Praticamente todo mundo que tem um pet em casa já passou pelo sufoco de ver seu bichinho sofrer com pulgas e teve logo que buscar orientação e recorrer aos remédios para pulga.
As pulgas são parasitas externos que picam o animal diversas vezes ao dia, causando coceira e podendo levar a alergias, feridas e queda de pelos. 95% delas se desenvolvem no ambiente onde o pet vive e não no corpo dele.
Isso quer dizer que, se o seu animalzinho está com uma infestação de pulgas, certamente o ambiente em que ele costuma ficar tem 95% mais pulgas do que no corpo dele.
O ciclo de vida da pulga possui 4 fases: ovo, larva, pupa e adulta. A fase que conseguimos ver é somente a adulta. Devido a essa variação no ciclo de vida, a pulga consegue adaptar-se facilmente em qualquer ambiente.
Além disso, elas se reproduzem muito rapidamente. Uma fêmea adulta produz cerca de 40 ovos por dia. E chegam a colocar aproximadamente 800 ovos durante sua vida.
Quando há pulgas no pet é bom lembrar que elas também estarão no chão, nas camas, no sofá e em todos os outros lugares que o animalzinho costuma ficar.
Por isso, se você encontrar pulgas ou pontinhos pretos (fezes da pulga adulta) na pele e pelos do animal, procure orientação veterinária para iniciar um tratamento o quanto antes com um remédio para pulga.
As pulgas não causam só coceira e desconforto no pet. Elas também podem transmitir diversas doenças e causar lesões. Confira a seguir alguns outros problemas decorrentes da infestação por pulgas:
Como vimos, a infestação por pulga precisa ser tratada, pois pode desencadear diversos problemas para a saúde do pet, além de algumas delas também afetarem o ser humano.
Por isso, o melhor aliado nessa hora são os remédios para pulgas. Segundo especialistas, os remédios são o método mais seguros e eficaz de acabar com pulgas, chegando a matar até 99% delas em 4 horas de ação da medicação.
Os antipulgas atuam de duas formas: tópica, quando age de forma externa, e sistêmica, quando a substância é absorvida pelo organismo do animal e age internamente.
Na forma tópica, a substância é espalhada sobre a pele e pelagem do animal, afetando as pulgas quando se movimentam no corpo do bichinho.
Já na forma sistêmica, o remédio, seja aplicado na pele do animal ou ingerido, é absorvido pelo organismo e chega à corrente sanguínea. Quando a pulga se alimenta do sangue, ela entra em contato com a medicação e morre.
Assim como existem duas formas de aplicação dos remédios para pulgas, eles também estão disponíveis em diversas apresentações, indicadas por veterinários(as) de acordo com a necessidade do animal e melhor facilidade na hora da aplicação.
Confira a seguir quais os tipos de remédios para pulgas disponíveis no mercado:
É um método bastante conhecido e muito utilizado para eliminar as pulgas por pessoas que têm dificuldade em dar comprimido aos pets.
Ela pode agir das duas maneiras: tópica (externa) ou sistêmica (interna), dependendo da proposta do fabricante.
A forma de utilização é simples: o líquido da pipeta deve ser colocado na nuca do cachorro, de forma que ele não consiga lamber. Deve-se aguardar para dar banho novamente no animal, para não retirar a medicação da pele.
O comprimido é um dos mais utilizados e atua de maneira sistêmica, ou seja, ele mata as pulgas ao sugarem o sangue do cachorro com a medicação.
Por agir de dentro para fora, a ação do medicamento não é afetada com o banho, diferente da pipeta.
Atualmente, o mercado conta com comprimidos mastigáveis e com sabores diferentes como carne. Isso facilita na hora de dar o remédio ao seu bichinho, pois ele pode aceitar o comprimido naturalmente como se fosse um petisco.
Elas agem espalhando o remédio contido nela sobre a pele do bichinho e é absorvido pelo organismo dele, atingindo de maneira sistêmica as pulgas.
Na hora de escolher a coleira, deve-se levar em conta o tamanho do animal para que ela tenha a quantidade certa da medicação, para não intoxicar seu pet.
Além disso, é importante observar validade do produto, pois elas devem ser trocadas de acordo com as orientações de cada fabricante para manter a sua eficácia.
Embora não atuem de forma preventiva como os remédios para pulgas, os shampoos também são um método eficiente de livrar-se dos parasitas. Alguns produtos conseguem matar as pulgas de imediato durante o banho.
Deve-se ter cuidado ao manusear o produto, para que não entre em contato com as mucosas do animal (boca, língua, focinho) ou seja ingerido.
É importante lembrar que as pulgas também podem estar no ambiente que o animal circula, portanto, é necessário higienizar camas, roupas e sofás para evitar que seu pet seja infestado novamente.
Podem ser aplicados no corpo do bichinho após o banho, nos locais com maior concentração de pulga, como nuca e barriga, assim como no ambiente que o bichinho mais fica, como canil, caminha, casinha etc.
Ele age de forma externa, atuando como uma forma de prevenção e combate às pulgas.
Para aqueles que conseguem administrar os comprimidos para os pets, o mercado conta com produtos bastante eficazes no combate às pulgas e carrapatos.
Conheça a seguir algumas opções:
O Nexgard é um tablete mastigável indicado para tratamento e prevenção de infestações por pulgas e carrapatos. Pode ser utilizado em cães a partir de 8 semanas e com no mínimo 2kg.
Assim como a maioria dos antipulgas, ele deve ser administrado com 6 meses de intervalo, conforme a orientação do fabricante e dos(as) veterinários(as). O medicamento é indicado de acordo com o peso do bichinho.
Informações sobre o Nexgard:
O Bravecto é um comprimido mastigável que protege o pet contra a infestação por pulgas e carrapatos por até 12 semanas.
Ele age de dentro para fora e pode ser administrado até para fêmeas prenhas e em fase de amamentação dos filhotes. O medicamento é indicado de acordo com o peso do bichinho.
Informações sobre o Bravecto:
O Frontline Plus para cães é um antipulgas em formato de pipeta, indicado para o controle de infestações de pulgas, carrapatos e piolhos e protege o pet por até 3 meses. O medicamento é indicado de acordo com o peso do bichinho.
Ele também controla as reinfestações de pulgas e carrapatos por até 5 semanas, além de evitar o desenvolvimento de ovos, larvas e pupas de pulgas durante 6 semanas.
Confira a forma de ação do Bravecto:
Assim como os cães, os gatos também sofrem com as pulgas, apesar de ser menos comum. Os parasitas podem causar os mesmos problemas e doenças nas duas espécies.
Por isso, é importante redobrar a atenção com o seu gato e ficar de olho para identificar qualquer sinal de pulga. Caso isso aconteça, os remédios são eficazes para combatê-las.
Confira a seguir algumas opções:
O Comfortis é um comprimido mastigável, sabor carne, indicado para prevenir e tratar infestações de pulgas por até 30 dias. Ele oferece alívio imediato para o pet.
Ele pode ser administrado para gatos adultos e filhotes, a partir de 14 semanas de vida e com no mínimo 1,4kg. O medicamento é indicado de acordo com o peso do bichinho.
Confira informações da ação do Comfortis:
O Frontline Plus para gatos age diretamente contra as pulgas, carrapatos e piolhos, além de evitar o desenvolvimento de ovos, larvas e pupas das pulgas adultas.
Ele também é eficaz no tratamento da dermatite alérgica que pode afetar o pet em decorrência das mordidas das pulgas. Nos casos de animais alérgicos, é recomendado que a aplicação seja feita mensalmente.
O medicamento pode ser usado em gatos gestantes ou em fase de lactação e é indicado de acordo com o peso do pet.
Veja informações do Frontline Plus:
Depende. O filhote não pode tomar qualquer remédio para pulgas, mas pode tomar os específicos para o peso e a idade dele. É importante atentar-se para as recomendações do fabricante e seguir as orientações de um(a) especialista.
Grande parte das marcas possuem medicamentos indicados para os filhotes ou cães pequenos que agem eliminando as pulgas. Outra opção são as coleiras anti-pulgas, que são mais seguras para os filhotes.
É importante também, remover as pulgas do ambiente em que o bichinho circula para que não haja novas infestações.
Sim, as pulgas também podem picar humanos. Elas são insetos hematófagos, ou seja, alimentam-se de sangue dos mamíferos.
Além disso, podem transmitir doenças ao ser humano, assim como nos animais, tais como a dermatite alérgica, bicho-de-pé, tifo endêmico, peste bubônica, infecções bacterianas etc.
As mordidas de pulga nos humanos costumam ocorrer com mais frequência nas pernas e tornozelos e provocam bastante coceira, podendo levar a lesões cutâneas.
O principal sinal da infestação dos parasitas são pequenas manchas de sangue que ficam nas roupas e lençóis.
Para tratar as lesões, é indicado higienizar bem a região com água e sabonete antisséptico. Em seguida, pode-se utilizar pomadas ou comprimidos antialérgicos.
Em casos de pessoas alérgicas, o problema pode agravar-se, chegando a causar febre, anemia e infecção nas lesões. Portanto, essas pessoas devem buscar orientação médica assim que perceberem uma infestação de pulgas.
Se você identificou pulgas no seu pet, isso indica que certamente há pulgas na sua casa. Isso porque elas conseguem adaptar-se a diversos locais e gostam de ambientes quentes como cama, sofá, tapete, frestas de madeiras, gavetas, armários etc.
É importante combater a infestação de pulgas em casa pois elas também podem picar o ser humano. Além de causarem coceira e possíveis alergias, podem transmitir doenças.
O primeiro passo é atentar-se à limpeza da casa:
Um método eficaz é fazer um preparado com limão, vinagre e água e pulverizar na casa após a limpeza. A mistura é capaz de matar ovos e larvas de pulga, evitando que a infestação aumente.
Outra opção é utilizar inseticidas específicos para pulgas após a limpeza do ambiente. Isso faz com que qualquer ovo que possa ter restado seja eliminado.
Vale lembrar que de nada adianta livrar-se das pulgas no ambiente se o seu bichinho ainda estiver com pulgas.
Como elas se reproduzem rapidamente, o ideal é tratar o pet com remédios antipulgas e fazer a limpeza da casa de forma contínua, repetindo o passo a passo para certificar-se de que elas foram totalmente eliminadas.
Os amantes de pets sabem o quanto é ruim ver o seu bichinho coçando-se sem parar, ainda mais sabendo que as pulgas podem causar diversas doenças.
Por isso, é importante verificar sempre o seu pet para notar qualquer indício de infestação por pulgas, além de manter os cuidados de higiene com ele e com o ambiente.
Se você gosta de saber mais sobre pets, continue acompanhando o Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.