Uma maquiagem com batom vermelho é capaz de transformar qualquer visual. Por ser uma cor de destaque, até mesmo uma make bem básica é capaz de ganhar mais vida.

Esse batom é um clássico, sendo versátil em diferentes ocasiões, trazendo elegância e realce para os looks.

Existem várias tonalidades de vermelho sendo comercializadas na versão matte (líquido ou bala), cremoso e gloss.

Os mattes são os ideais para um acabamento mais seco. Para quem prefere um aspecto mais úmido e brilhante nos lábios, as versões de batom cremoso ou em gloss são boas opções.

Além de ser encontrado em diferentes tipos, também combina com todos os tons de pele, como mostramos em nosso artigo sobre o poder dos tons de vermelho em diferentes tipos de beleza.

Veja como aproveitar esse batom na sua make!

Dicas de como passar o batom vermelho sem errar

Passar um batom parece ser simples e algo que não tem erro, mas não é bem assim. De certa forma, quando comparado a outros passos de uma maquiagem, é realmente um pouco mais fácil.

No entanto, existem alguns truques que ajudam a deixar a maquiagem com um acabamento mais refinado.

Para evitar borrões ou deixar o batom com um aspecto não tão bonito na boca, separamos algumas dicas. Veja como é o passo a passo:

Faça uma esfoliação

Esfoliar os lábios ajuda a remover as células mortas e torna o aspecto da pele mais macio e sem descamação. Contudo, é preciso fazer essa esfoliação com cuidado e movimentos leves, pois a região é sensível, podendo ficar irritada ou até mesmo machucada.

Para isso, é possível optar por produtos específicos de esfoliação ou por receitas caseiras, como as combinações de açúcar e mel ou açúcar e óleo de coco.

Lembre de remover bem os produtos antes de iniciar a make!

Hidrate os lábios

Falamos sempre sobre hidratação da pele do rosto e do corpo, mas nem sempre há um destaque sobre a importância de manter os lábios bem hidratados.

Especialmente em épocas mais frias do ano, o cuidado deve ser maior para evitar ressecamento e rachaduras. Para isso, antes do batom, não esqueça de passar um protetor labial, manteiga de cacau ou karité.

Leia mais: Benefícios do óleo de coco para cabelo, pele e como fazer em casa

Primer ou base antes do batom

A base é uma dica usada para uniformizar os tons dos lábios, o que também ajuda a dar mais durabilidade no batom. No entanto, a sensação de passar base nos lábios pode não ser tão agradável para algumas pessoas, por ser um produto de cobertura mais pesada.

Por isso, o primer também é uma opção. Ele é mais leve, ajuda na hidratação e na durabilidade da make.

Leia mais: Resenha Primer Ruby Rose Studio Perfect: é bom para pele oleosa?

Faça um “X” no arco do cupido

Com o próprio batom ou com um lápis de contorno, faça um X no arco do cupido (marca no centro do lábio superior). Isso vai ajudar a tornar o acabamento mais simétrico. Com esse X feito, basta continuar o contorno dos lábios a partir disso.

Use um pincel ou lápis de contorno

Para quem tem dificuldade de passar o batom sem borrar, ou quando eventualmente acontece, o uso de um lápis de contorno e de um pincel é perfeito.

O lápis ajuda a delimitar o contorno da boca com maior precisão, o que muitas vezes um batom cremoso ou líquido não permite. Já o pincel pode ser usado para espalhar o batom dentro desse contorno.

Conserte com cotonete ou pincel

Ao borrar o batom vermelho, não se desespere. É possível limpar os resquícios com o uso de um cotonete ou pincel de corretivo.

Para isso, se a pele já estiver com maquiagem, basta recorrer ao uso de uma base para aplicar na área em que o batom borrou.

Se preferir, é possível também retirar o que está fora do contorno com um demaquilante, utilizando o cotonete.

Opções de maquiagem com batom vermelho: como usar?

Em morenas, negras ou loiras, em uma maquiagem básica e leve para o dia a dia ou para uma make mais marcante para eventos à noite, o batom vermelho é uma boa opção.

Separamos algumas dicas, combinações e truques de uso do batom vermelho, que podem ser usados para festas, casamentos, balada, trabalho, faculdade ou qualquer evento.

Para o dia

Antes de dar dicas de make com batom vermelho durante o dia é interessante ressaltar que, quando o assunto é maquiagem, não existe certo ou errado.

Nada impede alguém de usar uma maquiagem que é geralmente recomendada para um evento noturno durante o dia e vice-versa. Contudo, é muito comum existirem sugestões divididas dessa forma.

Pensando nesse padrão, as dicas para o batom vermelho durante o dia, para quem busca algo mais básico e leve, é optar pelos tons mais suaves, como os próximos da cor natural de boca.

É uma opção mais discreta e que também fica harmoniosa quando a opção é caprichar mais na make do olho, como ao utilizar um olho esfumado.

Ao apostar em um batom vermelho mais escuro para o dia, pode-se optar por roupas com tons mais neutros. Assim, todo o destaque do visual fica na maquiagem.

São várias as dicas que podem se encaixar aqui, mas uma opção que pode ser prática é combinar o batom vermelho com o delineado gatinho. Veja como fazer:

Com delineado gatinho

A combinação é charmosa e bastante popular.

Para o batom vermelho não há segredo. Como vimos, existem algumas dicas que podem ajudar a dar um acabamento mais refinado, mas é só questão de prática.

Já o delineado gatinho pode ser difícil para quem não pratica todos os dias. No entanto, também não é um bicho de sete cabeças, como ensinamos em nosso passo a passo.

Para noite

Se a maquiagem com o batom vermelho é para um evento a noite, como festas, casamentos e baladas, as variações e combinações que podem ser feitas são muitas.

Nesses casos, os batons vermelhos com acabamento matte e mais escuros combinam muito bem.

Nada impede de ousar também na maquiagem dos olhos, usando brilho e esfumado. A combinação batom vermelho e olho preto, por exemplo, pode tornar o look ao mesmo tempo elegante e sensual.

Leia mais: Maquiagem para a noite: dicas simples para festa ou casamento

Batom vermelho para os diferentes tons de pele

O batom vermelho vai bem com todas as nuances de pele. Entre opções mais clássicas e mais ousadas, o importante é cada pessoa sentir-se bem. Independente do batom, esse deve ser cuidado para ajudar a melhorar a autoestima e confiança.

Pensando nisso, separamos algumas fotos e dicas:

Pele negra

Os batons vermelhos fechados são os mais sugeridos para as mulheres de pele negra, como os tons de ameixa, telha, amora, vinho e bordô.

No entanto, os vermelhos vivos também combinam e destacam a beleza da pele negra.

Pele morena e bronzeada

Para as morenas e bronzeadas, os tons mais laranjas e vermelhos vivos (como a cor de sangue) também ajudam a destacar ainda mais a beleza.

Pele branca ou rosada (loiras)

Para as mulheres de pele mais branca ou rosada, como as loiras, os tons cereja, carmim, coral e magenta são boas opções. Vermelhos com um fundo mais rosado também combinam.


As opções e combinações de maquiagem com batom vermelho são diversas. Independente se o seu estilo é mais clássico ou ousado, certamente existe aquele batom vermelho queridinho que não sai da sua bolsa.

Gostou das nossas dicas? Você também pode investir no outro extremo e montar um look poderoso com o batom nude!

Para acompanhar mais dicas de beleza, continua acompanhando nosso blog!

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *