Atualmente, as tatuagens são muito mais populares do que alguns anos atrás, tanto pelo acesso mais fácil, quanto por uma evolução social que foi normalizando a arte na pele. No entanto, não é só escolher um bom profissional e o desenho. Pomadas, cremes, alimentação, são vários os cuidados necessários para que a pele possa cicatrizar e o resultado seja bom.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para quando você sair do estúdio! 

Índice – Neste artigo, você vai encontrar:

  1. Quais os cuidados necessários depois de fazer a tatuagem?
  2. O que levar em conta na hora de escolher pomadas ou cremes para a tatuagem? 
  3. Melhores pomadas para cicatrizar a tatuagem

Quais os cuidados necessários depois de fazer a tatuagem?

Mesmo que você tenha escolhido um bom profissional e planejado a tatuagem por muito tempo, o que você faz quando sai do estúdio vai determinar o resultado final na sua pele.

Isso porque a tatuagem é uma forma de se lesionar a pele, com uma agulha usada para colorir (mesmo que a tattoo seja preta), e a cicatrização desse “machucado” é muito importante. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para não desbotar a pigmentação ou formar queloides

De maneira geral, ainda no estúdio, o (a) tatuador (a) vai te orientar sobre o uso do plástico e demais cuidados após a sua tatuagem, levando em consideração o lugar, tamanho, seu tipo de pele, tinta utilizada, etc. 

Mas se você já quer ter em mente o que precisa, já anota a lista a seguir:

  • Não ingerir bebidas alcoólicas (o que já deve começar na semana anterior à tatuagem e ir até a cicatrização final), pois elas afetam a circulação sanguínea e podem aumentar o sangramento local e dificultar a cicatrização;
  • Usar o plástico conforme orientação do (a) tatuador (a) por horas ou dias, fazendo a troca periódica;
  • Higienizar corretamente;
  • Hidratar a pele e passar pomadas e cremes cicatrizantes;
  • Não coçar ou retirar a “casquinha” que se formar no local da tatuagem; 
  • Evitar o consumo de alimentos gordurosos e indicados pelo (a) tatuador (a);
  • Evitar a exposição ao sol.

Você pode ler o conteúdo completo sobre esse assunto aqui: Cuidados com a tatuagem: saiba o que fazer antes e depois | MS (minutosaudavel.com.br)


O que levar em conta na hora de escolher pomadas ou cremes para a tatuagem? 

Em primeiro lugar, é preciso entender que a cicatrização é um processo que envolve fatores internos e externos. Por isso, as pomadas são tão importantes quanto os outros cuidados com alimentação, proteção e higienização.

Sendo assim, é importante não passar nada muito “forte” para não aumentar a irritação na pele, que já está mais sensível. Portanto, dê preferência a produtos com substâncias naturais com propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias e emolientes (que suavizam e hidratam a derme). Assim como:

  • Lanolina;
  • Dexpantenol;
  • Óleos naturais como o de girassol ou de amêndoas.

Leia mais em: O que não pode comer depois de fazer tatuagem? | MS (minutosaudavel.com.br)

Melhores pomadas para cicatrizar a tatuagem

Para todos os bolsos e tipos de pele, as melhores pomadas e cremes para ajudar na cicatrização da tatuagem são:

  • Nebacetin: uma das pomadas mais utilizadas em diversos machucados, atua prevenindo e tratando infecções na pele, o que pode ajudar na cicatrização. Além disso, tem um preço mais baixo em relação às demais;
  • Reilly Tattoo: é uma pomada natural cicatrizante que restaura a pele e é voltada especificamente para tatuagens;
  • Hidratante Reparador Cicaplast Baume B5: tem função calmante, hidratante e também ajuda na cicatrização da tatuagem;
  • Bepantol Derma: suaviza o ressecamento, restaura e hidrata a pele;
  • Bepantriz tattoo: auxilia a pele a se restaurar, sendo uma linha específica para hidratar a pele com tatuagem ou micropigmentação;
  • Creme Reparador Calmante Bioderma Cicabio: como o próprio nome sugere, atua como calmante e restaurador da pele, especialmente a ressecada;

Além disso, um item maravilhoso para hidratar a pele, que ajuda, inclusive, no alívio da coceira, é o óleo de coco. Tanto ele, quanto os cremes hidratantes podem ajudar. Principalmente durante o inverno, quando a pele já tem uma tendência natural de ressecamento.

Mas cabe sempre conversar com o (a) tatuador (a) sobre qual o melhor produto, quantidade e frequência a se passar no seu caso específico. Somente ele (a) poderá orientar de acordo com o produto utilizado, a região e tamanho da tatuagem.

Procure um (a) dermatologista

Da mesma forma, o acompanhamento com um (a) dermatologista é indicado, especialmente se você possui alguma condição na pele ou estiver tendo algum problema com a cicatrização.

Nesses casos, um (a) médico (a) poderá inclusive receitar pomadas com compostos químicos específicos para tratar a lesão ou inflamação, além de auxiliar como cicatrizante.


Provavelmente, o processo de cicatrização total da tatuagem vai levar cerca de um mês (pode variar por diversos fatores). Nesse meio tempo, é importante seguir todas as recomendações para que o resultado final fique o mais próximo possível do que foi desejado inicialmente.

Além disso, siga acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável para ficar bem informado (a) com conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.

Fontes consultadas:

Tatuagens — Dermatologista Michelle Lise;


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.