Fitness
Boca seca: as várias causas por trás do problema
Publicado em: 30/06/2017Última atualização: 02/07/2019
Publicado em: 30/06/2017Última atualização: 02/07/2019
A salivação é de extrema importância para a saúde da boca. Quando ela diminui as defesas do organismo podem ser prejudicadas, aumentando as chances de sofrer com complicações, como a proliferação de bactérias. E, devido a isso, problemas de saúde podem estar relacionados à essa disfunção.Em um dia as glândulas salivares chegam a produzir cerca de um litro do líquido. A xerostomia, nome dado ao problema, se trata de uma condição onde a produção de saliva se torna pouca, ou nula. Essa alteração tende a trazer riscos à saúde.
Maus hábitos
Alguns dos motivos ligados ao seu aparecimento são: respirar pela boca, desidratação, ronco, fumo, falta de higiene bucal e consumo de bebidas alcoólicas.Medicamentos e doenças
Entretanto, quando há a diminuição acentuada e visível na produção salivar essa alteração pode estar associada a alguns fatores. O consumo de determinados medicamentos, como antidepressivos e antialérgicos, ou mesmo doenças como a diabetes (a qual leva a destruição das glândulas salivares devido às altas taxas de glicemia) estão entre as causas.A xerostomia pode se apresentar também em pacientes com artrite, Alzheimer e doença de Parkinson. Idosos e pessoas expostas ao estresse constante estão mais suscetíveis a esse distúrbio.Tratamentos contra câncer
Por serem fortes, as drogas utilizadas na radioterapia ou quimioterapia podem levar a secura da boca, por prejudicarem as glândulas salivares. A disfunção pode se apresentar até mesmo de maneira permanente.Por que se preocupar?
A ausência ou pouca produção de saliva abre espaço para outros problemas. Nesse líquido presente na boca é possível encontrar substâncias importantes não só para essa região, como também para todo o organismo. São aminoácidos, minerais e enzimas que juntos evitam a proliferação de bactérias como, as que causam a cárie e a halitose.A saliva também é responsável por proteger o corpo contra vírus e bactérias que entram pela boca, e tem um papel importante na defesa do sistema respiratório contra infecções. Além disso, ela é essencial para digestão dos alimentos, que começa ainda na boca.