A principal função das unhas é proteger as pontas dos dedos, evitando machucados e ressecamentos. Mas elas também servem como elementos estéticos.

Unhas compridas, fortes e saudáveis são bastante desejadas por muitas pessoas. Mas fatores como idade, alimentação e temperatura podem influenciar em seu crescimento.

As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina, além de pequenas concentrações de ferro e cálcio.

Por isso, ingerir alimentos (carnes, ovos, leite) que contenham essas substâncias ajuda no crescimento e fortalecimento da camada.

Uma série de fatores são apontados como possíveis interferências no crescimento das unhas — até mesmo as temperaturas mais altas durante o verão podem favorecer.

Mas o que, de fato, sabe-se é que uma boa alimentação e os cuidados adequados são fundamentais para unhas compridas e fortes.

As que recebem muitos impactos ao longo do dia podem demorar mais tempo para crescer.

Pessoas que são expostas frequentemente a substâncias nocivas ou tóxicas (como drogas, formol e pesticidas) e pacientes que se tratam com medicamentos fortes (como a quimioterapia) também podem levar mais tempo para terem as unhas compridas.

Quanto tempo demora para a unha crescer?

Acredita-se que as unhas da mão cresçam duas vezes mais rápido que as dos pés. Em média, as das mãos crescem 3 milímetros por mês. Já as unhas dos pés demoram mais tempo, com uma média de 1,5 milímetro no mesmo tempo. Isso levando em consideração bons hábitos e cuidados com as camadas, que proporcionam uma unha saudável.

Se a unha da mão cair por completo pode levar até 6 meses para crescer. Caso aconteça isso com as unhas dos pés, será necessário cerca de 1 ano para retornar ao tamanho normal.

Leia mais: Unhas de gel: preço, decoradas, passo a passo, antes e depois

Como fazer a unha crescer rápido e forte?

Acredita-se que alguns fatores como idade, alimentação e genética determinam a velocidade que as unhas crescem.

Quanto mais nova for a pessoa, maiores as chances das unhas crescerem rápido e forte. Por isso, crianças devem ter as unhas cortadas com mais frequência que os adultos.

Estima-se, ainda, que o sexo masculino sai na frente quando o assunto é a velocidade de crescimento.

Além disso, questões hormonais também influenciam. Por exemplo, as unhas das mulheres crescem mais rapidamente durante a menstruação ou a gravidez.

Para ajudar a acelerar esse processo, cuide da alimentação e tome alguns cuidados no cotidiano:

  • Inclua a dieta os alimentos com proteína, como carnes vermelhas e brancas, ovos, peixes, leite e leguminosas (lentilha, feijão, ervilha e soja);
  • Evite bater ou provocar lesões nas unhas;
  • Evite o contato direto com produtos ou medicamentos fortes. Ao manusear produtos químicos ou de limpeza use luvas de borracha;
  • Procure manter as unhas limpas e hidratadas;
  • Se tiver algum fungo ou micose, trate-o conforme a orientação de um dermatologista;
  • Para de fumar, pois algumas substâncias (nicotina e alcatrão) presente no cigarro deixam as unhas mais quebradiças e amareladas;
  • Lixar e cortar a unha corretamente evita que a mesma encrave, o que possibilita que ela cresça livremente;
  • Pinte a unha no máximo uma vez por semana. Depois de retirar o esmalte, deixe-a sem nenhum produto por pelo menos 24 horas.

Leia mais: Tomar colágeno funciona? Entenda como ocorre a absorção

Algumas linhas de esmalte oferecem produtos de tratamento que ajudam no fortalecimento das unhas. Entre os produtos mais comuns estão as bases, óleos, cremes e esmaltes fortalecedores.

Algumas opções são:

Eles não vão, necessariamente, fazê-la crescer mais rápido. Mas podem fortalecer a camada e reduzir as quebras.

Receitas caseiras ajudam no crescimento das unhas?

Algumas sim, embora nenhuma destas receitas tenha comprovações científicas. Por isso, o melhor jeito de evitar complicações é consultando um dermatologista.

Esse profissional poderá te auxiliar com base em seu histórico médico, além de recomendar tratamentos saudáveis que terão mais chances de ajudarem no crescimento das unhas.

As pessoas que têm algum tipo de alergia aos componentes usados nessas receitas devem evitá-las. Conheça algumas das receitas utilizadas:

Alho

Acredita-se que o alho ajude a fortalecer a unha além de combater fungos e micoses que podem atrapalhar o crescimento da mesma.

A receita pode auxiliar no crescimento das unhas. Mas um dos lados negativos é o cheiro que fica nas mãos depois de retirar o produto.

O modo de fazer é bem simples, basta espremer de 5 a 10 dentes de alho e aplicar essa pasta sobre as unhas por 10 minutos. Enxágue com água. Faça isso todos os dias.

Água e sal

Os adeptos da receita indicam que o sal ajuda a endurecer a unha, tornando-a mais forte e evitando que quebre com facilidade.

Essa receita consiste em misturar água, sal e creme hidratante, e mergulhar as pontas dos dedos por 5 minutos. Indica-se fazer isso 3 vezes por semana.

Quando a pessoa tiver algum corte ou machucado no dedo, que esteja próximo da unha, o sal poderá causar ardência nesse ferimento.

Cebola

Esta receita consiste em cortar uma cebola e umedecer as unhas com o suco deste ingrediente.

Mas essa dica, se feita em excesso, pode acabar deixando as unhas amareladas. Além do cheiro forte que pode deixar nas mãos e nos pés.

Pasta de dente

A receita consiste em molhar as unhas em água bem gelada, depois passar a pasta de dente sobre a camada, massageando por 10 minutos. Por último, limpar com um pano úmido.

Porém, vale destacar de que a pasta ou creme dental não possuem comprovação de benefícios às unhas. Apesar de não haver muitos riscos envolvidos, pode não haver resultados positivos também.

Afinal, dá para fazer a unha crescer em 1, 2 ou 5 dias?

Cientificamente não há nenhuma comprovação de receita que possa fazer as unhas crescer tão rapidamente.

Especula-se que as unhas crescem em uma velocidade entre 1,5 e 3 milímetros por mês. O crescimento das unhas é maior durante o dia e em temperaturas quentes.

Existem produtos que podem acelerar um pouco esse processo devido ao fortalecimento das camadas ou do próprio organismo. Para saber qual é o tipo de tratamento mais indicado para suas unhas, consulte um dermatologista.


Ter unhas grandes e bonitas é o objetivo de muitas pessoas. Mas para que a unha esteja saudável, são necessários alguns cuidados. Alimentação, hormônios e até os esmaltes influenciam no crescimento das unhas.

O Minuto Saudável traz muita informação sobre beleza. Confira nossas postagens!!!

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *