Sangramento durante o sexo: o que pode ser?

6

Um fato que pode ocorrer durante o ato sexual e não deve ser ignorado, o sangramento pode ser sinal de um problema mais grave. Entender sua causa é essencial para evitar maiores complicações.

Seja um problema frequente ou causal, inúmeras mulheres já sofreram em algum momento com um sangramento durante o sexo. Quando próximo do período menstrual é comum acontecer, porém outros fatores podem estar associados ao problema.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Causas

As doenças sexualmente transmissíveis como clamídiagonorreia podem ser transmitidas durante o ato sexual sem proteção, e frequentemente estão relacionadas aos sangramentos fora de época. Esses microrganismos podem levar a inflamação no colo do útero e torná-lo frágil, ocasionando além do sangramento também dores durante a relação. Outros problemas que podem estar relacionados:

  • Cervicite: pode trazer sangramento acompanhado de corrimento e pólipos endocervicais;
  • Câncer de útero: aproximadamente 11% das mulheres com esse tipo de câncer apresentam sangramento;
  • Endometriose: o acúmulo do endométrio em locais como o canal vaginal e o colo do útero pode levar ao problema;
  • Menopausa: a lubrificação vaginal diminui, fato que se deve a redução da produção dos níveis de estrogênio;
  • Vulvovaginites: são infecções ou inflamações que acometem a vulva ou a vagina.

O que fazer?

O uso de preservativos é o método mais eficaz para evitar as DST’s, que também podem ser responsáveis pelo sangramento. A visita periódica ao médico também é importante.

Mesmo que o sangramento anteceda o ciclo menstrual ou ocorra apenas uma vez é preciso estar atenta. Ele pode estar associado a diversos problemas, e normalmente necessita de tratamento.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

6 Comentários

  1. Tive relação sexual ontem sangrou mas não doeu Já tem um tempo que estou tentando engravidar e não consigo Será que eu tenho algum problema grave

  2. Me relacionei com o meu namorado dia 2 de janeiro e sangro e minha menstruação tinha ido embora já tinha um dia e quando foi ontem me relacionei de novo e sangrei estou com algum problema será?

    • Olá Rosilda,

      Se o sangramento está acontecendo longe da época da menstruação, as chances de haver um problema são mais altas. Seria bom se você procurasse um ginecologista para falar sobre isso, pois somente ele será capaz de diagnosticar sua condição.

    • Olá Rayssa,

      O sangramento durante a relação sexual pode estar relacionado a problemas mais graves, mas às vezes é algo completamente natural, como menstruação. Caso você esteja próxima a data da menstruação, pode ser esse o motivo do sangramento. Um outro possível motivo é alguma ferida que você pode ter sofrido, visto que a pele do canal vaginal é extremamente frágil. No entanto, o ideal é que você procure um ginecologista, pois somente ele saberá te dizer o que causou o seu sangramento.

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui