas mãos. 

Leia também: Micose na pele: coça? Como prevenir a infecção por fungos?

Diagnóstico

O diagnóstico da coceira de jóquei, ou Tinea Cruris, é feito em consultório a partir do relato dos sintomas e de um exame clínico da região da virilha. 

A condição costuma ser facilmente diagnosticada pelos (as) médicos (as) mas, em casos específicos, é necessário realizar um exame de raspagem de pele (procedimento no qual um material da pele é retirado e analisado em microscópio) para confirmação. 

O diagnóstico é clínico e costuma ser evidente para os (as) médicos (as).

Tratamento para Tinea Cruris

O tratamento da condição é feito com antifúngicos tópicos e de via oral. Entre as pomadas, cremes ou loções aplicadas no local estão as que contém:

Já os medicamentos de via oral costumam ser indicados em infecções difíceis de curar e/ou que se espalharam por muitas regiões. Entre eles estão: 

Além disso, apesar de existir na internet uma extensa lista de tratamentos caseiros para a condição, estes não são indicados, pois não existem estudos que comprovem sua eficácia e segurança no tratamento da condição. 

Cuidados diários

As pessoas diagnosticadas com a coceira de jóquei devem tomar alguns cuidados diários como forma de evitar a transmissão e de auxílio ao tratamento. São eles:

  • Evitar coçar a região afetada;
  • Manter o local higienizado e seco;
  • Utilizar roupas leves; 
  • Secar a região com uma toalha diferente do resto do corpo;
  • Não compartilhar itens pessoais com outras pessoas.

Como prevenir Tinea Cruris?

A coceira de jóquei pode ser facilmente prevenida, para isso é necessário:

  • Não usar roupas e roupas íntimas apertadas;
  • Não dividir roupas, toalhas e demais itens pessoais que entram em contato com a região da virilha;
  • Sempre lavar as roupas após a prática de exercícios físicos; 
  • Tomar banho imediatamente após a prática de exercícios físicos;
  • Não repetir a roupa íntima e trocá-la diariamente;
  • Evitar usar roupas úmidas por longos períodos durante o verão;
  • Secar-se adequadamente após o banho;
  • Caso diagnosticado com tinea pedis, vista as meias antes de se vestir para evitar o contato dos pés com outras regiões do corpo.

____________________

Caso se identifique com quaisquer dos sintomas da condição, procure ajuda médica o quanto antes para iniciar tratamento adequado. 

Acesse a categoria saúde do Minuto Saudável para mais informações sobre doenças, sintomas, exames e tratamentos.

Referências


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.