O morango é um fruto bastante conhecido para sobremesas, sucos e até puro. Seu sabor é bastante característico, combinando o azedo e o doce. Fonte de várias vitaminas, ele traz diversos benefícios para a saúde humana. 

Confira as qualidades desse fruto e saiba como incluir na alimentação!

Para que o Morango é bom? 

O morango promove múltiplos benefícios para a qualidade de vida, atuando em áreas como coração, sistemas imunológico e digestivo, cabelos, unhas, entre outros. Fonte de vitaminas, possui também flavonoides — antioxidantes — que auxiliam na manutenção da saúde do organismo. 

Para o coração

O Potássio presente no fruto promove a dilatação dos vasos sanguíneos e ajuda a diminuir os impactos do sódio no organismo, auxiliando na prevenção a infartos.

Para o cérebro

Juntamente com a fisetina (corante natural), o potássio presente na fruta combate a perda de memória e promove a manutenção de funções cognitivas. 

Para o intestino

A combinação entre as diversas propriedades do morango auxilia na inibição de tumores cancerígenos no trato digestivo. Além disso, também possibilita a eliminação de toxinas do corpo, incentivando o funcionamento do intestino.

Para a pele

Por conta da presença da vitamina C, juntamente com o Ácido Elágico (responsável pela proteção dos tecidos da epiderme) o fruto ajuda a retardar o envelhecimento precoce, auxiliando na produção de colágeno, responsável pela elasticidade da pele. 

Devido à presença de Hidroáxidos (substâncias que atuam na renovação celular) em sua composição, a ingestão do morango também promove a remoção de peles mortas e combate ao excesso de oleosidade, possibilitando o clareamento de manchas e ação antirrugas. 


Para o cabelo e unhas

Rico em vitamina B7, o morango contribui para cabelos e unhas fortes e nutridos. A vitamina atua no estímulo à produção de queratina (proteína que compõe o cabelo e unhas), permitindo que eles cresçam de forma saudável. 

Também é forte aliado no combate à queda e na prevenção dos fios brancos, reparando os nutrientes e contribuindo para cabelos mais brilhosos e volumosos.

Para os ossos

O morango possui vitaminas K e magnésio, que fortalecem e auxiliam a manutenção da saúde dos ossos. 

Para o peso

Por ter poucas calorias — cerca de 5kcal a cada 1 morango — o fruto é um forte aliado do emagrecimento, já que proporciona a sensação de saciedade sem grande ganho calórico. 

O morango além de conter poucos carboidratos, pode auxiliar na manutenção da glicemia, que é o açúcar no sangue. 

Dessa forma, são reduzidos os picos de glicemia e os de insulina, que, quando ocorrem, provocam a sensação de fome.

O que o Morango previne?

O morango tem várias propriedades que podem ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, rugas na pele, além de unhas e cabelos fracos. Devido às vitaminas e minerais presentes nele, infecções e resfriados, vindos de quedas de imunidade, também são prevenidos. Com o reforço imunitário, o corpo todo é beneficiado.

O fruto também é um ótimo elemento para regular o colesterol. Por meio de pigmentos antioxidantes, ele reduz a produção do colesterol ruim (LDL) no sangue e aumenta a do colesterol bom (HDL). Isso inibe a formação de placas de gordura nas artérias e diminui o risco de doenças do coração. 

Com isso, as medidas para prevenir alterações de pressão podem ganhar uma ajudinha com o consumo da fruta, reduzindo os efeitos do sódio no organismo. 

Benefícios do Morango

São muitos os benefícios para quem consome o morango. Confira alguns deles:

  • Melhora a pele e previne o envelhecimento precoce;
  • Atua na regulação do colesterol;
  • Auxilia no bom funcionamento do intestino;
  • Fortalece o cabelo e unhas;
  • Fortalece e protege o coração.

Como consumir?

O morango pode ser consumido de diversas maneiras. Uma opção é o consumo em meio a uma salada de frutas, juntamente com alimentos como banana, maçã, laranja, etc. Outra possibilidade é ingeri-lo por meio de sucos e/ou vitaminas, com água ou leite. 

Apesar de a frutinha ser bem famosa em receitas, como sobremesas doces, os benefícios dela são mais preservados quando o consumo é feito in natura. Isso evita, inclusive, a ingestão elevada de calorias.

Não existe uma quantia ideal de ingestão diária, mas vale sempre a moderação. O melhor é incluir o morango junto da rotina alimentar, de forma que ele complemente o teor nutricional, sem elevar a ingestão calórica exageradamente.

O morango é um alimento naturalmente alergênico (tem propensão a causar alergias).

Somado a isso, por conta de grande parte dos morangos sofrer a ação de pesticidas em seu plantio, o consumo exagerado pode provocar efeitos colaterais como diarreia, náuseas e dores de cabeça.

Como escolher morangos?

Para obter todos os benefícios que o morango proporciona de forma saborosa, é importante ter atenção na hora de comprá-lo. Por isso, algumas dicas são valiosas na hora de ir à feira ou ao mercado. 

  • A cor importa! Em geral, morangos com uma coloração vermelho forte são os mais saborosos!
  • Em relação ao tamanho, prefira os menores, pois normalmente são mais doces. 
  • Folhas sempre! A folhagem presente no morango — quando verde vivo — revela um fruto fresco! 
  • Fique atento ao cheiro! Frutos frescos possuem um odor forte e agradável. 

O morango proporciona diversas vantagens para quem o consome, assim como as demais frutas.

O Minuto Saudável traz mais informações sobre alimentação. Confira outros alimentos que além de saborosos, são favoráveis à saúde. 


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