Os sintomas entre a sinusite e rinite são bastante semelhantes e, por isso, muitas vezes as condições são confundidas. Mas, basicamente a rinite é a inflamação das mucosas do nariz, enquanto a sinusite é a inflamação das mucosas dos seios paranasais.

Quem tem rinite pode desenvolver sinusite, apesar de não ser uma condição tão frequente. Ao contrário, a grande parte dos pacientes com sinusite apresenta quadros de rinite também.

A condição é tão recorrente, que os médicos e especialistas adotaram o termo rinossinusite para definir a sinusite.

Apesar se manifestarem sintomas relativamente semelhantes, há uma boa diferença entre as duas: a rinite é causada por infecção viral ou resposta alérgica, e ataca somente a região do nariz (as mucosas nasais). Os sintomas principais são a coriza, coceira no nariz, espirros e nariz entupido.

Enquanto a sinusite pode ser por vírus, bactérias e fungos, além de agentes alergênicos e outros fatores (anatômicos, por exemplo), e acomete os seios paranasais, comprometendo a excreção das secreções.

Leia também: Qual a diferença entre uma gripe e um resfriado?


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *