Nem sempre as hemorroidas causam sintomas, como dores ou coceira na região, sendo que, nesses casos, o sangramento costuma ser o primeiro sinal de alerta.
É importante lembrar que sangue nas fezes sempre precisa ser investigado e que há diversas condições que podem estar associadas.
Em geral, o paciente não sente dor e, por isso, tem dificuldade em perceber que há alguma coisa errada no organismo. Como a região anal é de difícil visualização, mesmo que a hemorroida esteja no grau 2 (quando fica expostas ao evacuar), pode ser demorado percebê-la.
Somente quando há alguma lesão ou ruptura do vaso hemorroidário, fazendo com que sangramentos ocorram, é que o paciente começa a notar alterações no corpo.
Entre os pacientes que manifestam sintomas, os sinais mais frequentes e comuns são:
Leia mais: Como tratar hemorroidas?
Outras condições que podem se manifestar nas hemorroidas e configuram quadros mais graves e intensos:
A trombose hemorroidária é caracterizada por um nódulo ou saliência, geralmente bastante doloroso e com coloração diferenciada (podendo apresentar tons azulados).
Normalmente, a manifestação não é gradual, ou seja, ela se inicia rápida e abruptamente, em que a dor se intensifica nas primeiras 48 horas e tende a regredir após 4 dias.
A trombose ocorre porque as veias estão dilatadas e o fluxo de sangue tende a ser mais lento nessa parte, fazendo com que ele se acumule e coagule. Algumas condições podem favorecer essa coagulação, como a desidratação ou o consumo de álcool.
Com a coagulação, forma-se um nódulo (massa endurecida) extremamente dolorido, sendo possível que ocorram necroses e ulcerações na pele que recobre a hemorroida com trombose.
A crise hemorroidária é a manifestação dos sintomas, caracterizando os episódios de hemorroidas. A condição é geralmente muito dolorosa e ocorre devido ao prolapso (ou seja, a saída das hemorroidas internas).
Leia mais: Hemorroida: qual o melhor remédio para tratamento?
Apesar da hemorroida e da fissura anal poderem apresentar sinais e sintomas bastante semelhantes, como dor e sangramento, as condições são bem diferentes.
Fissura anal são pequenas lesões ou rachaduras que ocorrem na parede anal, que são ocasionadas por traumas, geralmente devido às fezes duras, pois o tecido intestinal se estica exageradamente para a permitir a evacuação.
Algumas condições, como constipação, doenças que afetam o intestino (como doença celíaca e doença do Crohn), traumas devido ao sexo anal e pós-operatórios estão entre as causas da fissura.
Ou seja, fissuras são pequenas lesões na região anal, enquanto hemorroidas são dilatações ou inchaços das veias hemorroidárias.
Como a dor e a presença de sangue são sintomas semelhantes em ambas as condições, é preciso que haja uma consulta médica para determinar as causas.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.