Beleza

Peeling ultrassônico: conheça os benefícios deste tratamento

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Cuidar da pele já deve ser algo rotineiro para algumas pessoas, visto que, atualmente, existe uma infinidade de cosméticos disponíveis para as mais variadas finalidades. Porém, quando os produtos já não são suficientes, existem as opções mais “potentes”.

É o caso do peeling ultrassônico, do qual vamos falar tudinho no decorrer deste artigo! Confira!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é o peeling ultrassônico?
  2. Quais os benefícios?
  3. Quais os cuidados antes e após o peeling ultrassônico?
  4. Quais são as indicações do peeling ultrassônico?
  5. Onde fazer o peeling ultrassônico?
  6. Quais são as contraindicações e riscos do peeling ultrassônico?

O que é o peeling ultrassônico?

O peeling ultrassônico é um tipo de limpeza de pele profunda. A técnica ajuda a  remover as células mortas e os resíduos da superfície da pele, por meio de um tipo de esfoliação. O aparelho realiza uma vibração mecânica emitida por uma espátula cirúrgica de aço, que mantém contato direto com o tecido cutâneo.

Esse procedimento é indolor e deixa a pele limpa sem causar qualquer tipo de dano. Com o aparelho, são aplicadas ondas e vibrações de alta frequência que removem as células mortas, proporcionando um rejuvenescimento da parte mais externa da pele, que fica mais brilhante e viçosa.

Pode ser eficaz em todas as partes do corpo, além do rosto. O equipamento pode ser usado para limpeza e rejuvenescimento das mãos, das costas, do colo e das nádegas, por exemplo.

Ajuda a remover as camadas mais externas da pele e também contribui com o controle da oleosidade e na diminuição da acne.

Essa técnica penetra na pele profundamente e altera a circulação sanguínea, proporciona uma limpeza suave na superfície da pele, remove impurezas, reduz acnes, cravos e até mesmo diferentes tipos de manchas.

Funciona como se fosse uma massagem realizada por uma espátula que vibra sobre a pele molhada, transmitindo as ondas ultrassônicas para a pele.

Geralmente, o tratamento varia de trinta minutos a uma hora e meia, sendo que os resultados podem começar a aparecer logo após o término do peeling. A pele ficará restaurada, rejuvenescida e livre de imperfeições e células mortas.

Quais os benefícios?

O peeling ultrassônico proporciona diversos benefícios, como a renovação celular, já que fornece oxigênio para as células da pele, reduz as manchas e estimula a produção de colágeno e elastina. Tudo isso melhora a aparência e deixa o rosto mais jovem. 

A seguir, veja detalhes dos benefícios da técnica. 

Renovação celular

A técnica promove a descamação das células mortas da epiderme, camada mais superficial da pele, estimulando e acelerando o surgimento de novas células. Isso garante uma cútis mais saudável e viçosa. Quanto mais células mortas, maior a chance de excesso de oleosidade, cravos ou espinhas. Por isso, o peeling ultrassônico garante que ela fique mais saudável e bonita.

Redução de manchas

Ele também é indicado para a redução de manchas como as causadas por acnes e melasma, que são as manchas escuras da pele.

Rejuvenescimento facial

Por combater o envelhecimento precoce, minimizar os sinais do fotoenvelhecimento e diminuir poros dilatados e comedões (cravos), a técnica ajuda no rejuvenescimento facial. Também contribui com a renovação da pele, remoção de células mortas, e clareamento de manchas.

Ela permite que a pele recupere a elasticidade, a firmeza e a flexibilidade, devido à sua tripla ação: esfoliação, extração e estimulação do colágeno. Por isso, a derme fica renovada e com o aspecto mais jovem.

É uma técnica não invasiva

É um procedimento simples e rápido que leva a uma rápida recuperação.

Não causa dor

O peeling ultrassônico é indolor e não causa nenhum tipo de desconforto na pele.

Elimina rugas

Por melhorar o tônus da pele, a técnica elimina as rugas superficiais.

Melhora a circulação sanguínea

Ele estimula os tecidos internos da pele, aumenta a temperatura local e melhora a circulação sanguínea. Assim, há um aumento da circulação de nutrientes e oxigênio na região, resultando em uma pele mais brilhante e saudável.

Reduz os poros

Os poros dilatados acumulam sujeiras, poluição e oleosidade e, com isso, aumentam as acnes e cravos. Com o peeling ultrassônico há uma remoção das células mortas, o que melhora o aspecto dos poros dilatados.

Potencializa outros tratamentos estéticos

Por limpar profundamente a pele, o peeling ultrassônico ajuda a melhorar a absorção de cremes hidratantes e prepara a pele para outros procedimentos estéticos, como o lifting.

Clareamento de manchas

Ajuda a reduzir as manchas e cicatrizes da pele ao promover a descamação das camadas mais superficiais. A derme volta a ficar uniforme e brilhante.

Diminui olheiras

Quem tem olheiras também pode se beneficiar do peeling ultrassônico.

Também auxilia no clareamento das olheiras ao diminuir o pigmento da região, já que remove as células superficiais pigmentadas.

Outros benefícios

  • Limpeza profunda da pele;
  • Melhora a textura e o tom da pele;
  • Regula as funções de proteção da epiderme;
  • Remoção de células mortas ou danificadas na pele;
  • Diminui as glândulas sebáceas;
  • Reduz os cravos e as cicatrizes;
  • Maior hidratação;
  • Maior firmeza e elasticidade;
  • Diminui os inchaços;
  • É mais suave do que outras formas de esfoliação.

Quais os cuidados antes e após o peeling ultrassônico?

Antes do procedimento, não são exigidos grandes cuidados e atenção com a pele. Ela precisa estar úmida e o profissional responsável passará uma máscara nutritiva e hidratante para facilitar a aplicação do peeling ultrassônico. Este creme varia de acordo com o tipo de pele da pessoa.

A derme precisa ser higienizada, tonificada e passar pelo processo de emoliência para a aplicação do tratamento no modo contínuo. A espátula deve ficar invertida sempre umedecendo a pele.

Aplicação do peeling ultrassônico.

Também é recomendado o uso de protetor solar após o procedimento e evitar tomar sol. Logo após, é melhor não usar maquiagem, pintar o cabelo, ir à piscina ou sauna e praticar exercícios físicos. 

A limpeza de pele com o peeling ultrassônico pode ser realizada a cada 15 ou 30 dias, de acordo com a necessidade.

Quais são as indicações do peeling ultrassônico?

O peeling ultrassônico é indicado para pessoas que possuem manchas, pele oleosa e também para tratar a acne. Além disso, a técnica pode ser eficaz para rejuvenescer a pele e evitar o envelhecimento precoce.

Onde fazer o peeling ultrassônico?

O peeling ultrassônico pode ser realizado em diversas clínicas de estéticas e de dermatologistas que possuam o aparelho. É importante buscar por profissionais especializados na técnica. 

Quais são as contraindicações e riscos do peeling ultrassônico?

O peeling ultrassônico é considerado uma técnica segura para a maioria das pessoas. No entanto, alguns grupos devem se atentar antes do uso. A técnica não é indicada para pessoas que usam marca-passo e próteses metálicas, além de gestantes, por exemplo. 

Além disso, pessoas que apresentam processos inflamatórios agudos, peles sensíveis e acne inflamatória também devem evitar o tratamento para não piorar os problemas.


Opções de tratamentos não faltam para quem quer cuidar da derme, tanto para manchas, envelhecimento e oleosidade. Para isso, basta saber qual procedimento será indicado pelo(a) especialista, que é quem saberá melhor do que sua pele necessita. 

Se você quer aprender a como montar uma rotina de skincare ideal para sua pele, leia este artigo.

Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para mais dicas sobre saúde e bem-estar! 

Fontes consultadas:

http://cosmetology-info.com/23/Ultrasonic-peel/ - All about cosmetology and beauty

https://www.refinery29.com/ultrasonic-therapy-facial-skin-benefits - Refinery 29

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade