Queimaduras são lesões causadas, em geral, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos.
Elas podem atingir desde a camada superficial da pele (epiderme) até as mais profundas como a derme, músculos, tendões e até ossos.
As queimaduras são classificadas de acordo com o tipo do agente causador, a profundidade que atingem e também o tamanho. Confira a seguir quais os tipos de queimaduras:
Elas também são classificadas de acordo com o tamanho e a profundidade da lesão. Confira a seguir como se dá essa classificação:
Segundo o Ministério da Saúde (MS), alguns cuidados de emergência devem ser tomados de imediato em casos de queimaduras. Confira a seguir:
É importante lembrar que o tratamento das queimaduras pode variar de acordo com o grau e tipo de lesão. Antes de utilizar qualquer produto ou pomada sobre a queimadura é importante buscar orientação médica.
Ainda que algumas pomadas possam ser compradas sem receita médica, não é recomendado fazer isso por conta própria. Somente um(a) especialista saberá verificar o grau da queimadura e indicar qual o melhor produto para o tratamento.
Em casos de queimadura solar, a recomendação é não voltar a se expor ao sol, tomar um banho com água gelada para aliviar a sensação de calor e secar suavemente com uma toalha sem esfregar.
Em seguida, nos casos de queimadura superficial da pele, pode ser aplicado uma pomada para tratar as queimaduras, tais como:
Em casos de queimadura bucal, o indicado é utilizar um produto para diminuir o desconforto na região, de preferência as que possuem benzocaína na composição, que atua como anestésico local.
Confira algumas opções:
As bolhas se formam em queimaduras de 2º grau, nas quais a derme (segunda camada da pele) é afetada. O tecido se separa da epiderme, acumulando-se líquido entre elas e formando as bolhas.
Nos casos de a bolha estourar, não deve ser utilizado nenhum tipo de produto na pele. Nesses casos, a área deve ser coberta com gaze ou pano limpo para evitar contaminações e a pessoa deve procurar atendimento médico.
Nos casos de queimaduras com bolhas intactas uma opção para auxiliar na cicatrização é:
As queimaduras causadas por óleo ou outros líquidos quentes em geral são classificadas como queimaduras de 2º grau, pois ocorre a formação de bolhas.
Nesses casos, a pomada mais indicada é a Sulfadiazina de Prata, que ajuda a cicatrizar e manter a área afetada livre de bactérias.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil por ano e a maior parte dos casos acontecem na residência das vítimas.
As queimaduras podem ter causas aparentemente simples como espirrar óleo quente ou queimar-se no fogão, ferro de passar roupas etc. Entretanto, as lesões podem ser graves e merecem atenção.
O mais indicado é sempre buscar orientação médica antes de utilizar qualquer medicamento na área lesionada.
Se você gosta de conteúdos sobre saúde, não deixe de acompanhar o Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.