Para muitas pessoas o casamento é um evento dos sonhos. Tudo precisa estar perfeito e para isso é preciso muito tempo dedicado à organização da festa.

As noivas, principalmente, podem ser as mais empolgadas em ver todos os detalhes desse dia especial, começando pela escolha do vestido, do penteado e da maquiagem.

Dependendo do lugar em que será feito o casamento (praia, campo, igreja) ou se for de dia ou de noite, a maquiagem já pode variar bastante.

Isso porque o maquiador deverá pensar em makes adequadas a esses fatores, mas também ao estilo e personalidade da noiva.

Separamos no texto a seguir dicas de maquiagem para as noivas se inspirarem. Confira!

Maquiagem de noiva para o dia: passo a passo

A maquiagem de noiva para o dia é diferente da make feita para casamentos noturnos em vários aspectos. Geralmente, difere-se na escolha dos produtos e nas cores, que geralmente são mais leves para o dia. 

Para que a maquiagem tenha uma boa duração e resista ao evento ao longo do dia, independente de contratempos (como calor, lágrimas e chuva), uma boa preparação da pele é indispensável.

Isso significa investir em uma boa hidratação e limpeza, para que a maquiagem tenha o acabamento perfeito.


Não existe uma regra sobre o que é melhor para a maquiagem de dia em relação à cor dos produtos e às combinações que podem ser feitas. 

O que se tem como consenso é que uma maquiagem mais leve pode deixar o visual da noiva mais harmônico se o evento for de dia. Na praia, por exemplo, que é um ambiente em contato com a natureza, uma make super carregada pode contrastar muito quando comparado a uma produção mais natural.

Sabendo disso, separamos algumas dicas:

Cuidado com o tempo

Para que dê tempo de corrigir possíveis errinhos, a maquiagem da noiva precisa ser feita com calma. Um tempo considerado bom é de cerca de 2 horas antes do início da festa.

Cuidados com a pele: limpeza e hidratação 

A preparação da pele é um dos passos mais importantes da maquiagem para que o resultado seja impecável.

No casamento de dia, é importante caprichar na limpeza de pele, sendo uma boa opção a realização de um peeling semanas antes do evento. O procedimento ajuda na renovação da pele, deixando-a ainda mais bonita.

O uso de um bom hidratante, adequado ao tipo de pele, também é essencial. Se a noiva tiver uma pele mais oleosa, o ideal é usar somente os produtos oil free. O uso de um protetor solar também é indispensável.

Base, corretivo e pó compacto

No teste de maquiagem da noiva, é importante que a maquiadora observe quais os produtos certos de acordo com a pele da noiva. Pois, mesmo com a técnica correta, se o produto não for adequado o resultado final pode ser ruim.

De dia, o uso de uma base, corretivo e pó compacto devem ser feitos de forma harmoniosa, para que a pele não fique tão carregada.

Também é importante garantir que o acabamento seja de efeito matte, evitando o excesso de brilho ao longo do evento.

Sobrancelhas bem desenhadas

Sobrancelhas bem feitas são capazes de transformar a aparência. Para que a maquiagem da noiva esteja completa, é importante dar atenção a esse detalhe.

Para quem possui falhas nos pelos, é possível corrigir com o uso de lápis, sombras e máscaras específicas para isso. Mas é importante não exagerar, deixando um aspecto mais natural.

Make dos olhos

São várias as opções de maquiagem para os olhos. De dia, as noivas podem utilizar técnicas como o delineado gatinho, o olho esfumado com sombras neutras e cintilantes, e o uso de cílios postiços.

Há truques que maquiadores conhecem e podem ajudar na escolha das sombras. Por exemplo, cores claras no canto interno dos olhos ou sombras esfumadas acima da linha do côncavo ajudam a aumentá-los.

Escolha do batom

O batom é um dos produtos mais versáteis na maquiagem. As opções de cores são muitas, assim como o acabamento desejado (efeito matte ou cremoso). 

De dia ou de noite, a escolha da cor depende muito da preferência da noiva, de onde será a cerimônia e da combinação com o restante da maquiagem.

Pode-se preferir cores mais marcantes, destacando a boca, ou tons de nude. 

Contorno, blush e iluminador

Se a noiva optar por uma maquiagem com contorno, é importante que o profissional busque esfumar bem as marcações, para deixar um acabamento mais natural.

O blush pode ser usado em combinação com o bronzeador, dando um aspecto corado natural à maquiagem.

O iluminador, tão utilizado nas maquiagens durante a noite, também é uma opção para o dia. Pode ser aplicado nas maçãs do rosto e no canto interno dos olhos para realçar ainda mais os olhos.

Maquiagem de noiva para casamento à noite

Quando o casamento acontece em uma cerimônia noturna, a maquiagem da noiva normalmente é bem mais marcante e com brilho. A região dos olhos, por exemplo, é um dos destaques.

Diferente do que é recomendado para a maquiagem para o dia, na make noturna não existem tantas restrições em relação à cor, brilho e intensidade da sombra.

O uso do iluminador, o esfumado preto no olho, o uso de glitter e batons em tons mais intensos são bastante utilizados.

É importante lembrar que apesar de ser uma recomendação, não é uma regra. O que vai orientar a maquiagem é o gosto pessoal de cada noiva, seja de dia ou de noite a cerimônia.

Sabendo disso, separamos alguns exemplos de maquiagens de noiva que se encaixam bem nesse estilo:

Maquiagem para noiva com batom vermelho

O batom vermelho é um clássico da maquiagem. Em casamentos ele também pode ser usado, tanto pelas convidadas quanto pela própria noiva.

As opções de vermelho são muitas e certamente há uma opção para cada mulher, seja ela de um estilo mais clássico, moderno ou romântico.

Apesar de ser bastante associado aos eventos noturnos, a boca vermelha também pode compor a make de dia. Basta que a noiva ou a convidada se sinta confortável.

Caso os olhos estejam bem carregados também, uma dica é compensar com tons de blush e sombra mais neutros. 

Confira algumas inspirações abaixo:

Make para casamentos no campo

Um casamento feito no campo pode influenciar na decisão da maquiagem da noiva, por ser uma cerimônia em ambiente aberto e com maior contato com a natureza.

Um casamento no campo pode variar entre uma decoração e ambientação rústica ou fina e sofisticada.  

Nesses casos, uma sugestão de maquiagem para as noivas é apostar nos tons nudes para os olhos e boca, que também dão sofisticação a make.

Os batons alaranjados suaves também estão na moda para as noivas e podem se encaixar nesse estilo de casamento.

Para as que não desejam uma make tão clássica e clean, as sombras coloridas nos tons pastéis, roxos e azuis também podem combinar.

Com uma maquiagem mais colorida, é recomendado a escolha de um bouquê que esteja com cores harmônicas, para não contrastar muito.

Casamento na praia: dicas de maquiagem

O casamento na praia é algo que divide muitas opiniões, alguns amam e outros odeiam a ideia de uma cerimônia em céu aberto, com o sol, vento, areia e maresia. Mas para muitas noivas esse é o cenário dos sonhos.

Para combinar com a paisagem, a decoração e o vestido, a maquiagem da noiva pode ser um pouco diferente daquela feita para um casamento tradicional em uma igreja, por exemplo.

Primeiramente, é indispensável o uso de um protetor solar para proteger a pele. Também é importante utilizar um primer para deixar a textura da pele matte, o que ajuda a aumentar a duração da maquiagem.

A escolha da base deve ser de um produto com acabamento mais fosco e à prova de água, evitando que a maquiagem fique com aspecto oleoso.

Na boca e nos olhos, a escolha de tons mais neutros e claros pode ser uma opção. Batons puxados para rosa claro, pêssego e salmão ajudam a deixar a maquiagem mais natural.

Nos olhos, um delineado, cílios postiços e rímel podem substituir uma sombra mais carregada, deixando a make mais leve e harmoniosa.

Maquiagem para noivas e mãe de noiva: fotos para se inspirar

Para se inspirar, nada melhor do que conhecer modelos que possam encaixar-se no seu estilo. Abaixo separamos algumas imagens de maquiagem para as noivas morenas, negras, loiras e orientais. Confira!

Morenas

Negras 

Orientais

Loiras

Tendências de maquiagem para noivas em 2019

Com o passar dos anos as tendências vão mudando e isso se aplica a vários segmentos, tais como na moda, arquitetura, gastronomia, comportamento etc. Na maquiagem, para casamento ou não, isso também acontece.

De um ano para o outro, mesmo que sejam sutis as mudanças, é possível ver que há sempre uma nova tendência. 

Ainda que os modelos mais clássicos sejam sempre uma opção, se a noiva preferir um visual mais moderno deve estar atualizada sobre o que é tendência ou não no ano.

Leia mais: Maquiagem para a noite: dicas simples para festa ou casamento

Separamos algumas dicas do que é moda para as noivas em 2019 em relação à maquiagem:

Brilho nos lábios

Os batons com acabamento matte são uma boa opção pela durabilidade e pelo menor risco de borrar ou sair durante a festa. No entanto, um acabamento com mais brilho também está em alta. 

Para esse efeito, as noivas podem apostar no uso de um gloss, sozinho ou combinado com um batom.

Delineado nos olhos

Além do clássico delineado gatinho, as noivas que querem um ar mais moderno na maquiagem podem apostar em um contorno em tons metalizados e coloridos. A escolha depende muito do estilo da noiva e da cerimônia.

Iluminador e Strobing

O uso do iluminador em maquiagens de noivas destaca e dá ainda mais glamour. 

Pode ser usado na técnica de strobing, isto é, quando aplicado nos pontos fortes do rosto para destacar naturalmente os contornos, sem necessidade de escurecer as partes mais “fundas” do rosto. 

Assim a maquiagem tem o acabamento mais natural e menos exagerado.

Dependendo do modelo do vestido da noiva, o iluminador também pode ser utilizado para a região do colo.

Leia mais: Como usar iluminador na maquiagem? Passo a passo e dicas


Para um dia especial como é o casamento, nada mais justo do que uma maquiagem que esteja à altura. 

Independente do estilo de cada mulher, se a festa for de dia ou de noite, no campo ou na praia, existe sempre uma opção de make ideal que combine e que realce a beleza da noiva.

Os testes para encontrar a maquiagem e a escolha de um bom profissional também fazem toda a diferença no resultado.

Colocamos aqui alguns exemplos e dicas do que pode funcionar. Obrigada pela leitura e fique à vontade para compartilhar com a gente mais dicas sobre maquiagem para noivas!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *