Fitness

Ginástica laboral: quais os benefícios para o corpo?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Muitas empresas oferecem alternativas para que seus funcionários cuidem da saúde física e mental, contribuindo para a qualidade de vida dos colaboradores. Um exemplo disso é  a ginástica laboral. 

Neste artigo, vamos explicar  um pouco mais sobre o assunto e os benefícios à saúde que ela pode oferecer!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é a ginástica laboral?
  2. Qual os benefícios da ginástica laboral?
  3. Quais são os tipos?

O que é a ginástica laboral?

Funcionários fazendo alongamento durante a ginástica laboral.
Os exercícios ajudam na prevenção de danos em virtude da jornada de trabalho.

A ginástica laboral é uma forma de alongamento realizado no ambiente organizacional, sendo destinado aos funcionários presentes na empresa. Os exercícios feitos têm o intuito de amenizar lesões relacionadas às atividades da rotina de trabalho, como ficar muito tempo na mesma posição ou digitando no computador, por exemplo. 

Em geral, a prática pode ocorrer no próprio posto dos funcionários ou em algum lugar específico da empresa. Os exercícios indicados são de curta duração e de baixa intensidade, podendo ser feitos pela maioria das pessoas, sem muitos riscos à estrutura física. 

Para que tudo aconteça de forma adequada, é essencial que um profissional capacitado seja contratado pela organização para coordenar a prática, assegurando a execução correta de cada movimento. 

 As ações propostas durante a prática da ginástica laboral podem ser: 

  • Para alongamento dos membros inferiores e superiores;
  • Aumentar da flexibilidade e equilíbrio;
  • Ampliar da capacidade respiratória;
  • Para calibrar a coordenação motora e resistência muscular;

Os resultados da implementação da ginástica laboral no ambiente de trabalho são muito positivos para a empresa, visto que os funcionários se sentem valorizados, aumentando sua produtividade e melhorando os relacionamentos interpessoais dentro da organização.    

https://minutosaudavel.com.br/liberacao-miofascial/

Quais os benefícios da ginástica laboral?

Os benefícios proporcionados aos funcionários que optam por realizar as práticas ofertadas pela ginástica laboral são diversos, no entanto, os principais e que merecem destaque são:

  • Redução da dor muscular e cansaço físico e mental;
  • Melhora da circulação sanguínea, pois os exercícios feitos permitem a movimentação corporal, amenizando danos em virtude permanecer muito tempo em pé ou sentado;
  • Prevenção de doenças provocadas por repetição ou má execução de movimentos, como por exemplo, Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e Ler (Lesões de Esforço Repetitivo).
  • Correção da boa postura para que a lombar e cervical não sejam prejudicadas;
  • Diminuição do cansaço mental em função de ficar muito tempo em frente ao computador;

Vale ressaltar que a ginástica laboral também é um meio de se manter longe do sedentarismo (ausência da atividade física), que pode propiciar o surgimento de inúmeras doenças graves ao indivíduo.   

Quais são os tipos?

Há diferentes classificações de ginástica laboral, visto que as necessidades de cada colaborador são diferentes. Ademais, as etapas ao longo da rotina de trabalho faz com que os exercícios propostos tenham objetivos distintos. Confira quais são os 3 tipos de ginástica laboral:

  • Preparatória: tem a finalidade de preparar o corpo e aumentar a disposição e a concentração para iniciar as atividades no ambiente de trabalho, a duração, em média, é de 12 a 20 minutos;  
  • Compensatória: ajuda a reparar prejuízos decorrentes dos desgaste físico no local de trabalho, como por exemplo, dores musculares, cansaço, esforço repetitivo, etc. Dura em torno de 7 minutos;
  • Relaxamento: feita após o trabalho para descontrair a musculatura, aliviando tensões e  diminuindo o estresse. Dura aproximadamente 10 minutos.

Dessa forma, é possível realizar exercícios relacionados a um tipo de ginástica ou combinar exercícios das três principais categorias, com o intuito de oferecer  uma prática personalizada que corresponda às demandas de cada pessoa.  

https://minutosaudavel.com.br/dicas-para-evitar-sedentarismo/

A ginástica laboral beneficia tanto os funcionários, garantindo a qualidade de vida e bem-estar durante a jornada de trabalho, quanto da empresa, que pode reduzir custos resultantes das licenças médicas. Por isso, vale a pena investir nesse recurso para ambas as partes. 

Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e bem-estar! 

Fontes consultadas:

Ginástica Laboral: o que é e por que fazer?  — Centro Integrado de Apoio Pedagógico e Educacional.

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade