Amamentar é um processo natural para a espécie humana e para todos os outros mamíferos, pois isso garante a sua sobrevivência. O leite da mãe é a melhor fonte de nutrientes e o principal alimento para o filho recém-nascido.
Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança por, no mínimo,os primeiros seis meses de vida.
Ainda no segundo ano de vida, continua sendo uma importante fonte de nutrientes, especialmente de proteínas, gorduras e vitaminas.
O leite materno sofre alterações na sua composição conforme as necessidades do bebê, o tempo e a fase da mamada. Por esse motivo, pode ser considerado um alimento vivo.
Devido a isso, a extração e o armazenamento desse leite devem ser feitos de forma cuidadosa, para manter suas propriedades nutritivas e evitar que estrague.
As recomendações a seguir podem ser consideradas para o armazenamento do leite materno para seus filhos e também para mães que possuem leite excedente e querem fazer a doação para um banco de leite humano. Confira!
A retirada do leite materno pode ser feita de forma manual ou com uma bomba de sucção. Cada extração deve durar cerca de 10 a 15 minutos e deve ser feita a cada 2 ou 3 horas durante o dia e pelo menos uma vez à noite. Não é aconselhável ficar mais de 8 horas sem extrair o leite.
Confira as recomendações do Ministério da Saúde para extração do leite materno:
Se o leite não for suficiente para encher o frasco, você pode completá-lo em outra coleta (no mesmo dia). No outro dia, comece com um novo frasco.
Deixe sempre um espaço de dois dedos entre a boca do frasco e o leite.
Seguir essas recomendações é muito importante para preservar a qualidade do leite e não haver risco de contaminação.
O leite materno, após ser extraído, deve ser armazenado em um recipiente adequado e com identificação, contendo informações como a data e horário da coleta. Se não for consumido nas próximas 2 ou 4 horas, deve ser refrigerado ou congelado.
Ele deve ser armazenado em recipientes esterilizados para não correr o risco de contaminação. A esterilização deve ser feita em água fervente por 15 a 20 minutos.
Após a esterilização, o recipiente deve secar naturalmente, com a abertura para baixo e em cima de uma toalha ou pano de prato limpo.
Segundo alguns estudos, não há um consenso quanto ao recipiente mais adequado para o armazenamento do leite materno.
As opções podem ser vidro ou em recipiente de plástico (polipropileno).
O leite também pode ser armazenado na mamadeira comum esterilizada, desde que esteja bem vedada e com tampa.
Segundo o Ministério da Saúde, recipientes de vidro com tampa de plástico, devidamente esterilizados, também podem ser utilizados (como os de café solúvel ou maionese).
Existe também no mercado recipientes plásticos esterilizados para armazenar o leite de forma prática.
A durabilidade do leite materno pode variar de acordo com o local de armazenamento.
Além do recipiente adequado e esterilizado, o local da armazenagem (geladeira ou freezer) e a temperatura (ambiente ou refrigerada) vão estabelecer a duração do leite.
Se armazenado corretamente, o leite materno não perde as suas propriedades nutritivas. As recomendações são:
O leite materno em temperatura ambiente, quando corretamente armazenado, pode durar por até 4 horas. Esse tempo vale também durante a mamada.
Se o bebê começou a tomar o leite materno e não tomou tudo, esse mesmo leite ainda pode ser consumido em até 4 horas. Após esse tempo, o leite deve ser descartado.
Vale lembrar, que em estações do ano ou regiões mais quentes, esse tempo de duração pode ser menor.
O mais indicado é que a criança consuma o leite imediatamente após retirado. Isso porque com o tempo há um aumento do risco de contaminação por microrganismos presentes no ambiente.
O Ministério da Saúde recomenda que o leite materno cru (não pasteurizado), seja conservado em geladeira por até 12 horas.
Lembrando que ele deve estar em um recipiente adequado e esterilizado e armazenado corretamente na geladeira sem variação de temperatura.
Já no congelador, a indicação do Banco de Leite Humano é armazenar por no máximo 15 dias.
O congelador não deve ser do tipo acoplado dentro da geladeira. O ideal é que o leite materno seja armazenado dentro do freezer e nunca deixado na porta, pois nesse lugar há uma variação maior na temperatura.
A indicação é que a temperatura de armazenamento em congelador seja em torno de -10ºC.
Não deixe o leite materno descongelar em temperatura ambiente. O ideal é deixá-lo na geladeira para ser descongelado e logo após ser aquecido.
Não é recomendado congelar o leite materno após ser descongelado. Use-o imediatamente e descarte o que sobrar.
O leite deve ser descongelado e aquecido no próprio frasco. Ele deve ser aquecido em banho-maria e agitado antes de ser oferecido à criança.
O Ministério da Saúde alerta que não é recomendável ferver, nem aquecer o leite no micro-ondas, pois esse tipo de aquecimento pode destruir fatores de proteção do leite materno.
O leite aquecido que não foi usado deve ser descartado.
Quando armazenado em recipiente adequado e armazenado corretamente, a conservação do leite materno é eficaz e mantém as propriedades nutritivas.
Mas para isso, algumas dicas para a conservação são importantes:
O leite materno é o melhor alimento para o bebê e é essencial para que ele se desenvolva de forma saudável. Se extraído e armazenado de forma correta, pode ser oferecido ao bebê sem perder seus nutrientes.
Se quiser continuar recebendo dicas de gestação, aleitamento e saúde da mamãe e do bebê, continue acompanhando o Minuto Saudável.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.