Pet

Com que frequência devo levar meu pet ao veterinário?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 17/03/2022Última atualização: 31/05/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 17/03/2022Última atualização: 31/05/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Você sabia que a frequência de visitas ao veterinário variam de acordo com a idade e condição do seu pet? É fato de que os animais devem ser levados ao veterinário para realizar a vacinação e toda vez que apresentar algum sintoma, mas será que o seu pet deve ir ao veterinário em alguma outra situação?

Muita gente acredita que só se deve levar os cães ao veterinário para vacinar ou quando estes não estão bem. Porém, assim como na medicina humana, as consultas veterinárias de rotina têm muita importância, já que elas possibilitam realizar o diagnóstico precoce de doenças antes mesmo que o animal apresente sinais evidentes, sendo assim possível tratar o mais cedo possível. 

Portanto, a frequência de visitas ao veterinário pode ajudar no diagnóstico precoce de doenças e, em alguns casos, pode significar menos sequelas, mais tempo de vida, um tratamento mais curto e simples ou, até mesmo, salvar a vida do seu amiguinho.

Com que frequência devo levar meu pet ao veterinário?

Assim como nós, nossos pets também devem fazer consultas de rotina para garantir que estão saudáveis de fato. A frequência dessas consultas de rotina varia de acordo com a idade e estado de saúde do animalzinho. A seguir, você confere a recomendação para cada faixa etária e necessidade:

Filhotes

Os animaizinhos devem visitar com frequência o veterinário, de preferência mensalmente pelo menos até os 4 meses, quando se completa o protocolo vacinal.

Durante essas consultas, o (a) profissional deve avaliar o animal, observar possíveis alterações e instruir o tutor sobre alterações que animalzinho pode apresentar enquanto está em processo de crescimento, o que deve ser observado, sobre a importância do protocolo de vermifugação e sobre possíveis procedimentos futuros, como a castração.

Adultos

Muitos tutores só levam seu animal adulto ao veterinário quando esse apresenta algum sinal de que não está saudável. Porém, independente do estado de saúde do animal, as consultas de rotina têm um papel muito importante na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. 

No caso de cães adultos, a consulta é anual e conta com reforço anual das vacinas obrigatórias e análise profissional quanto ao estado de saúde do animal. 

Além disso, assim como os filhotes, os animais adultos também precisam realizar vermifugação periódica. Portanto, nessa visita uma vez ao ano, o profissional deve prescrever e instruir o tutor quanto a forma de administrar e frequência da vermifugação.

Após analisar o animal, o veterinário também pode indicar a realização de controle de parasitas (como pulgas e carrapatos) caso veja necessidade. Em seguida, o profissional indicará a melhor forma de realizar o controle e instruir o tutor quanto aos procedimentos.

Idosos

Os animaizinhos idosos apresentam mudanças tanto na aparência, quanto nas limitações, assim como acontece conosco. É comum que ele apresente pelos brancos, menos energia para brincar e algumas dificuldades físicas para fazer coisas que ele conseguia fazer antes. Essas mudanças podem começar a ficar perceptíveis a partir dos 4 ou 6 anos, dependendo do porte do animal. 

Durante essa fase da vida do animalzinho, alguns problemas de saúde aparecem com mais frequência do que antes, como a obesidade, problemas hormonais e neoplasias. Logo torna-se ainda mais importante realizar consultas rotineiras, a fim de diagnosticar precocemente qualquer um desses problemas e tratar o quanto antes. 

A realização da consulta rotineira em cães idosos pode ter um impacto significante na expectativa de vida e na qualidade de vida do seu animal. O intervalo recomendado de consultas para cães em idade senil é de, no mínimo, 6 meses

Além disso, é importante levar o animal ao veterinário sempre que houver qualquer sinal de que ele não está bem ou alguma alteração de seus hábitos, como aumento ou diminuição do apetite, defecação, consumo de água, frequência urinária e disposição.

Animais com necessidades especiais ou com alguma doença crônica

Essa frequência de consultas de rotina pode ser maior no caso de animaizinhos com necessidades especiais ou que foram diagnosticados com doenças crônicas que exigem mais cuidados e consultas com menos intervalos entre elas. 

Nesses casos, a frequência de consultas deve ser determinada pelo médico veterinário responsável pelos cuidados do animal. Esse profissional deve avaliar o caso do animal e então definir quando o pet deve retornar para acompanhar a evolução do animal.

A frequência de visitas ao veterinário depende da idade e da condição atual de saúde do seu pet.
Publicidade
Publicidade

Quais são os sinais de que devo levar meu animal ao veterinário?

Quando o assunto é a saúde do seu animalzinho, é muito importante que você observe atentamente os hábitos dele. Essa observação vai possibilitar o descobrimento precoce de problemas de saúde e auxiliar o veterinário durante o diagnóstico. Mas o que devemos observar? 

Devemos sempre estar atentos aos sinais a seguir e caso observarmos algum deles, devemos levá-lo ao veterinário o quanto antes:

Alteração no apetite do animal

É muito comum que animais que não estão muito bem de saúde apresentem falta de apetite ou menos interesse nos alimentos. O oposto também deve ser observado, já que o ato de comer muito e muito rápido pode ocasionar problemas de saúde e essa observação pode nortear o veterinário na sua consulta.

Alteração no consumo de água

A diminuição do consumo de água, assim como de alimentos, também pode ser indicativo de que seu animalzinho não está bem assim como quando há consumo excessivo, que é inclusive característico de algumas doenças.

Frequência urinária

Dependendo do que está acometendo a saúde do seu animal, ele pode estar urinando mais ou menos do que o normal. Além da frequência, também é importante observar a aparência e cor da urina do seu animal.

Frequência na defecação 

Diversos problemas de saúde podem afetar não só a frequência, como também a consistência (como no caso da diarreia) e aparência das fezes (como presença de sangue e muco).

Vômito e diarreia recorrentes

Esses sintomas, por si só, devem acender um sinal de alerta, pois querem dizer que o animal não está bem e que deve ser levado ao veterinário o quanto antes. 

Lesões de pele

A presença de feridas, de coceira excessiva e perda de pelo além do normal (localizada ou generalizada pelo corpo) também são sinais de que o seu animalzinho deve ser consultado por um veterinário.

Dificuldade para se locomover

Dificuldade para levantar, sentar e andar são sinais de que algo está errado com o seu amiguinho e que é preciso procurar um (a) veterinário.

Tosse e dificuldade para respirar

Tanto a tosse, quanto a dificuldade de respirar são sinais de que o seu animal não está bem e deve ser consultado por um profissional. Esses sinais costumam estar relacionados a problemas respiratórios, porém também podem ser apresentados em algumas doenças cardiológicas, portanto, não devem ser negligenciados.

Alterações no comportamento

Nesse caso, o animal pode apresentar menos vontade ou disposição para brincar e passear, sendo sinal de que algo não está bem. Caso ele aparente estar mais agitado e agressivo, também é importante que o animal seja avaliado pelo veterinário. 

Halitose

Presença de odor desagradável e mais forte do que o normal na boca do animal também pode indicar que algo está acontecendo com o seu animalzinho. O mau hálito pode ser causado por tártaro ou, até mesmo, por doenças mais graves.

Esses são alguns sinais de que a saúde do seu animal não anda bem. Caso esse sou outros sintomas adversos sejam observados, o pet deve ser levado ao veterinário assim que possível. 

Além dessas alterações citadas acima, a observação de qualquer outra alteração é muito importante para auxiliar no diagnóstico do seu amiguinho. Logo, observe seus animais de perto e, sempre que necessário, conte com o (a) seu (a) veterinário (a).

Leia também: Como dar remédio para cachorro? Comprimidos e líquido

Publicidade
Publicidade

O que é avaliado e solicitado na consulta veterinária?

Nas consultas de rotina é avaliado o estado geral de saúde do animal. Para isso, o veterinário irá examinar as patinhas, olhos, cavidade oral, ouvidos, temperatura do animal,entre outros.

Além de realizar exames físicos durante a consulta, o (a) veterinário (a) fará perguntas ao tutor que podem ser importantes para avaliar o estado de saúde do animal. Caso o (a) profissional observe algo que pode indicar um problema de saúde, ele (a) pode solicitar algum exame específico para investigar e chegar a um diagnóstico, como exames de sangue, de imagem (Raio-X) e exames cardiológicos, por exemplo.

Exames e avaliação da condição física do pet são avaliados na consulta veterinária.

As consultas de rotina, como vimos ao longo do texto, são essenciais para uma qualidade de vida melhor para o seu bichinho de estimação. Portanto, não espere algum sintoma adverso para levá-lo ao veterinário.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações e dicas pet!

Imagem do profissional Kenny Cardoso
Este artigo foi escrito por:

Esp. Kenny Cardoso

Médica veterinária pela Universidade Federal Fluminense com mestrado em Medicina Veterinária.Leia mais artigos de Esp. Kenny
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade