Sangramento durante o sexo: o que pode ser?

54

Um fato que pode ocorrer durante o ato sexual e não deve ser ignorado, o sangramento pode ser sinal de um problema mais grave. Entender sua causa é essencial para evitar maiores complicações.

Seja um problema frequente ou causal, inúmeras mulheres já sofreram em algum momento com um sangramento durante o sexo. Quando próximo do período menstrual é comum acontecer, porém outros fatores podem estar associados ao problema.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Causas

As doenças sexualmente transmissíveis como clamídiagonorreia podem ser transmitidas durante o ato sexual sem proteção, e frequentemente estão relacionadas aos sangramentos fora de época. Esses microrganismos podem levar a inflamação no colo do útero e torná-lo frágil, ocasionando além do sangramento também dores durante a relação. Outros problemas que podem estar relacionados:

  • Cervicite: pode trazer sangramento acompanhado de corrimento e pólipos endocervicais;
  • Câncer de útero: aproximadamente 11% das mulheres com esse tipo de câncer apresentam sangramento;
  • Endometriose: o acúmulo do endométrio em locais como o canal vaginal e o colo do útero pode levar ao problema;
  • Menopausa: a lubrificação vaginal diminui, fato que se deve a redução da produção dos níveis de estrogênio;
  • Vulvovaginites: são infecções ou inflamações que acometem a vulva ou a vagina.

O que fazer?

O uso de preservativos é o método mais eficaz para evitar as DST’s, que também podem ser responsáveis pelo sangramento. A visita periódica ao médico também é importante.

Mesmo que o sangramento anteceda o ciclo menstrual ou ocorra apenas uma vez é preciso estar atenta. Ele pode estar associado a diversos problemas, e normalmente necessita de tratamento.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

54 Comentários

    • Olá Viviane.

      É normal que haja sangramentos de escape se seu diu for hormonal, mas eles não devem ser frequentes. Apesar de haver a possibilidade de o diu ser o causador deste sangramento, o ideal é ir a um médico ginecologista. O profissional da saúde está apto a dizer qual é a causa destes sangramentos e que tipo de ação deve ser tomada quanto a eles.

  1. Eu todas as vezes que tenho relação me sangra. Se não sangra no mesmo dia, sangra no outro, só que numa pequena quantidade. Pode ser um câncer de colo de útero?

    • Olá Maraisa,

      Somente um médico é capaz de fornecer um diagnóstico preciso sobre as condições de saúde de um paciente. Este profissional irá analisar seus sintomas, juntamente como todo o seu histórico e, se necessário, solicitar exames. Recomendamos que você busque auxílio médico para esclarecer suas dúvidas.

  2. Oi minha mestruaçao ja foi embora, ja estou tomando o meu anticepcional, nao sei escrever direito
    E tive relaçao com meu namorado não aconteceu nada ontem tive relaçao e tive sangramento mas nao senti nada e fiz com preservativo é algo grave? Primeira vez que aconteceu

    • Olá Ariane,

      Você começou a tomar o anticoncepcional recentemente? Se sim, isso pode ser uma resposta natural do corpo às alterações hormonais. É comum um certo sangramento de escape durante os primeiros meses usando anticoncepcional.

      No entanto, se você está preocupada, deve procurar seu ginecologista o mais rápido possível.

  3. Olá!

    Então, eu sempre faço sexo com meu marido sem preservativo mesmo antes de nos casarmos, pois uso anticoncepcional. Recentemente, assim que me casei, me deu infecção urinária, quando melhorei, fomos fazer sexo e saiu sangue, muito sangue! Pensei que seria a menstruação, mas estava no metade da cartela de anticoncepcional e eu tomo regularmente. Será se esse sangramento é devido a infecção urinária?

  4. Tive relação com minha noiva e ele tem o problema chamado policisto.
    E toda vez que temos relações ela sangra e vem umas bolinhas de sangue escura

  5. Devido ao esquecimendo da pílula na terceira semana de uso, tive de unir duas cartelas (uma das opções que continha na bula). Mas antes mesmo de eu unir, tive sangramento durante a relação sexual. E depois que uni as cartelas também. Reparei que também tenho corrimento mais intenso, e com cheiro forte. Na bula, dizia que poderia haver sangramento após unir as cartelas (e é a primeira vez que faço isso com meu novo remédio, Tâmisa). Mas houve sangramento antes mesmo de eu unir as cartelas. Tem chancer de ser alguma DST?

    • Olá Rayssa!

      Ao sinal de qualquer sintoma suspeito, é importante procurar ajuda médica imediatamente. Recomendamos que busque o auxílio de um profissional de saúde, pois apenas ele está apto para fornecer um diagnóstico preciso de acordo com suas condições de saúde.

  6. Olá.. tive relação sexual com sangramento duas vezes. Tomo anticoncepcional direto, na primeira vez sangrou e fiquei menstruada e estava no início da cartela do anticoncecional, segunda vez sangrou só um pouco. O que pode ser? Posso ter algo?

    • Olá Julia!

      Os sangramentos podem ser causados por diversos motivos. Por isso, é importante que você consulte seu ginecologista. Somente um médico é capaz de fornecer um diagnóstico preciso sobre as condições de saúde de um paciente.

  7. No dia 5 tive relação e sangrei, não muito, depois parou e estava perto de ficar menstruada e fiquei dia 8. Tem algum problema?

    • Olá!

      Somente um médico é capaz de fornecer um diagnóstico preciso sobre as condições de saúde de um paciente. Este profissional irá analisar seus sintomas e seu histórico para identificar a causa do sangramento. Recomendamos que você busque auxílio de um ginecologista para esclarecer suas dúvidas.

  8. Olá me chamo Stephanie.

    Bom, eu estava a 5 meses sem ter relação, e quando foi dia 05/02/2018 eu tive relação sem preservativo e tive sangramento. O que pode ser? Até então, meu calendário diz que faltava 6 dias para minha menstruação vir. Tem algo a ver com a menstruação ou não?

    • Olá Stephanie!

      Somente um médico é capaz de fornecer um diagnóstico preciso sobre as condições de saúde de um paciente. Este profissional irá avaliar seus sintomas, juntamente com todo o seu histórico e, se necessário, solicitar exames. Recomendamos que você busque auxílio médico para esclarecer suas dúvidas.

  9. Eu tenho relação com meu namorado só que sempre fizemos com proteção. Só nesses dias tá doendo muito, e de vez em quando deve um pouco de sangue, só que muito pouco, mas tenho muito corrimento. O que pode ser?

    • Olá Jéssika!

      O corrimento vaginal pode ser sinal de que algo não vai bem. É importante que você consulte seu ginecologista para que ele possa identificar as causas do problema e, se necessário, indicar qual o melhor tratamento.

  10. Não mantenho relações sexuais frequentemente, por, estou a 2 meses me relacionando com um rapaz e nunca terminamos pois ocorre o sangramento. Vale ressaltar que sempre com o uso de preservativo.
    Faço exames periódicos de 8 em 8 meses e nunca da nada. Mas aconteceu há alguns anos atrás também.
    O que pode estar acontecendo ??!
    Será que pode ser por falta de lubrificação ou algo do tipo?

    • Olá Lane,

      A pele da vagina e do canal é muito fina e pode se machucar facilmente, causando sangramentos. Quando há pouca lubrificação, isso se torna uma grande possibilidade. No entanto, não podemos dizer, com certeza, que é este o caso. Mesmo fazendo os exames frequentemente, seria bom conversar com seu ginecologista sobre isso.

  11. Oi, ontem eu tive relação com meu esposo, há tempos, sinto dor no pé da barriga, e útero! Pois já fui no médico, pois ele passou o remédio, tomei eu e meu esposo! Melhorou pouca coisa após isso! Aí passei 24 dias sem fazer, (pois eu faço todos os dias mais de uma vez) aí voltei a fazer, não senti mais dor, mas ontem a noite sangrou, minha menstruação desce começo do mês! O que eu posso ter? 😢

    • Olá Raiele!

      Infelizmente não podemos fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Recomendamos que você procure seu ginecologista para que ele possa esclarecer suas dúvidas e fornecer um diagnóstico sobre suas condições de saúde.

  12. Tenho 54 anos, realizei exames papanicolau há mais de um ano. Passo mais de mês sem menstruar, quando desce passa até 15 dias em pouca quantidade, quando tenho relação sangra no momento, sangue escuro, sem vida. Estou preocupada, ajude.

    • Olá Rosany,

      Ao sinal de qualquer sintoma suspeito, é importante procurar ajuda médica. Recomendamos que busque o auxílio de um ginecologista, pois apenas este profissional está apto para fornecer um diagnóstico preciso de acordo com suas condições de saúde.

  13. Já me relacionei algumas vezes com minha namorada, mas todas durante o ato tem sangrado. Sempre acontece, na maioria das vezes ocorre um pouco antes da minha menstruação descer. Sinto ardência após isso por uns dias, mas não uma dor. O que pode ser?

  14. Tive relação com meu marido sem preservativo de madrugada ,pela manhã e pela noite ou seja três vezes no dia e quando foi a noite na hora da relação sangrou e depois tomei a pilula pós dia. O que eu tenho?

  15. Oie , tive relações com meu namorado após 2 dias da minha mestruaçao ter terminado e teve sangramento , isso é normal ?

    • Olá!

      Existem vários fatores que podem desencadear o sangramento após a relação sexual. É importante que você converse com seu ginecologista, pois somente este profissional está apto para identificar as causas, de acordo com suas condições de saúde.

  16. Minha namorada é virgem, nós tentamos transar coloquei só um pedaço… ela sentiu muita dor e paramos e ela não sangrou nem nada. Aí depois de uns 3 dias ela começou a sangrar o dia inteiro, não acho que seja do hímen, sendo que acho que sangra pouco. Será que poderia me ajudar ou é normal isso?

    • Olá Jean,

      Vários fatores podem provocar o sangramento, mas pelo fato de sua namorada estar iniciando a vida sexual, é importante que ela busque o auxílio de um ginecologista para esclarecer essa e outras dúvidas, além de obter informações para um sexo seguro.

  17. Tive relação com meu marido ontem e sangrou , e já faz um tempo que minha barriga e meu útero doi . Meu caso é sério?

    • Olá Rosana!

      Qualquer sintoma que seja recorrente deve ser investigado por um médico. O ideal é que você procure o auxílio de um ginecologista para que este profissional possa fornecer um diagnóstico sobre suas condições de saúde.

  18. Minha menstruação foi embora há 4 dias e fiz relação com meu namorado ontem e sangrou mais que o normal pq eu ja tinha feito 3 vezes antes de eu menstruar e tinha sangrado pouquinho, mas ontem foi na relação mesmo. Não sinto dor, o que deve ser ?

  19. Minha menstruação era pra vir dia 10, mas não veio. Fiz relação sexual hoje, aí sangrou um pouco. O que fazer?

    • Olá!

      O sangramento pode ser resultado de vários fatores e somente um ginecologista é capaz de identificar a causa. Lembre-se que, se houver suspeita de gravidez, também é importante buscar ajuda médica imediatamente.

  20. Ontem tive relação e sangrou, mas não doeu e nem foi muito e minha menstruação foi embora tem 7 dias e tbm fazia um tempo que não tinha relação. Pode ser algum problema grave?

    • Olá Caroline,

      Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  21. Tive relação sexual ontem sangrou mas não doeu Já tem um tempo que estou tentando engravidar e não consigo Será que eu tenho algum problema grave

  22. Me relacionei com o meu namorado dia 2 de janeiro e sangro e minha menstruação tinha ido embora já tinha um dia e quando foi ontem me relacionei de novo e sangrei estou com algum problema será?

    • Olá Rosilda,

      Se o sangramento está acontecendo longe da época da menstruação, as chances de haver um problema são mais altas. Seria bom se você procurasse um ginecologista para falar sobre isso, pois somente ele será capaz de diagnosticar sua condição.

  23. Fiz esterectomia parcial, pois ficou apenas o colo do útero e tive 2 vezes sangramento durante a relação sexual!

    • Olá Rayssa,

      O sangramento durante a relação sexual pode estar relacionado a problemas mais graves, mas às vezes é algo completamente natural, como menstruação. Caso você esteja próxima a data da menstruação, pode ser esse o motivo do sangramento. Um outro possível motivo é alguma ferida que você pode ter sofrido, visto que a pele do canal vaginal é extremamente frágil. No entanto, o ideal é que você procure um ginecologista, pois somente ele saberá te dizer o que causou o seu sangramento.

Deixe suas opiniões e comentários, nos preocupamos com ela:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.