Com o avanço das tecnologias, muitos medicamentos têm sido desenvolvidos para o tratamento de diversos problemas de saúde.
Entre esses medicamentos está o Remicade, medicação utilizada no tratamento de doenças inflamatórias.
Saiba mais sobre a medicação:
Remicade é um dos nomes comerciais do princípio ativo Infliximabe — anticorpo produzido em laboratório.
É um medicamento de alto custo, aplicado via intravenosa, utilizado para tratar pacientes com doenças inflamatórias nas articulações e tecidos, como a artrite psoriásica e espondilite anquilosante.
O infliximabe se liga a uma proteína do corpo chamada Fator de Necrose Tumoral alfa, relacionada às doenças, com o objetivo de bloquear sua ação e reduzir a atividade inflamatória.
O Remicade serve para o tratamento de:
A artrite psoriática é uma inflamação na pele e articulações, enquanto a artrite reumatoide é inflamação nas articulações. Em ambos os casos, o(a) paciente receberá, primeiro, o tratamento com outros medicamentos. Caso não haja efeito, será administrado o Remicade.
Nesse caso, ela atuará reduzindo os sintomas da doença, retardando a progressão das lesões nas articulações e melhorando a função física.
A doença de Crohn é uma inflamação no revestimento do trato digestivo. O Remicade atua na redução dos sintomas, indução da cicatrização do tecido intestinal e redução do número de fístulas (abertura anormal da pele através do intestino).
A condição é uma inflamação na coluna vertebral e articulações grandes. Assim como nos quadros de artrite psoriática, o(a) paciente receberá, primeiro, o tratamento com outros medicamentos. Caso não haja efeito, será administrado o Remicade visando reduzir os sintomas e controlar o quadro.
Em pacientes que sofrem com a inflamação da pele, o Remicade auxiliará a reduzir os sintomas da doença e a melhorar a qualidade de vida do(a) paciente.
Para o tratamento de Colite ou Retocolite Ulcerativa, o Remicade irá reduzir os sintomas da doença, induzir e manter a cicatrização da mucosa, reduzir a necessidade de remoção do intestino grosso e diminuir ou até mesmo eliminar o uso de corticosteroides — anti-inflamatórios.
O Remicade é considerado o medicamento referência do princípio ativo Infliximabe.
Apesar disso, existem medicamentos similares — mesma substância, mas produzidos por outros laboratórios — que, em geral, têm um custo mais baixo e a mesma eficácia.
Algumas marcas que produzem medicamentos com o Infliximabe são:
O Remicade não tem genérico ou similares, por ser um medicamento biológico.
Ele foi o primeiro remédio produzido com a substância Infliximabe, porém, atualmente, existem outros laboratórios que utilizam o mesmo princípio ativo. Entre eles:
A Celltrion Healthcare é uma indústria biofarmacêutica que fornece o Infliximabe com o nome de Remsima.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição de ciência e tecnologia em saúde. Na instituição, é produzido o Bio-Manguinhos Infliximabe.
As doses deverão ser administradas na veia por um(a) profissional qualificado(a), por um período de aproximadamente 2 horas em cada aplicação (pode variar de acordo com indicação médica).
Durante o preparo, o medicamento será diluído (cada frasco contém 100mg) em 10mL de água para injetáveis.
Essa solução será misturada com soro fisiológico e aplicada no(a) paciente na quantidade designada pelo(a) profissional.
A frequência de aplicação pode variar, sendo feita a cada 2, 6 ou 8 semanas, dependendo da doença.
O frasco do medicamento e os materiais de injeção são de uso descartável, não podendo ser reutilizados.
Assim como outros remédios, o Remicade pode causar efeitos colaterais em alguns casos.
Apesar disso, é importante ressaltar que cada organismo reage de uma forma diferente ao uso da medicação. Dessa forma, não necessariamente todos(as) os(as) pacientes terão os efeitos listados.
Os principais sintomas adversos que o remédio pode causar são:
A reativação do vírus da Hepatite B também pode ser um efeito em portadores desse vírus. Por isso, é importante informar o médico(a) caso o indivíduo tenha ou já tenha tido Hepatite B.
Não. Não há comprovação de que fazer o uso do Remicade provoque diretamente o aumento de peso.
Não. Não há comprovação de que o uso do medicamento cause a queda de cabelo.
O Remicade é um medicamento de alto custo. Seu valor pode variar entre R$ 3000 e R$ 5000.
Ele pode ser encontrado em farmácias físicas com prescrição médica de receita branca, em que não há a necessidade de retenção.
Pessoas que necessitam do remédio podem entrar com a solicitação para a obtenção custeada pela Justiça. Nesses casos, é necessário dar entrada no processo e apresentar um cotação.
Para fazer isso de modo simples e fácil, o Consulta Remédios oferece um canal de assistência para orçamentos de medicamentos de alto custo. Basta acessar o link e preencher o formulário!
Não. O Remicade não é ofertado pelo sus.
O princípio ativo Infliximabe era distribuído pelo Sistema Único de Saúde até o ano de 2018.
Em 2019, o Ministério da Saúde interrompeu o fornecimento do medicamento.
Doenças inflamatórias são mais comuns do que se imagina.
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, no Brasil, ocorrem cerca de 150 mil casos por ano relacionados à Artrite reumatoide, Colite ulcerativa e Doença de Crohn.
Para essas doenças, existem remédios como o Remicade. O Minuto Saudável traz outras informações sobre medicamentos e doenças. Confira!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.