Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 83 mil pessoas já morreram em 2019 por problemas o coração.Mas um estudo afirma que algumas atividades simples, como dobrar roupas e cuidar do jardim, podem diminuir os riscos de problemas cardíacos em mulheres com mais de 63 anos.
Essas atividades consideradas leves reduziram em até 22% dos casos de derrames ou insuficiência cardíaca entre as participantes.
Além disso, na pesquisa, elas também diminuíram as chances de ataque cardíaco em até 42%.
Para os pesquisadores, o resultado foi significativo pois se descobriu que todos os movimentos podem beneficiar a saúde das mulheres mais velhas, e não somente os esportes ou exercícios da academia.
O estudo, feito nos Estados Unidos, pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI, sigla em inglês) em parceria com o National Institutes of Health, observou cerca de 5.800 mulheres, entre 63 e 97, durante 5 anos.
Além da prática de exercícios físicos, por mais simples que sejam, algumas dicas também podem ajudar a evitar problemas cardiovasculares:
As atividades físicas, mesmo que consideradas leves, podem ajudar a evitar doenças e problemas no coração. O tabagismo e o consumo de gorduras e açúcares devem ser evitados. Em caso de dúvidas ou sintomas como dor no peito, procure um cardiologista.Fonte: National Institutes of Health
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.