Batom vermelho: o poder dos diferentes tons em várias mulheres

4

Um dos tons mais famosos de batom dos últimos tempos vem cada vez mais se reformulando e ganhando novas versões. Já sabe qual é, né?

O batom vermelho é um clássico e seu uso se faz presente desde as civilizações antigas até a sociedade atual. Passou por bocas icônicas da história, como Cleópatra, Elizabeth I e se popularizou ainda mais com Marilyn Monroe.

PUBLICIDADE

Ele fez e continua fazendo um grande sucesso, porém portar a cor vermelha nos lábios já significou inúmeras coisas. No Antigo Egito, era um item usado tanto por mulheres quanto por homens, sendo um símbolo de status.

Continuou como representação da alta sociedade, com a Rainha Elizabeth I o tornando popular na Inglaterra do século XVI. Mais tarde, entretanto, acabou sendo marginalizado e recebendo uma conotação de vulgaridade sendo, inclusive, proibido.

Com o início dos movimentos feministas, o uso do batom vermelho foi ressignificado. Durante as manifestações sufragistas, acompanhava as mulheres e se tornou uma marca do empoderamento feminino.

Além das várias mudanças em sua simbologia, sua fórmula também sofreu alterações. Atualmente, os componentes químicos utilizados em sua fabricação permitem uma melhor versatilidade, oferecendo então várias opções de cor e acabamento.

Você com certeza tem aquele batom favorito, né? É matte ou cremoso? Hoje é possível escolher entre várias texturas de acordo com o efeito que você deseja.

Vários fatores podem influenciar na sua escolha: o que é confortável para a sua boca, o seu tom de pele, a sua preferência de cores e até mesmo o custo-benefício.

Quando o assunto é vermelho, existe uma infinidade de tons. Dentre os mais procurados estão aqueles com fundo rosado, alaranjados, mais abertos, mais escuros e que puxam para o bordô.

Algumas técnicas de visagismo defendem que certas variações do vermelho combinam mais com determinados tons de pele. Batons mais cor de vinho, por exemplo, ficam muito bem em peles negras. Tons de vermelho mais abertos combinam com as peles claras e rosadas. Já a paleta mais alaranjada se destaca lindamente nas peles morenas.

Existe uma espécie de “guia”, porém, queremos ressaltar que o importante é você usar aquilo te faz sentir-se bem! Não existe e nem deve existir regras inquebráveis na maquiagem, né?

PUBLICIDADE

Por fim, mais uma característica que pode ser levada em consideração no momento da escolha do batom vermelho é o seu tipo de boca. São vários os formatos e, entendendo bem qual é o seu, é possível deixar o acabamento do seu batom ainda mais bonito! Identifique qual é o seu:

  • Coração: tem o contorno do lábio superior bem marcado, o que remete a um coração. A parte inferior é levemente maior, além de ter um formato mais arredondado.
  • Maçã: são parecidos com o formato coração. A diferença entre eles é que, no formato maçã, o lábio inferior é mais volumoso do que no tipo anterior.
  • Elipse: são projetados para frente e possuem o maior volume entre as classificações. Tanto o lábio superior quanto o inferior possuem a mesma espessura.
  • Fita: na grande maioria das vezes, possuem os lábios superiores mais finos. São mais alongados e geralmente pouco volumosos.
  • Arco: com volume mediano, é o tipo de lábio mais encontrado por aí. São mais compridos e simétricos. Geralmente, os portadores do lábio em arco possuem sorrisos mais largos.

Batom vermelho: como escolher?

Enfim, quase todas as mulheres têm um batom vermelho na necessaire, né? Por isso, a gente reuniu 10 opções que já tínhamos e testamos todas elas. Assim, analisamos como cada batom se comporta, desde o acabamento até a pigmentação, nos diferentes formatos de boca, cor de pele e estilo de cada uma.

Nossa seleção inclui 5 tons diferentes, para mostrar que as opções são infinitas e que a escolha ideal só depende de você. Vale lembrar que a classificação de cores foi feita de acordo com o que a própria marca diz, e não necessariamente com o tom que puxa em cada pele.

Então inspire-se e se aventure nas possibilidades, sem medo de errar! 💋💄

Mas antes de conhecer a lista, dê uma conferida em nossas características e preferências!

Apresentação

Amanda

Tom da pele: pele clara (fototipo I) e subtom frio;
Formato da boca: lábios grandes, compridos, em formato de coração e com lábios inferiores levemente mais volumosos que os superiores;
Cor da boca: pálida, seguindo o mesmo tom da cor do rosto;
Preferências: batons líquidos com acabamento matte, nos tons vermelhos fechados e que puxem para o marrom.

Daniele

PUBLICIDADE

Tom da pele: pele clara (fototipo III) e subtom neutro;
Formato da boca: lábios em formato de arco, com o superior e o inferior do mesmo tamanho;
Cor da boca: tom bem rosado;
Preferências: batons matte e com cores mais fechadas.

Mayra

Tom da pele: pele clara (fototipo II) e subtom frio;
Formato da boca: boca pequena, com lábio superior levemente mais fino (formato maçã). Lábios são ressecados;
Cor da boca: fundo rosado;
Preferências: batons com tons de vermelhos abertos e acabamento matte.

Pamela

Tom da pele: pele clara (fototipo II) e subtom frio;
Formato da boca: pequena e fina, com formato em fita;
Cor da boca: fundo mais rosado;
Preferências: batons líquidos com acabamento matte. Tons escuros, como vermelhos mais fechados e marrons.

Tainá

Tom da pele: pele média (fototipo IV) e subtom neutro/quente;
Formato da boca: Lábios pequenos, com volume mediano e formato coração. Além disso são ressecados, sensíveis e descamativos;
Cor da boca: mais ou menos no tom da minha pele, com um fundo que puxa para o pêssego/marrom claro;
Preferências: Batom matte, independe de serem líquidos ou em bastão. Quaisquer vermelhos que não puxem para o coral ou rosa aberto.

Batom vermelho aberto

Vermelho Intenso – Ricosti

“Acabamento matte que hidrata e deixa os lábios intensamente mais bonitos. Cores Intensas. Alta Cobertura. Maior Fixação.” (Descrição do fabricante Ricosti)

PUBLICIDADE

Não testado em animais.

Preço: entre 11 e 18 reais.

Esse é aquele vermelho clássico! Tem um aspecto bem aveludado para um batom líquido matte, ao mesmo tempo em que seca rapidamente. Sua pigmentação é ótima, garantindo uma cobertura eficaz da cor. Além disso, é também fácil de aplicar. Assim como o outro batom da mesma marca, deixa uma sensação de ardência e formigamento nos lábios. Apesar de secar rapidamente, seu tempo de secagem é um pouco mais demorado que os demais. Na pele mais morena, há a tendência de a cor ficar um pouco mais fechada.

Vermelhete – Quem Disse Berenice

“A gente acredita que, na boca e na vida, quanto mais colorido, melhor. Por isso criamos tantas cores de batons cremosos pra você experimentar quanto quiser. Todos batons possuem uma cobertura incrível e fps 12. Dá pra passar o batom cremoso com pincel ou direto nos lábios, fica lindo de qualquer jeito! Experimente o batom cremoso que hidrata os lábios.” (Descrição do fabricante Quem Disse Berenice)

Não contém parabenos. Possui proteção UVB (FPS 12).

Preço médio: 25,90 reais.

Esse é um clássico vermelho tomate! Aqui acontece um excesso de cremosidade, o que gera problemas na pigmentação. Esse batom provoca um efeito de brilho exagerado sobre os os lábios. Isso torna a tarefa de aplicar complicada, pois facilita borrões. Para garantir o efeito vermelhão, são necessárias várias camadas.

Batom vermelho bordô

Marsala – Natura Faces

“Tá na cara que combina com você! Faces traz produtos que te permitem se inventar e reinventar. Inspirado nas possibilidades da juventude, o Batom FPS 8 Faces traz cores vibrantes e modernas para seus lábios. Uma oportunidade para ousar na hora de maquiar e revelar sua personalidade.” (Descrição do fabricante Natura)

Não faz testes em animais. Também usa ingredientes de origem vegetal, além de material reciclável.

Preço: 14,30 reais.

A opção mais elegante da lista! O efeito dele se aproxima mais do cremoso, ao contrário de como a marca o classifica. Fácil de aplicar, pega a cor rapidamente e tem uma ótima cobertura. Tem um cheirinho de chocolate, muito bom!

Batom vermelho com fundo marrom

Pandora – Pausa para Feminices

“O Batom Pandora é aquele vermelho vampiresco que todas querem ter na sua coleção. Nasceu de uma mistura do Red Velvet com o Wicked da Lime Crime. Esse tom poderoso tem um fundo marrom que faz com que a cor fique linda em todos os tons de pele.” (Descrição do fabricante Pausa para Feminices)

Preço: 26,99 reais.

O batom mais matte e confortável! Sabe aquele acabamento sequinho e que te deixa segura? Você pode seguir sua rotina sem se preocupar! O aplicador facilita muito o uso e, combinado com a textura, desliza facilmente nos lábios. A intensa pigmentação e a secagem rápida são uma  vantagem, mas há um porém: as correções se tornam muito complicadas e acabam manchando os lábios. Aliás, ele tem um cheirinho bem gostoso de morango. Mesmo apresentando resultados distintos em cada uma, todas concordaram que a cor do batom é maravilhosa!

Tuscan Toast – Milani

“Milani sabe que o melhor jeito de chegar nos ambientes é se afirmando. Color Statament Lipstisck tem cores vibrantes que variam desde os lindos tons de rosa até os vermelhos radiantes. Formulado com componentes hidratantes, vitaminas A e C, Color Statament Lipstisck fica tão confortável nos lábios quanto parece.” (Tradução livre da descrição do fabricante Milani).

Não testado em animais.

Preço: 6,00 dólares.

O batom mais cremoso do universo dos batons! Ele peca no excesso de cremosidade, o que afeta em vários aspectos, desde a aplicação até a pigmentação. Ou seja, ele borra e sai fácil. Para bocas mais sensíveis, pode funcionar como um lip balm. Sentimos que o tom mudou bastante em cada uma e acreditamos que isso seja resultado da cor natural das bocas.

Marrom Terracota – Panvel

“Com pigmentos de brilho (glitter) e textura macia, com vitamina E, que hidrata e protege os lábios dos radicais livres, retardando o envelhecimento. Possuem ativos que preenchem as imperfeições dos lábios, disfarçando rugas e marcas nos lábios.” (Descrição do fabricante Panvel)

Preço: 14,99 reais.

É brilho que você quer? É brilho que você vai ter! Nos anos 90, esse gloss seria o mais comum da lista. Atualmente, ele é considerado o diferentão. Este produto confere efeito de brilho molhado e, como todo gloss, sua textura é pegajosa. Por isso, pode causar uma sensação desconfortável. Resumindo, é ótimo só para aqueles momentos em que você você pretende ficar pouco tempo com o batom na boca. Porém, é uma ótima opção para sair da zona de conforto. Para o seu propósito, apresenta uma boa cobertura da cor.

Batom vermelho alaranjado

Lauren – Ricosti

“Acabamento matte que hidrata e deixa os lábios intensamente mais bonitos. Cores Intensas. Alta Cobertura. Maior Fixação.” (Descrição do fabricante Ricosti)

Não testado em animais.

Preço: entre 11 e 18 reais.

O mais polêmico de todos! O efeito é quase fluorescente, digno de quem quer causar. Um dos problemas é a péssima cobertura em lábios que são mais ressecados. Apesar do aplicador funcionar bem, a pigmentação deixa a desejar. Em lábios mais sensíveis, gera um certo desconforto, parecido com um formigamento. Ah, tem um cheirinho bom!

So Chaud – MAC

“Fórmula de batom cremosa que proporciona cor altamente pigmentada e acabamento matte. Laranja avermelhado intenso.” (Descrição do fabricante MAC)

Não testado em animais.

Preço: 79,00 reais.

Outra opção para ousar! Esse batom de efeito matte cria ao mesmo tempo um acabamento aveludado, graças a sua textura cremosa. Por isso, a gente nem precisa dizer que ele super fácil de passar, né? A pigmentação é excelente, daquelas que você vai precisar retocar pouquíssimas vezes. O único ponto que discordamos é que em algumas bocas ele foi mais difícil de remover.

Batom vermelho rosado

Cherry Metalic – Dailus

“Nova Fórmula 12 horas que proporciona alta cobertura com efeito aveludado e matte. Secagem rápida. Cobertura extra. Efeito matte.” (Descrição do fabricante Dailus)

A marca não faz testes em animais, mas os produtos têm pelo menos um ingrediente de origem animal.

Preço: entre 17 e 30 reais.

Esse batom metálico cria um efeito de brilho nos lábios, parecido com um glitter. Ele tem uma cobertura média, que deixa difícil construir camadas. É fácil de aplicar e seca bem rápido. Surpreendentemente, fica bem sequinho na boca. Em alguns tons de pele, achamos que a cor puxou mais pro rosa. No fim, a gente concordou que a cor é linda!

D for Danger – MAC

“Fórmula de batom cremosa que proporciona cor altamente pigmentada e acabamento matte.” (Descrição do fabricante MAC)

Não testado em animais.

Preço: 79,00 reais.

Diferente do So Chaud, esse batom tem um efeito mais opaco e é um pouquinho mais difícil de aplicar. Ainda assim, a cobertura é maravilhosa! A cor também gerou opiniões diferentes, dependendo do tom de pele e da luz.

Dicas de como passar batom vermelho

Não há dúvidas de que os batons vermelhos são verdadeiros clássicos nas bocas das mulheres. Mas você sabia que existem diversos truques para aplicá-los? Sim! Afinal, borrões indesejados em tons marcantes não é nada agradável.

Seja em batons com fórmula cremosa em bastão, ou bala, até aqueles com acabamento matte na forma líquida, existe uma maneira certa de aplicação.

Antes de tudo, se os seus lábios são do tipo mais ressecados, não esqueça da hidratação adequada antes da aplicação do batom escolhido. Lábios descamados podem apresentar um resultado negativo com o batom vermelho.

Por isso, uma ótima dica é aplicar óleo de coco com o auxílio de uma escova de dentes sobre os lábios. Essa prática irá colaborar com a remoção de possíveis peles descamadas, o que atrapalha não só a aplicação do batom, mas também o seu resultado final.

Aplicar manteiga de cacau, karité ou um lip balm sobre os lábios logo antes da aplicação do batom também ajuda. Afinal de contas, ninguém quer escolher um batom bonito, mas que fique com uma má aparência na boca. Certo?

Agora sim, anote o passo a passo para uma aplicação sem erros!

  1. Com um delineador labial na mesma tonalidade do batom escolhido, desenhe com cuidado o contorno natural de seus lábios. Atente-se para a parte central dos lábios superiores. Essa prática irá colaborar com o resultado de uma melhor definição da boca, assim, evitando que o batom seja passado onde não é necessário.
  2. Após delinear os lábios, preencha também o restante da boca com o delineador. Assim, além de a cor do batom ser destacada, sua duração também será maior.
  3. Chegou a hora de aplicar o batom! Para isso, é recomendado que você realize a aplicação com a ajuda de um pincel, pois o acessório garante uma maior precisão, controle e uniformidade. No caso, se o batom selecionado já é líquido com aplicador em pincel, melhor ainda! Na hora de aplicar, siga o contorno feito pelo delineador e evite deixar qualquer parte da boca sem o produto. Ah! Inicie sempre a aplicação no centro dos lábios para as partes exteriores.
  4. Retire o excesso de batom com um papel de seda e então aplique uma segunda camada. Isso ajudará a aumentar a durabilidade do produto, além de proporcionar uma cor muito mais bonita.
  5. Coloque então um pedaço fino de tecido sobre os lábios e polvilhe pó compacto transparente. Essa prática irá colaborar com a duração do batom, além de corrigir possíveis falhas.
  6. Realize a aplicação de um corretivo ao redor dos lábios após a aplicação do batom, pois o produtinho irá evitar que o batom possa se espalhar com facilidade.
  7. Caso você deseje uma finalização com mais brilho, agora é a hora de aplicar o gloss ou brilho labial. Uma ótica dica é aplicá-lo apenas no centro dos lábios, assim, deixando-os com uma aparência e volume maiores do que o normal.

Já deu para perceber que a maquiagem é democrática, não é mesmo? Por isso, nosso propósito foi trazer referências e brincar com as possibilidades.

Deixe os tabus de lado e seja você mesma! O batom vermelho é só um recurso para te ajudar nessa missão. O importante é que ele seja apenas um reflexo do poder que você carrega dentro de si!

Mas e você, de qual batom gostou mais? Já usou algum deles? Conte suas experiências pra gente! Aproveite para conferir outras opções no Consulta Remédios! Lá você encontra os melhores preços em produtos de maquiagem!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 4,93 de 5)
Loading...

4 Comentários

Atenção: os comentários abaixo são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.