A injeção anticoncepcional é uma opção para quem tem dificuldade de se adaptar ao uso da pílula, por esquecer de tomar no mesmo horário e todos os dias.

É um método composto pelo hormônio progesterona ou progesterona e estrogênio juntos, com doses de longa duração. A aplicação pode ser realizada mensal ou trimestral, na região glútea.

Apesar de ser considerado um método prático, não é recomendado para todas as mulheres. Para recebê-lo, antes, é necessário verificar a possibilidade com o ginecologista. Quem deve aplicar a injeção é um profissional da área da saúde.

Vantagens

Um dos principais atrativos, digamos assim, é a sua durabilidade. Durante 1 a 3 meses a mulher não precisa se preocupar diariamente com essa questão. Outras características consideradas positivas na injeção contraceptiva envolvem os seguintes fatores:

  • Não exige controle diário ou semanal;
  • A injeção de 3 meses é uma alternativa para as mulheres em que o hormônio estrógeno é contraindicado;
  • Não interfere na vida sexual;
  • Algumas injeções podem ser utilizadas durante a amamentação;
  • Em alguns casos, também ajuda na redução do fluxo menstrual e das cólicas.

Leia mais: Anticoncepcional DIU (mirena, cobre): o que é, preço, como funciona

Desvantagens

Uma característica negativa da injeção anticoncepcional é o fato de ser irreversível pelo tempo de 1 ou 3 meses. Diante de efeitos colaterais, não tem como interromper o seu uso.

Outros pontos não muito vantajosos desse método são:

  • Por ser aplicado por meio de injeção, pode não ser uma boa opção para quem tem medo de agulha;
  • Pode provocar dores de cabeça e alteração no humor;
  • Pode causar desconforto abdominal e aumento de peso;
  • Em algumas mulheres, provoca ciclos menstruais desregulados;
  • Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis;
  • Pode causar irritação e dor no local aplicado;
  • Ainda que raro, a injeção mensal pode provocar complicações como ataque cardíaco, trombose e acidente vascular cerebral;
  • Precisa ser aplicada por alguém da área de saúde.

Perguntas frequentes

Esclareça algumas das principais dúvidas sobre o uso da injeção anticoncepcional:


Preciso ir ao hospital para aplicação da injeção anticoncepcional ou ela pode ser aplicada em farmácias?

Ela deve ser  administrada por algum profissional da área da saúde, mas não é obrigatório ir até um hospital para que a injeção seja aplicada por um médico. Ela pode ser aplicada pelo próprio farmacêutico, na compra do medicamento.

O contraceptivo injetável afeta a fertilidade da mulher a longo prazo?

As injeções interferem de modo provisório na fertilidade da mulher, mas não deve deixá-la infértil. Contudo, pode demorar um pouco mais para engravidar após abandonar as injeções, quando comparado com a pílula.

Em algumas mulheres, pode levar até um ano. Esse tempo, no entanto, varia para cada mulher e não está associado ao tempo de uso.

A reaplicação da injeção deve ser feita de acordo com o primeiro dia do ciclo menstrual?

Não, a reaplicação não acontece de acordo com o ciclo menstrual, mas de acordo com a periodicidade da própria injeção. Se for uma injeção mensal, a cada 4 semanas deve ser reaplicada, no caso de uma injeção trimestral, a cada 12 semanas.

Leia mais: Calendário Menstrual (tabelinha): como calcular período fértil, apps

Existe um número máximo de aplicações de contraceptivo injetável que podem ser feitas?

Se esse for o método mais adequado para o seu caso, não existe um número mínimo ou máximo de aplicações. Deve ser feito, no entanto, alguns check-ups para verificar se sua saúde está em dia e se o uso desse método não está trazendo nenhum risco.

O que decide quantas vezes será feito o uso são fatores como vida sexual ativa e querer ou não uma gestação.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

10 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. se tiver relaçao 3 dias antes de tomar a injeçao, e no dia de tomar eu nao tomar. seria possivel eu engravidar.?

    1. Olá, Natalia.
      Toda relação sexual sem proteção gera riscos de gravidez. Se você fizer sexo desprotegido, ou seja, antes de tomar o anticoncepcional, e tomá-lo ou não após os 3 dias, os riscos serão os mesmos.
      Por isso, caso não esteja usando as injeções, é necessário usar camisinha ou outro método contraceptivo.

  2. Tomo a injeção noregyna a 1ano e 10meses.devo dar pausa?tô querendo dar uma pausa e comessar a usar comprimido.

  3. Eu tomei apenas a primeira dose da injecao de 3 meses, e tive relacao sem me previnir falta tres dias pra mim toma a segunda dose corro algum risco de engravidar?

    1. Olá.
      Os anticoncepcionais tendem a fazer mais efeito se forem tomados corretamente. Para evitar uma gestação, a forma correta é usar dupla proteção (anticoncepcional e preservativo, por exemplo). Em caso de dúvidas, procure a orientação de um ginecologista.

  4. Tomei a injeção, seu efeito é imediato? Me disseram que eu deveria esperar cerca de duas semanas pra ter uma relação desprotegida.

    1. Olá.
      O mais recomendado é que você utilize outros métodos contraceptivos (preservativos, por exemplo) por pelo menos 1 mês após iniciar o tratamento com as injeções anticoncepcionais. Há medicamentos que requerem mais ou menos tempo. Para saber com exatidão, o mais recomendado é conversar sobre isso com o profissional ginecologista que te receitou esse fármaco ou então buscar por orientações na bula do medicamento.

  5. Boa Noite! Estou tomando a injeção mensal todo dia 16 de cada mês, já se passou 4 meses, e nesse 4° minha menstruação atrasou. A moça da farmácia disse que tenho que tomar a cada 30 dias e não todo dia 16, pois tem meses que tem 31 dias. Está correto? Pois se for nessa lógica quando for tomar a daqui 2 meses vai ser dia 15, e depois de dois meses 14, e por ai vai…
    Desde já obrigado!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *