Queimaduras são lesões causadas, em geral, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos.

Elas podem atingir desde a camada superficial da pele (epiderme) até as mais profundas como a derme, músculos, tendões e até ossos.

As queimaduras são classificadas de acordo com o tipo do agente causador, a profundidade que atingem e também o tamanho. Confira a seguir quais os tipos de queimaduras:

  • Queimaduras térmicas: causadas por fontes de calor como fogo, líquidos quentes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol;
  • Queimaduras químicas: causadas por substâncias químicas em contato com a pele ou através das roupas;
  • Queimaduras por eletricidade: causadas por descargas elétricas.

Elas também são classificadas de acordo com o tamanho e a profundidade da lesão. Confira a seguir como se dá essa classificação:

  • 1º grau: a queimadura atinge as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas;
  • 2º grau: atinge as camadas mais profundas da pele. Apresentam bolhas, vermelhidão, manchas na pele, dor, inchaço, descamamento da pele e possível estado de choque. Em casos graves, podem atingir toda a derme, podendo chegar até as terminações nervosas da pele;
  • 3º grau: atinge todas as camadas da pele podendo chegar até os ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele fica com aparência esbranquiçada ou carbonizada (marrom escuro);
  • 4º grau: a queimadura pode afetar ossos, tecidos nervosos e chegar aos órgãos internos. Não apresenta dor.

O que fazer em casos de queimadura?

Segundo o Ministério da Saúde (MS), alguns cuidados de emergência devem ser tomados de imediato em casos de queimaduras. Confira a seguir:

  • Interrompa o processo de queimadura (se for de sol por exemplo, vá para a sombra imediatamente);
  • Remova roupas, acessórios, piercings e tudo aquilo que possa estar em contato com a área afetada;
  • Coloque a parte queimada debaixo da água corrente em temperatura ambiente, por alguns minutos a fim de resfriar o local;
  • Cubra as lesões com um tecido limpo para evitar sujeira e contaminação;
  • Não toque a queimadura com as mãos;
  • Não fure bolhas;
  • Não tente descolar tecidos grudados na pele queimada;
  • Não retire corpos estranhos do local queimado;
  • Não coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura que não for indicado por um(a) médico(a).

É importante lembrar que o tratamento das queimaduras pode variar de acordo com o grau e tipo de lesão. Antes de utilizar qualquer produto ou pomada sobre a queimadura é importante buscar orientação médica.

Ainda que algumas pomadas possam ser compradas sem receita médica, não é recomendado fazer isso por conta própria. Somente um(a) especialista saberá verificar o grau da queimadura e indicar qual o melhor produto para o tratamento.

Pomada para queimadura de sol

Em casos de queimadura solar, a recomendação é não voltar a se expor ao sol, tomar um banho com água gelada para aliviar a sensação de calor e secar suavemente com uma toalha sem esfregar.


Em seguida, nos casos de queimadura superficial da pele, pode ser aplicado uma pomada para tratar as queimaduras, tais como:

  • Bepantol Derma creme: ela ajuda a evitar a descamação e promove a renovação natural da pele;
  • Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica: a pomada é composta por dois antibióticos que ajudam a prevenir as infecções bacterianas e auxilia na regeneração da pele; 
  • Nebacetin: é composta por dois antibióticos (neomicina e bacitracina zíncica), que juntos inibem o crescimento de bactérias, e ajuda a regenerar a pele;
  • Dexpantenol: ela protege e nutre a pele, contribuindo para sua regeneração e agilizando a cicatrização.

Pomada para queimadura na boca

Em casos de queimadura bucal, o indicado é utilizar um produto para diminuir o desconforto na região, de preferência as que possuem benzocaína na composição, que atua como anestésico local.

Confira algumas opções:

  • Omcilon-A Orabase: ela possui ação anti-inflamatória e atua como uma cobertura protetora que pode servir para reduzir temporariamente a dor, irritação e coceira da mucosa bucal;
  • Pomada Imescard: contém benzocaína em sua composição, que atua como anestésico da mucosa oral, aliviando a dor. Possui também ação antibiótica e anti-inflamatória.

Pomada para queimadura de 2º grau com bolha

As bolhas se formam em queimaduras de 2º grau, nas quais a derme (segunda camada da pele) é afetada. O tecido se separa da epiderme, acumulando-se líquido entre elas e formando as bolhas.

Nos casos de a bolha estourar, não deve ser utilizado nenhum tipo de produto na pele. Nesses casos, a área deve ser coberta com gaze ou pano limpo para evitar contaminações e a pessoa deve procurar atendimento médico.

Nos casos de queimaduras com bolhas intactas uma opção para auxiliar na cicatrização é:

  • Sulfadiazina de Prata: trata feridas com grande potencial de infecção, como queimaduras com bolhas. A pomada atua como um agente cicatrizante e antimicrobiano (mata ou inibe o desenvolvimento de microrganismos como bactérias e fungos).. 

Pomada para queimadura de óleo quente

As queimaduras causadas por óleo ou outros líquidos quentes em geral são classificadas como queimaduras de 2º grau, pois ocorre a formação de bolhas.

Nesses casos, a pomada mais indicada é a Sulfadiazina de Prata, que ajuda a cicatrizar e manter a área afetada livre de bactérias.


Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil por ano e a maior parte dos casos acontecem na residência das vítimas. 

As queimaduras podem ter causas aparentemente simples como espirrar óleo quente ou queimar-se no fogão, ferro de passar roupas etc. Entretanto, as lesões podem ser graves e merecem atenção. 

O mais indicado é sempre buscar orientação médica antes de utilizar qualquer medicamento na área lesionada. 

Se você gosta de conteúdos sobre saúde, não deixe de acompanhar o Minuto Saudável!

Fontes Consultadas


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *