O óleo de mosqueta é um óleo do tipo vegetal muito conhecido por sua ação antioxidante e por ser um grande aliado no combate às manchas — sendo potente até mesmo no tratamento de melasma, por exemplo.

Esse óleo é obtido a partir de sementes da planta affinis rubiginosa (nome científico) — um arbusto pertencente à família das rosáceas. Sua origem é europeia e, ao ser trazida à América, se espalhou principalmente na região das Cordilheiras dos Andes, pois se comporta melhor em clima frio.

Confira como você pode utilizar esse óleo no dia a dia, seus benefícios e outras informações:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Para que serve óleo de rosa mosqueta?
  2. Quais os benefícios?
  3. Óleo de rosa mosqueta clareia a pele?
  4. Óleo de rosa mosqueta ajuda a clarear a virilha?
  5. Preço e onde comprar
  6. Como usar o óleo de rosa mosqueta?
  7. Óleo de rosa mosqueta puro
  8. Vitamina C ou óleo de rosa mosqueta?

Para que serve óleo de rosa mosqueta?

O óleo de rosa mosqueta é rico em ômega 3, 6 e 9, vitamina C, ácidos graxos — nutrientes que garantem suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso possibilita que ele seja utilizado para os mais diferentes fins. Vamos ver alguns exemplos e entender a sua ação:

Para o rosto

Muitas pessoas acham que o uso de óleos na pele serve apenas para hidratação profunda e, sendo assim, eles devem ser usados apenas por pessoas de pele mais seca. Isso não é verdade. 

Claro que os óleos nutrem profundamente a pele e são uma excelente fonte de hidratação. Porém, pessoas de pele oleosa também precisam hidratar o rosto — optando sempre por produtos de absorção mais rápida e textura mais leve.

O óleo de rosa mosqueta tem uma textura muito fina, então pode ser usado por pessoas de qualquer tipo de pele, o que muda é a quantidade utilizada. Porém, vale destacar que é ideal buscar sempre um(a) dermatologista, a fim de usar produtos certos para seu caso.


Mas além de hidratar o rosto, muitos óleos também possuem outras ações que contribuem para a boa aparência e saúde da pele. Esse é o caso do óleo de rosa mosqueta.

Devido às altas concentrações de ácidos graxos , vitamina A e C e sua ação antioxidante e anti-inflamatória, ele ajuda a:

  • Combater sinais visíveis de envelhecimento;
  • Dar mais brilho à pele;
  • Pode combater a acne;
  • Pode estimular a produção de colágeno;
  • Protege contra os danos causados pela exposição à luz (solar e artificial).

Sendo assim, é uma excelente opção para quem deseja deixar a pele com aparência mais jovem, com tonalidade mais uniforme e saudável.

Para cicatrizes e queloides

O óleo de rosa mosqueta ajuda potencialmente na regeneração da pele. Dessa forma, é muito indicado para amenizar cicatrizes e queloides.

Considerando que pode ser usado tanto no corpo quanto no rosto, não importa qual a área da cicatriz, basta aplicar algumas gotas no local (a quantidade varia de acordo com o tamanho da área) e espalhar até que absorva bem.

O resultado não é imediato, então é necessário realizar um uso contínuo e diário, até que amenize as marcas ou queloide — podendo até mesmo desaparecer, como no caso de cicatrizes ou marquinhas causadas por acne.

Para estrias

Como mencionado, o óleo de rosa mosqueta atua diretamente na regeneração da derme e, dessa forma, pode ajudar a eliminar ou diminuir marcas e até mesmo estrias.

Porém, para o caso das estrias, a melhor forma de fazer o seu uso é de forma preventiva. Ou seja, você pode evitar o aparecimento delas por usar diariamente esse óleo na hidratação da sua pele — podendo usar ele puro ou misturando uma pequena quantidade dele com algum creme.

Essa é uma excelente opção, principalmente para as gestantes, considerando que é muito comum que durante a gestação apareçam estrias no quadril ou na barriga — o que ocorre devido ao esticamento inevitável da pele.

Nesse caso, a aplicação pode ser feita em diferentes momentos, mas é ideal que seja feita de forma diária para garantir os efeitos.

Porém, vale destacar que é indispensável conversar previamente com o(a) obstetra, a fim de garantir um uso seguro de qualquer produto. Siga sempre as orientações médicas!

Para o cabelo

No cabelo, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado de forma bem versátil: beneficiando a raiz e comprimento dos fios.

Quando aplicado diretamente na raiz ou misturado em shampoos, o óleo pode ajudar no combate da caspa e coceiras causadas por dermatite, seborreia, etc. Isso é possível devido sua ação antibactericida e antifúngica. 

Já no comprimento dos fios, pode ajudar na hidratação e nutrição profunda, além de restaurar possíveis danos. O uso pode ser feito através da mistura do óleo em máscaras de tratamento ou ele pode ser usado puro para fazer umectação capilar.

Quais os benefícios?

É muito raro que algum produto de origem natural não traga benefícios. O óleo de rosa mosqueta é cheio deles, como vimos, para diferentes modos de usar. 

De forma geral, devido às suas propriedades, podemos destacar os seguintes benefícios desse poderoso óleo:

  • Pode auxiliar no tratamento de queimaduras — lembrando que é indispensável o acompanhamento médico, visto que o óleo atua como um tratamento complementar nesse caso;
  • Ameniza cicatrizes e estrias;
  • Pode ajudar a tratar ulcerações (lesões superficiais em tecido cutâneo ou mucoso);
  • Ajuda a prevenir e tratar assaduras;
  • Pode ser uma aliada em tratamentos de psoríase e outras doenças na pele — nesse caso, é ainda mais essencial buscar um(a) médico(a) ou dermatologista;
  • Atenuar e disfarçar rugas e linhas de expressão;
  • Prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Lembrando que, em alguns casos, não se pode fazer o uso do óleo por conta própria, mesmo sendo de origem natural. Isso é importante principalmente no caso de doenças ou distúrbios, como patologias de pele (psoríase, dermatite, etc) ou problemas de acne.

Nessas situações, é indispensável a ajuda de profissionais especializados(as).

Óleo de rosa mosqueta clareia a pele?

Sim. O óleo de rosa mosqueta pode ajudar a clarear manchas, devido aos níveis altos de vitamina A e C presentes em sua fórmula natural.

Esses dois ativos são excelentes para regenerar a derme, além de possuírem propriedades antioxidantes, o que ajuda a clarear manchas de acne, melasma, etc. Para isso, é necessário fazer o uso diário, pois seu efeito não é imediato, mas é perceptível com uso contínuo.

Porém, é preciso ter sempre a orientação de um(a) dermatologista. Somente assim será possível saber a causa das manchas e qual a melhor forma de clarear a pele, fazendo isso de forma segura e prezando pela saúde.

Óleo de rosa mosqueta ajuda a clarear a virilha?

Sim. Como mencionado no tópico anterior, o óleo de rosa mosqueta pode sim ajudar a clarear a pele — o que inclui a área da virilha.

É normal que essa região seja mais pigmentada, principalmente com o avanço da idade. Mas, muitas pessoas se incomodam e desejam melhorar o aspecto e clarear essa área.

Para isso, o uso deve ser realizado assim como no rosto: aplique diariamente algumas gotas onde deseja clarear, espalhe bem até a pele absorver o óleo. Após o uso contínuo por um certo período, será possível ver os resultados.

Caso seu problema persista ou você sinta alguma alteração indesejada na região, pare o tratamento com o óleo de rosa mosqueta e busque auxílio de um(a) dermatologista.

Preço e onde comprar

O preço* do óleo de rosa mosqueta pode variar bastante, isso muda conforme a marca, disponibilidade do produto, se é corporal, facial ou multifuncional. Mas, algumas opções são:

*Preços consultados em abril de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

No geral, esses e outros produtos podem ser encontrados nos sites das próprias marcas ou em farmácias e casas de produtos naturais.

Além disso, é possível contar com o site Consulta Remédios, que além de possibilitar as compras online também funciona como um comparador de preço entre diferentes estabelecimentos. Dessa forma, você pode comprar os produtos pelo melhor preço em sua região!

Como usar o óleo de rosa mosqueta?

Como vimos nos tópicos anteriores, de forma geral o uso do óleo de rosa mosqueta é bastante simples. Você pode aplicar ele diretamente na pele (seja para hidratar, tratar manchas, cicatrizes, etc) e massagear até que ocorra a absorção.

Ou, ainda, pode misturar em cremes faciais ou corporais (em média 3 ou 4 gotas) para potencializar seu efeito.

No caso de usar o óleo no cabelo, aplique na raiz se desejar um auxílio para o tratamento de caspas ou coceiras. Se desejar hidratação, pode usar o óleo para umectação ou junto a máscaras capilares.

Óleo de rosa mosqueta puro

Como qualquer produto de origem natural, a melhor forma de utilizá-los é sempre em sua forma pura — não é diferente com o óleo de rosa mosqueta.

Isso porque, ao usar o óleo puro, você estará usufruindo plenamente de todas as suas vantagens e propriedades naturais.

Porém, quando em conjunto com ativos químicos, processos de industrialização ou outros cosméticos, o óleo perde um pouco de suas funções naturais e pode não ter um efeito tão potente.

Sendo assim, sempre que possível, preze por usar sua forma pura e natural — que, inclusive, é a mais comercializada.

Vitamina C ou óleo de rosa mosqueta?

Do ponto de vista científico, não existem estudos o suficiente para comparar a vitamina C com o óleo de rosa mosqueta. Apesar do óleo possuir vitamina C como um ativo em sua fórmula natural, não há muitos comparativos entre ambos.

Sendo assim, de forma geral, a vitamina C por si só ainda é a mais indicada pela grande maioria dos dermatologistas — principalmente para o clareamento de manchas. Isso ocorre considerando a enorme quantidade de estudos e testes já existentes.

Porém, isso não quer dizer que o óleo de rosa mosqueta é ineficaz ou prejudicial. Ele ainda possui todos as suas ações benéficas, mas está menos em evidência com relação a testes e comprovação de sua ação.

Nesse caso, o ideal é sempre entender qual a finalidade desejada e procurar ajuda de um(a) dermatologista. Esse(a) profissional poderá te ajudar e indicar qual a melhor escolha para você e o modo de usar.


O uso de óleos naturais pode ser algo muito interessante para incluir em sua rotina, principalmente para os cuidados com a pele ou cabelos. Há milhares de possíveis opções, basta encontrar qual está mais de acordo com seus objetivos — pode ser que, depois desse texto, você tenha considerado o óleo de rosa mosqueta como uma boa alternativa.

Gosta desse tipo de conteúdo? Continue acompanhando o Minuto Saudável para muito mais!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.