Pet

DST em cachorros e gatos: como identificar e tratar

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 08/08/2022Última atualização: 08/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 08/08/2022Última atualização: 08/08/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são um tabu na saúde humana e, por consequência, são pouco abordadas e discutidas, o que contribui para a disseminação desse tipo de condição. 

O quadro não muda muito quando falamos de pets. Muitas pessoas não sabem, mas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) também acometem cachorros e gatos.

A falta de informação e a falta de vacinação e castração dos bichinhos contribuem e muito para a disseminação dessa doença que causa muito sofrimento.

Para saber mais sobre essas doenças, como a transmissão ocorre e como tratá-las e preveni-las, continue acompanhando o artigo.

O que são Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)?

Assim como acontece com os humanos, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por microrganismos (protozoários, vírus ou bactérias) e transmitidas durante o ato do coito. 

Essas doenças são transmitidas entre animais da mesma espécie e são mais comuns nos pets que vivem no meio urbano e têm contato com outros animais com acesso não supervisionado à rua. 

Quando não tratadas, essas doenças podem evoluir para quadros mais sérios, como óbito e aborto em caso de infecção em pets gestantes. Portanto, a conscientização dos (as) tutores (as) quanto a existência dessas doenças é fundamental para que seja possível preveni-las.

As DST que acometem cães e gatos são causadas por microorganismos que são transmitidos de diversas formas.
Publicidade
Publicidade

Tipos de DST

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) mais comuns em cachorros e gatos são o Tumor Venéreo Transmissível (TVT) e a Brucelose. A seguir, você confere as principais características de cada uma:

Tumor Venéreo Transmissível (TVT)

Também conhecido como Tumor de Stickers, o TVT é uma doença causada por um vírus que acomete, principalmente, cachorros que vivem em áreas urbanas.

A transmissão acontece por meio do contato direto de um animal sadio com um animal contaminado, principalmente durante o coito.

Por fim, entre suas principais características estão a formação de tumores com aspecto semelhante à couve-flor nos órgãos genitais. Apesar de contagioso, o TVT possui tratamento que, quando feito da forma adequada e a tempo, proporciona grandes chances de cura.

Brucelose

A brucelose é uma DST causada pela bactéria Brucella sp, que acomete cachorros e gatos. Ela penetra facilmente em qualquer membrana mucosa, como boca e ânus, por isso é facilmente transmitida de um animal contaminado para um animal sadio. 

A condição pode ser assintomática ou apresentar sintomas difíceis de serem associados, como abortamento no fim da gestação, nascimento de animais fracos ou prematuros e inflamação dos testículos. 

Por ser transmitida para seres humanos, a doença é considerada uma zoonose. Além disso, apesar de existir tratamento, mesmo o animal tratado é considerado portador e transmissor da doença pelo resto da vida. 

Publicidade
Publicidade

Transmissão

Como o próprio nome sugere, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) em cachorros e gatos são transmitidas, principalmente, durante o coito. Contudo, essas doenças também podem ser transmitidas de outras formas. 

Os microrganismos causadores das DST costumam ficar no ambiente em que  transitam, aumentando assim a possibilidade de contágio de outros animais em situações como passeios, por exemplo.

O TVT, por exemplo, pode ser transmitido de um animal infectado para um saudável por meio do contato com a região acometida pela doença. O coito e o hábito instintivo de cheirar a região íntima de outros animais são algumas das formas de contágio.

Já no caso da brucelose, além do coito, a doença pode ser passada da mãe para os filhotes durante o parto e por meio do contato com sêmen e urina de machos contaminados. 

O contato com secreções de pets contaminados é uma das formas de transmissão.

Sintomas de DST em cachorros e gatos

Os sintomas de TVT são bem visíveis, pois apresentam pequenos tumores (nódulos) avermelhados com aparência semelhante à de uma couve-flor. Além disso, os animais  possuem secreção com sangue na área afetada, podendo ser nos órgãos íntimos, boca ou nariz. 

Nos quadros mais graves, o animal pode apresentar apatia (cansaço, desânimo e fraqueza) e dor para comer ou urinar dependendo da área acometida. 

Por outro lado, a brucelose costuma ser silenciosa, o que dificulta o diagnóstico e atrasa o tratamento. Contudo o abortamento no final da gestação, nascimento de animais prematuros ou fracos, retenção de placenta, inflamação uterina, artrite e febre são fortes indícios da doença em fêmeas. No caso dos machos, inflamação e aumento do saco escrotal também são sintomas que sugerem a infecção. 

Caso observe algum dos sintomas descritos acima, leve seu animal ao veterinário imediatamente para que ele possa ser avaliado, diagnosticado e inicie o tratamento o mais rápido possível!

Leia também: Com que frequência devo levar meu pet ao veterinário?

Publicidade
Publicidade

Diagnóstico da DST em cachorros e gatos

O médico (a) veterinário (a) chega ao diagnóstico após analisar o resultado de alguns exames. A seguir, você confere como é esse processo e quais análises são comumente solicitadas:

Tumor Venéreo Transmissível 

No caso do TVT, o (a) veterinário se baseia na anamnese, ou seja, nas informações dadas pelo (a) tutor (a) e no exame físico do animal para diagnosticar, pois se trata de uma doença com lesões bem características. 

Para confirmar o TVT, o (a) profissional pode solicitar alguns exames laboratoriais, como o exame citológico e biópsia. 

Brucelose

Já para diagnosticar a brucelose, o (a) médico (a) veterinário (a) também vai se basear na anamnese e nos exames clínico e laboratorial. No caso do último, os do tipo citológico, hemograma completo, hemocultura, cultura microbiana e sorologia são comumente solicitados.  

Vale lembrar que o diagnóstico só pode ser feito pelo (a) médico (a) veterinário (a), pois apenas ele (a) é qualificado (a) para avaliar o quadro do animal, solicitar os exames necessários para fechar o diagnóstico e recomendar um tratamento.

Tratamento para DST em cachorros e gatos

O tratamento varia de acordo com o diagnóstico. No caso do TVT, ele é mais complexo, pois tem como base a quimioterapia e, em alguns casos, cirurgia para remoção de tumores. 

Mesmo sendo complexo e apresentar diversos efeitos colaterais, como perda de pelos, anemia, febre e problemas gastrointestinais, o tratamento do TVT tem 90% de chance de cura.

Apesar de o tratamento da brucelose ser baseado na castração do animal contaminado, ele ainda pode transmitir a doença após o procedimento. Além disso, mesmo com a administração de antibióticos específicos, não é possível impedir que o animal continue sendo um portador da bactéria. 

O tratamento para DST em cachorros e gatos varia de acordo com o diagnóstico.

Cuidados diários

Por se tratar de uma doença contagiosa, o ideal é isolar os animais contaminados dos sadios durante o tratamento para evitar a transmissão. Portanto, evite frequentar espaços que outros animais também frequentam, seja dentro de casa ou fora, como parques e daycare. 

É imprescindível que os (as) tutores (as) sigam todas as recomendações do  (a) veterinário que está acompanhando o caso. Elas são cruciais para a boa recuperação do animal infectado e para impedir a transmissão para outros pets.

Como prevenir DST em cachorros e gatos?

A boa notícia é que as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) em cachorros e gatos podem ser prevenidas com alguns cuidados básicos. Entre eles está a realização de exames antes das cruzas, para se certificar de que ambos os animais estão saudáveis e não irão transmitir nenhuma doença.

Também é necessário evitar que a fêmea tenha contato com machos desconhecidos durante o cio ou que o seu pet macho tenha acesso livre à animais que vivem na rua. 

Além dos cuidados durante o cruzamento, as interações com outros pets também requerem cuidados. Portanto, nos passeios, não permita que seu pet cheire ou lamba a região íntima de outros animais.

Por fim, mantenha a higiene do seu animal em dia, como banhos e tosa higiênica, e atualize anualmente as vacinas necessárias para ajudar a fortalecer a imunidade.

As DST em cachorros e gatos têm cura?

Felizmente, o prognóstico do Tumor Venéreo Transmissível (TVT) apresenta grande chance de cura desde que a doença seja diagnosticada e tratada o mais rápido possível. 

Contudo, não se pode dizer o mesmo sobre a brucelose. Apesar de o animal não apresentar sintomas na maioria dos casos, a infecção não tem cura e perdura mesmo após a castração e o tratamento.


Apesar das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) em cachorros e gatos serem muito sérias, é possível preveni-las com atitudes simples no dia a dia. 

Além disso, caso tenha identificado algum sintomas semelhantes em seu pet, não deixe de levá-lo ao veterinário o quanto antes! O tratamento precoce é fundamental para evitar a progressão de ambas as doenças e o sofrimento do seu bichinho.

Para mais informações sobre saúde pet, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!  

Imagem do profissional Kenny Cardoso
Este artigo foi escrito por:

Esp. Kenny Cardoso

Médica veterinária pela Universidade Federal Fluminense com mestrado em Medicina Veterinária.Leia mais artigos de Esp. Kenny
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade