Fitness

Chá de erva-cidreira: conheça quais são os benefícios!

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Em dias frios, é comum dar preferência às bebidas quentes, devido à sensação de conforto e bem-estar que elas causam. Se você está decidindo qual escolher para esse momento, o Minuto Saudável recomenda o chá de erva-cidreira.   

Além de ter um sabor muito agradável, o chá tem outras vantagens super interessantes para a saúde. Saiba quais são na sequência!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é e quais os benefícios do chá de erva-cidreira?
  2. Como preparar? Tem contraindicações?

O que é e quais os benefícios do chá de erva-cidreira?

Planta Melissa officinalis.
O chá de erva-cidreira é uma fonte de relaxamento natural.

O chá de erva-cidreira, conhecida também como cidreira, capim-limão ou melissa, é feita a partir da extração da planta Melissa officinalis, sendo um produto natural com propriedades terapêuticas, utilizado para preparar infusões (bebidas que resultam da imersão de ervas em água quente) que proporcionam diferentes benefícios ao organismo.  

A planta, proveniente do continente asiático e da região mediterrânea, é cultivada e utilizada há milênios por povos que observaram melhorias à saúde que o chá promovia. Dessa forma, a popularidade da erva-cidreira é alta, sendo umas das mais comercializadas no mundo.

Os diversos efeitos positivos da planta podem ser explicados por meio da presença de ativos medicinais, como compostos (flavonóides, ácido rosmarínico, ácido caféico, polifenóis, terpenos e taninos) com ação antioxidante e antiinflamatória, assim como propriedades que são calmantes, sedativas e analgésicas.

Além disso, a erva-cidreira é rica em nutrientes como sais minerais ( ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo e cobre) e vitaminas ( A, C e B1, B2, B3, B5 e B6).

Dentre os benefícios mais notórios do chá de erva-cidreira, são:

  • Redução do estresse, ansiedade e mau-humor;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Ameniza sintomas referentes a problemas digestivos como ingestão, gases, inflamações, dor no estômago, entre outros; 
  • Fortalece o sistema imune, diminuindo a ocorrência de gripes e resfriados;
  • Alivia sintomas da tpm, como enxaqueca, náuseas, inchaço e cólica; 
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • Aumenta a capacidade respiratória.

Embora a infusão de erva-cidreira ofereça tantos benefícios, é importante ter cuidados com o excesso. Ademais, vale destacar que a bebida (assim como qualquer outra) não substitui o consumo adequado de água, que é a fonte primária de hidratação para o organismo. 

https://minutosaudavel.com.br/cha-de-erva-doce/

Como preparar? Tem contraindicações?

Para fazer a infusão a partir do chá de erva-cidreira, basta colocar as folhas secas ou frescas (2 a 3 colheres de sopa) em água fervente (200mL), em seguida é só coar e a bebida estará pronta para consumo.     

Em geral, é recomendado tomar entre 2 a 4 xícaras da bebida por dia, porém em alguns casos pode ser necessário reduzir a quantidade.   

Apesar de não haver contraindicações sérias a respeito do chá de erva-cidreira, grupos como bebês, gestantes, lactantes ou pessoas que estão fazendo algum tratamento medicamentoso, devem receber aval médico para consumir a erva, como forma de precaução.

https://minutosaudavel.com.br/chas-que-gravidas-nao-podem-tomar/

Se você deseja comprar o chá de erva-cidreira pode encontrá-lo em lojas de produtos naturais, supermercados, plataformas online e farmácias. Ademais, há outros produtos disponíveis feitos com a erva, como o óleo essencial com ação relaxante que pode ser utilizado na aromaterapia.   

Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para mais dicas sobre saúde e bem-estar! 

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade