A gravidez é um dos períodos mais importantes na vida de algumas mulheres. E nessa fase é normal que surjam dúvidas sobre a alimentação, os cuidados e até a rotina de beleza.
Dúvidas como grávida pode fazer luzes ou progressiva são normais e envolvem muitos mitos e tabus.
Na grande maioria dos casos sim, desde que o produto usado seja aplicado somente nos fios, sem encostar no couro cabeludo e que o(a) profissional saiba sobre a gestação.
Também é importante que os descolorantes usados nesse processo não contenham substâncias pesadas como amônia e arsênio.
Em caso de dúvidas, o recomendado é ler o rótulo e conversar com profissionais para verificar se há alguma contraindicação.
O ideal é que a gestante faça o procedimento em salões, e não em casa. O local deve ser bem arejado e a pessoa responsável deve estar ciente da gestação.
Outra regra é aplicar o mais longe o possível da raiz, sempre tomando cuidado para que o produto não encoste no couro cabeludo.
Vale ressaltar que não são todas as mulheres que podem usar químicas nos fios durante a gestação.
Se a situação for delicada ou a saúde da mãe e do neném estiver em risco, o melhor a fazer é evitar esses procedimentos.
As luzes podem ser feitas, desde que os produtos usados não possuam substâncias agressivas em sua composição.
Já quanto a progressiva, o grande problema é que esse processo envolve formol, substância considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O formol pode trazer prejuízos como:
Por isso, o mais ideal é evitar a progressiva durante a gestação e o período de aleitamento materno.
Mas outros métodos para alisar as madeixas, como chapinhas e escovas de cabelo, são permitidos, uma vez que não precisam de nenhum produto químico para surtirem efeito.
Sim, a gestante pode fazer selagem capilar desde que o processo seja feito depois dos 3 primeiros meses. Deve-se dar preferência para os produtos que serão aplicados somente nos fios e não no couro cabeludo. Assim, o organismo da mulher tende a não absorver o químico, reduzindo as chances do bebê ser afetado.
Já o uso de produtos com formol está proibido porque essa substância pode comprometer o bom desenvolvimento do neném.
Além do formol, outras substâncias como chumbo, resorcina e hidroquinona também não devem ser usadas durante a gestação.
Isso porque, ao terem contato com o organismo, entram na corrente sanguínea e chegam até a placenta, o que pode causar falência ou má formação dos órgãos do bebê e até abortos.
Depende do tipo de produto que você usou.
Se o processo envolveu químicos mais fortes, vale conversar sobre isso na próxima vez que for à consulta obstétrica.
O mais recomendado é não entrar em desespero, conversar com o médico e não repetir o processo até que a criança pare de mamar.
As luzes durante a gestação são permitidas desde que os produtos usados não sejam fortes, ou seja, contenham metais pesados e substâncias tóxicas. O Minuto Saudável traz outras informações sobre cuidados na gestação. Confira nossas postagens!!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.