Podologista e pedicure? Essa dúvida é muito presente na hora de procurar serviços relacionados aos cuidados dos pés. Para algumas  pessoas, os dois termos são sinônimos e se referem ao mesmo profissional, porém isso não é a realidade. 

A atuação de um(a) pedicure é focada em fornecer assistência estética, realizando a limpeza, corte, lixamento e esmaltação das unhas assim como a remoção das cutículas. 

Porém, um(a) podólogo preocupa-se em prevenir alterações que contribuem para a deformação da região e interferem nas atividades cotidianas, já que os pés e tornozelos são fundamentais para a locomoção. 

Está curioso(a) sobre quais outras vantagens de consultar um podólogo? Confira o texto a seguir  sobre os diferentes propósitos do trabalho feito por esses profissionais. 

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é podologia? 
  2. Quando ir a um podólogo?
  3. Quanto custa?

O que é podologia? 

Frieiras, rachaduras, verrugas, calos, são algumas das alterações que podem afetar a saúde dos seus pés, sendo então necessário procurar um podólogo para tratá-las.

Podologia refere-se à ciência responsável pelo estudo e cuidados dos pés de diferentes públicos (homens, mulheres, crianças, idosos), garantindo a saúde e a estética agradável da região. Os segmentos mais populares da podologia são: 

  • Preventiva: feita com o propósito de evitar o surgimento de podopatias como rachaduras, frieira, micose, chulé, etc. Para isso, o podólogo realiza a higienização dos pés, corte de unhas, lixação, massagem e remoção de calos e verrugas;    
  • Geriátrica: com objetivo de tratar complicações que ocorrem devido ao envelhecimento do paciente. Desse modo, o especialista avalia pontos como a pisada, equilíbrio, retorno sanguíneo, a presença de calos, entre outros;  
  • Infantil: referente ao cuidado dos pés de crianças de 0 a 12 anos, que são tidos como frágeis e passíveis de deformidades. Por isso, o profissional pode assegurar o crescimento adequado da região e, por consequência, o desenvolvimento saudável das crianças; 
  • De risco: se dá em função de doenças metabólicas, neurológicas, sistêmicas e vasculares que podem atingir os pés e acarretar complicações à saúde deles. Dessa forma, o(a) podólogo faz uma análise clínica levando em consideração a circulação sanguínea e sensibilidade da região;  
  • Desportiva: focado em atletas que precisam manter os pés saudáveis para poder participar de competições e ter um bom desempenho na execução dos movimentos. Nesse caso, o(a) podólogo realiza seu trabalho na sede do clube onde os atletas treinam; 
  • Laboral: destinado aos funcionários de empresa, como forma de amenizar problemas decorrentes de longas jornadas de trabalho que acabam afetando a estrutura do pé. Alguns conselhos a respeito do calçado ideal para estar confortável durante o expediente também são feitos pelo profissional podologista. 

Os profissionais capacitados para exercer atividades relacionadas à podologia devem ter formação técnica, obtendo conhecimento em questões de fisiologia, anatomia, posturologia, patologia, farmacologia, microbiologia, imunologia e sobre a biomecânica dos tornozelos e dos pés. 

Além disso, é necessário logo após possuir um diploma, registrar-se no órgão regional da área. 


As visitas feitas a um consultório de podologia podem ser frequentes, visto que é sempre bom realizar uma avaliação geral da estrutura dos tornozelos e pés e, assim, prevenir o surgimento de problemas.  

No entanto, há casos, segundo a Clínica dos pés, em que é necessário ir com urgência até o profissional, são eles:

  • Em virtude de desconforto ou dor nos pés, dedos ou unhas;
  • Aparecimento de unhas encravadas;
  • Quando os pés apresentam rachaduras, com fissuras ou descamando;
  • Se for diabético ou portador de alguma doença que afete os pés;
  • Quando tiver micoses;
  • Notar a presença de bolhas, joanetes, verrugas ou calosidades nos pés;

Quanto custa?

O valor de uma avaliação com um profissional em podologia varia muito de acordo com o propósito da consulta. 

De modo geral, há procedimentos que custam de R$25 até R$300. Dessa forma, é recomendado realizar uma pequena pesquisa de preços dos tratamentos ofertados, para assim decidir melhor em qual local agendar a avaliação. 


Cuidar dos pés é muito importante, visto que eles são estruturas fundamentais para a sustentação do corpo, permitindo ter uma boa postura e equilíbrio. Por isso, é necessário escolher um especialista que seja capaz de tratar alterações nos pés e fazer orientações adequadas para que você possa mantê-los saudáveis. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre diferentes áreas da saúde. Confira as nossas postagens!

Fontes consultadas:


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.