Doenças de pele são muito comuns entre as pessoas e, na maioria das vezes, os médicos diagnosticam elas apenas com um olhar. Algumas dessas doenças possuem características parecidas, como é o caso da psoríase, dermatite e do eczema. A semelhança pode ser tão grande que acaba atrapalhando o diagnóstico do problema, portanto, nesses casos, é necessária a realização de uma biópsia.
Confira abaixo as principais características de cada uma das doenças e aprenda a diferenciá-las.
O eczema é um processo crônico ou agudo de inflamação da pele e se apresenta em forma de manchas avermelhadas com pequenas bolhas. Apesar de prevalecer em algumas partes do corpo, como nas mãos e no rosto, a doença também pode se apresentar no corpo todo.
Pode-se distinguir a doença em dois tipos: o eczema de contato e o eczema atópico. A irritação do primeiro tipo é causado por agentes irritantes, como sabonetes, joias e cosmésticos. Já o segundo tipo é desenvolvido no início da infância e é mais comum aparecer em quem já possui um histórico da doença na família.
As causas da doença não são totalmente esclarecidas, mas sabe-se que o fator genético influencia no tipo atópico e substâncias irritantes influenciam no tipo de contato. A ajuda médica é fundamental para descobrir qual é a causa do eczema e, assim, poder ajudar no tratamento. Para aliviar os sintomas, o médico pode indicar pomadas hidratantes, anti-histamínicos e corticóides tópicos.
Assim como o eczema, a dermatite é uma reação alérgica da pele que gera vermelhidão, coceira, bolhas e pode atingir qualquer parte do corpo. Ela pode surgir em qualquer idade, por diversos motivos, sejam eles genéticos, emocionais, como o estresse, ou desencadeados por agentes externos (ex: clima frio e a oleosidade da pele).
Existem diferentes tipos de dermatite e eles podem ser confundidos se não forem diagnosticados corretamente. Atualmente, são 9 tipos de dermatite: contato, seborreica, atópica, herpetiforme, ocre, esfoliativa, assadura, perioral e numular.
Os tratamentos para a doença variam de acordo com o seu tipo e intensidade, mas independente do tipo da dermatite que você tenha, o importante é não se automedicar e procurar a ajuda de seu dermatologista.
Psoríase é uma doença de pele crônica, não contagiosa e de causas ainda desconhecidas. A dermatose é caracterizada por vermelhidão e descamação da pele e é mais comum aparecer antes dos 30 anos ou após os 50. Atualmente, 1% a 3% da população mundial possui psoríase.
A maioria das pessoas imagina que psoríase só existe de um jeito, porém a doença se apresenta em 7 tipos: em placa, couro cabeludo, gutata, pustulosa, inversa, eritrodérmica e artrite psoriásica.
Acredita-se que a genética tem grande influência em, pelo menos, 30% dos casos de quem possui psoríase e que o seu tratamento é de extrema importância para se ter uma boa qualidade de vida.
Atenção!
NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.
Se você apresenta algum sintoma dos descritos acima, ou conhece alguém que apresente, procure um dermatologista. E se você ainda possui alguma dúvida sobre a doença, pergunte aqui pra gente. Ficaremos felizes em poder ajudar você!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.