O iluminador é um produto que pode ser usado em todos os tipos de make. Geralmente, é associado a maquiagem noturnas ou de festa, mas nada impede de usar esse produto durante o dia.

Ele pode ser usado somente após o protetor solar também, dando apenas iluminada em um visual mais básico..

Quando utilizado com mais produtos, o iluminador deve ser usado depois de terminar toda a maquiagem. Ele pode ser aplicado sobre a base, o corretivo, o pó, a sombra, o blush e o batom.

Confira a seguir dicas de como usar esse produto versátil na sua maquiagem!

Leia mais: Resenha Paleta de Iluminador Ruby Rose: é boa? Como usar?

Para que serve o iluminador?

O iluminador é um item de maquiagem que serve para iluminar e dar mais brilho para a make. Ao ser aplicado em alguns lugares específicos, esse produto reflete a luz no rosto. Por isso, deve-se usar iluminador para ressaltar os pontos positivos do rosto, ou seja, aqueles lugares que se deseja valorizar ou chamar a atenção.

Pontos como a maçã do rosto e os olhos são regiões do rosto que geralmente merecem destaque. Algumas pessoas ainda preferem ressaltar a região da boca.


Algumas técnicas de maquiagem como o strobing e chroming também utilizam o iluminador:

  • Strobing: tem como princípio usar o iluminador para contornar os traços naturais do rosto.
  • Chroming: consiste em usar gloss ou batons cintilantes como iluminador para ressaltar alguns pontos do rosto.

Tipos de iluminador

Existem vários tipos de iluminador. A escolha deste produto é muito pessoal. Mas alguns fatores podem interferir na aplicação e o resultado final da make. Portanto, é possível escolher entre as três opções:

Líquidos

São fáceis de aplicar, além de garantirem uma finalização mais natural. É indicado para pessoas com a pele seca e ressecada, uma vez que a cobertura oferece uma maior hidratação.

Em pó

São recomendados para pessoas com pele mais oleosa, pois causa um efeito mais compacto sobre a pele. Esse tipo de iluminador pode ser passado em cima do iluminador líquido, o que garante mais duração e brilho.

Em bastão

Também são de fácil aplicação, podendo-se usar o próprio dedo. Esse tipo de iluminador pode ser usado tanto por quem tem pele seca quanto por quem tem pele oleosa.

Leia mais: Olho esfumado: dicas e um passo a passo simples

Como usar iluminador no rosto? Passo a passo

O iluminador deve ser aplicado nas regiões onde os ossos são mais aparentes, ou seja, abaixo das sobrancelhas, nas maçãs do rosto, no nariz e no queixo. Aplicar este produto é bem fácil, podendo usar um pincel ou o próprio dedo. O recomendado é que se espalhe o iluminador com leves batidinhas ou movimentos de vai e vem.

Usar o dedo anelar é uma boa dica, porque esse dedo não consegue aplicar muita força. Dê leves batidinhas até o produto se misturar com o resto da maquiagem.

Na sobrancelha

O iluminador, quando aplicado corretamente abaixo do arco da sobrancelha, levanta o olhar deixando-o mais profundo.

Para passar iluminador nesta região, dê leves batidinhas para depositar o produto e depois arraste para o fim da sobrancelha.

No canto dos olhos

Não é difícil usar o iluminador na região dos olhos. Basta aplicar um pouquinho do produto na parte interna entre os olhos e o nariz.

Esse truque abre o olhar, deixando-o mais bonito e profundo.

Pode ser uma técnica combinada com o uso do delineado gatinho.

Nas maçãs do rosto

O Iluminador aplicado nesta área do rosto valoriza as bochechas e os olhos.

Para conseguir este efeito, basta passar o produto nas partes salientes das bochechas, abaixo dos olhos (no ossinho desta região).

Mas preste atenção, o iluminador não deve ser aplicado até o nariz. O correto é que se passe o produto até metade das maçãs do rosto.

Na testa, no nariz e no queixo

Quando o corretivo é aplicado nestas três regiões, causa-se o chamado “efeito T”, que afina o rosto de forma natural.

Para conseguir esse efeito, basta passar o iluminador na região central da testa, trazendo um leve traço para o nariz.

Ao chegar no nariz, aplique o iluminador com um traço central e fino. Não passe o produto até a pontinha do nariz, pois isso deixará essa parte maior e mais redonda.

No queixo, aplique o iluminador na região central com um traço vertical fino, como se desse continuidade ao traço do nariz.

Na boca

O ideal é passar um pouquinho de iluminador na região do “arco do cupido”, ou seja, na região central do buço (onde tem aqueles dois tracinhos abaixo do nariz).

Neste caso, o iluminador deve ser passado na linha entre o lábio e a pele. Se passar muito para cima, pode parecer que a pessoa possui pelos nesta região.

O iluminador, se aplicado corretamente nesta região, dá a impressão que os lábios são maiores.

Dicas de como usar iluminador nos olhos

Para o olhos, é recomendado seguir a seguinte sugestão: durante o dia use iluminadores em tons mais próximos da pele. Já á noite, use iluminadores em tons róseos ou dourados.

Em festas e situações especiais, a região dos olhos e as maçãs do rosto podem ser incrementadas com iluminadores que tenham glitters e purpurina.

Se você quer destacar o olhar, siga essas dicas:

  • Aplique o produto aos poucos. Quando usado em excesso, o iluminador pode deixar a make carregada e artificial;
  • Ao aplicar iluminador em pó, experimente umedecer o pincel com um pouquinho de água para dar mais duração;
  • Para dar um efeito delicado, pode-se esfumar o produto depois de ser aplicado;
  • Alguns tipos de sombras cintilantes também podem ser usadas com iluminador. Esse truque pode ser usado por pessoas que tenham alergias ou coceiras na região dos olhos, por exemplo;
  • Use mais de um tom de iluminador na mesma make. Por exemplo, use um produto no tom da sua pele para fazer o “efeito T” e uma tonalidade mais colorida na região dos olhos.

Qual a melhor cor de iluminador para os diferentes tipos de pele?

O iluminador pode ser usado em todos. Apesar de não ser uma regra obrigatória, existem algumas combinações sugeridas de acordo com a tonalidade da pele e a cor do produto.

Por exemplo, pessoas com a pele mais clara podem optar por iluminadores mais suaves.

As peles bronzeadas podem ser iluminadas com tons dourados. Já quem tem a pele negra pode usar tons avermelhados como o bronze e o coral.

Saiba mais como usar o iluminador nesses casos:

Para a pele negra

As peles negras podem ser iluminadas com tons mais quentes e avermelhados. Uma boa dica é cores próximas ao coral e bronze. Laranja e marrons em geral também ressaltam a beleza.

Para as bronzeadas

Quem tem a pele mais bronzeada pode usar iluminadores em tons dourados. Além disso, cores parecidas com rosa médio, pêssego e algumas variações de marrom claro são os indicados.

Nas peles mais claras

Produtos em tons mais suaves é o recomendado para quem tem a pele mais clara. Tons de champagne, perolado e pêssego podem ser usados para ressaltar os traços.

 

 


O iluminador é um dos produtos que deixam a maquiagem mais bonita. Existem vários tipos de iluminador (em pó, líquido, em bastão) e em várias cores.

Sua aplicação é fácil e ainda pode-se usar este produto em todos os tipos de make.

O Minuto Saudável traz várias dicas de beleza e bem-estar. Acompanhe nossas postagens!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *