Minuto Saudável
10/11/2018 16:00

Remédios caseiros para reduzir os sintomas da sinusite

Se você já foi ao médico e está realizando o tratamento indicado, há ainda algumas medidas caseiras que podem facilitar e melhorar a recuperação da sinusite.

Tratam-se de medidas simples que você pode fazer em casa e vão reduzir os sintomas, trazendo mais bem-estar durante os dias de tratamento. Lembre-se que as opções devem ser complementares às indicações do médico. Entre elas:

Expectorante com eucalipto

O eucalipto auxilia na expectoração e pode ser uma boa opção para facilitar a limpeza dos seios paranasais. Para isso, basta misturar água, sal e um pouco de eucalipto, levar ao fogo até ferver e inalar o vapor da mistura.

Chá de camomila

Os chás fazem parte da rotina de cuidados de gripes e resfriados, sobretudo o de camomila, pois possui propriedades anti-inflamatórias e analgésica.

Por isso, a bebida pode ser aliada ao tratamento da sinusite, reduzindo a congestão, a irritação da garganta, facilitando a expectoração e a limpeza das mucosas nasais.

Inalação

A inalação pode ser feita inclusive no banho, com o vapor que sai da água quente do chuveiro. Mas além disso, o paciente pode intensificar as inalações, realizando mais vezes ao dia.

Um opção é adicionar produtos com propriedades anti-inflamatórias à água, como cebola ou óleo de orégano. Basta adicionar uma pequena quantidade dos alimentos à água e, ao ferver, fazer a inalação.

Compressas quentes

As compressas mornas ou quentes na região do nariz, testa e olhos podem amenizar as dores e facilitar a eliminação das secreções. Em geral, basta aquecer a água (cuidando com a temperatura), umedecer um algodão ou toalha, e aplicar a compressa na região facial.

Sucos naturais

Além dos chás, os sucos fortificados são opções para incrementar a alimentação e reforçar o sistema imune. Vale lembrar que as receitas devem priorizar alimentos naturais e ricos em nutrientes, como açafrão, cenoura, couve, limão, laranja e beterraba, por exemplo.

Basta escolher os alimentos, higienizá-los corretamente e bater no liquidificador com água. Por exemplo:

  • 150mL de água;
  • Suco de 2 laranjas;
  • 1 Cenoura ralada;
  • 1 folha de couve ou açafrão;
  • Mel, se for preciso adoçar.

Leia também: Remédios caseiros para dor de dente: como reduzir o incômodo?

22/04/2019 09:57

Minuto Saudável

Somos um time de especialistas em conteúdo digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*