Saúde

Maio Verde: mês do Combate e Prevenção ao Glaucoma

Publicado em: 21/05/2022Última atualização: 01/06/2022
Publicado em: 21/05/2022Última atualização: 01/06/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Durante o mês de maio é realizada a campanha Maio Verde, que tem como objetivo a conscientização sobre o glaucoma. A condição, que é considerada silenciosa por apresentar sintomas quando está em fase avançada, atinge cerca de 900 mil brasileiros e está entre as principais causas da cegueira. 

Maio foi escolhido por ser o mês no qual é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, que acontece no dia 26.

A seguir, você confere mais informações sobre a condição, suas causas, sintomas, tratamentos e como apoiar a campanha do Maio Verde. Confira!  

O que é e o que causa glaucoma?

O Glaucoma (CID 10 - H40) faz parte de um grupo de condições que lesionam o nervo óptico (parte responsável por levar a informação da visão até o cérebro) e provocam a perda progressiva e irreversível da visão. 

Os dois principais tipos da doença são:

  • Glaucoma de ângulo aberto: tipo mais frequente, a obstrução do nervo óptico tem desenvolvimento lento e acontece por partículas microscópicas;
  • Glaucoma de ângulo fechado: a obstrução pode ocorrer repentinamente ou lentamente e acontece porque o ângulo entre a íris e a córnea é estreito.
Publicidade
Publicidade

Sintomas de glaucoma

Os sintomas variam de acordo com o tipo do glaucoma, sendo que o glaucoma de ângulo aberto costuma ser indolor e não manifesta sintomas até que o (a) paciente comece a perder a visão. 

Além disso, em alguns casos, há o desenvolvimento de visão de túnel, ou seja, o (a) indivíduo (a) enxerga aquilo que se encontra à sua frente, mas não tem a visão das outras direções.

Já o glaucoma de ângulo fechado pode causar alguns sintomas como: 

  • Visão embaçada;
  • Dor forte e repentina nos olhos;
  • Inchaço nos olhos; 
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Náusea e vômito.

Se você possui algum dos sintomas descritos acima, procure um (a) médico (a) oftalmologista imediatamente!

Publicidade
Publicidade

Tratamento

O tratamento para a condição dura a vida inteira e varia de acordo com cada paciente, levando em consideração alguns fatores como a idade, a gravidade do glaucoma e o histórico médico familiar. Entre as possíveis formas de tratamento estão o uso de medicamentos, aplicação de laser e, em alguns casos, cirurgia. 

Ademais, é importante ressaltar que a perda da visão por glaucoma é irreversível e o tratamento visa evitar novos danos e dar mais qualidade de vida ao paciente. 

Leia também: Glaucoma: tem cura? Quais são os colírios utilizados?

Como prevenir o glaucoma?

Não há como prevenir o glaucoma. No entanto, o diagnóstico precoce é a melhor maneira de controlar a perda de visão e prevenir o aparecimento de novas lesões. Para isso, é necessário manter consultas frequentes com um (a) médico (a) oftalmologista.

É importante realizar consultas frequentes com o (a) oftalmologista.
Publicidade
Publicidade

Campanha Maio Verde

O Maio Verde é uma campanha de conscientização que tem como objetivo informar a população a respeito do glaucoma, seus fatores de risco, consequências, tratamento e a importância do diagnóstico precoce.

Durante o mês são realizadas ações, eventos e palestras a respeito da condição, que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. 

A população pode colaborar com a campanha ao compartilhar materiais e artigos de fontes confiáveis sobre a condição com sua família, amigos e nas redes sociais, além de participar de eventos, palestras e webinars. 

Além disso, outra maneira de colaborar com o maio verde é mantendo consultas regulares com o (a) oftalmologista que, como mencionado anteriormente, é a melhor forma de controlar a condição.

Leia também: Colírio: veja opções lubrificante, anestésico e mais

____________________

Ir ao (a) médico (a) regularmente é fundamental para garantir que está tudo bem com a saúde. No caso de dúvidas, entre em contato com um (a) oftalmologista. 

Continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais conteúdos sobre saúde dos olhos, prevenção e bem-estar!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade