Saúde

Arteterapia: o que é e quais os benefícios de fazer?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 12/12/2020Última atualização: 05/11/2021
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 12/12/2020Última atualização: 05/11/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Existem diversas maneiras de buscar bem-estar mental — algumas, aliás, podem atuar como recurso terapêutico de fato. Por isso, se feitas com profissionais responsáveis e devidamente habilitados (as), essas práticas ajudam na saúde mental. A arteterapia é uma dessas ferramentas que podem ser integradas aos tratamentos psicológicos com várias finalidades, como aliviar o estresse ou apenas compreender as formas de expressão de cada pessoa.

Portanto, conheça mais sobre a prática!

O que é Arteterapia?

Assim como o nome sugere, a arteterapia é uma prática terapêutica que busca o autoconhecimento e o tratamento de condições mentais e emocionais por meio da arte. Apesar de ter relação, não é considerada uma abordagem da psicologia e pode ser praticada por pessoas que não são psicólogas.

São usadas diversas formas de expressão artística na arteterapia, com destaque para artes plásticas como pinturas, desenhos, esculturas, modelagem, tecelagem, etc. Mas também são utilizados outros tipos de arte, como a música, a contação de histórias, criação de personagens, entre outras.

É importante lembrar que não precisa ter talento ou domínio das técnicas para fazer a arteterapia, tendo em vista que seu foco é a expressão simbólica trazida pelas artes, não havendo preocupação com a questão estética.

A arteterapia serve para todas as idades, mas é frequentemente usada com crianças por ser uma forma de incentivar e buscar entender seus sentimentos e conflitos para além da verbalização.

Ao considerar as expressões artísticas, é possível compreender que essas imitam as experiências vividas, assim como criam situações passíveis de serem compreendidas pela própria representação, pressupondo que as percepções apontadas pelas crianças podem sugerir a representação simbólica das experiências nos contextos que vivencia.

Quais as bases da arteterapia?

Uma das principais correntes psicológicas que influenciaram o surgimento da arteterapia foi a psicologia analítica de Carl Gustav Jung, psicólogo que utilizava a expressão artística em seu consultório. Para ele, a arte é um dos principais jeitos de expressar o inconsciente pessoal e coletivo simultaneamente.

No Brasil, Nise da Silveira, uma psiquiatra que foi aluna de Jung, foi uma das primeiras pessoas a trabalhar a questão da arte no tratamento de pessoas com transtornos mentais. Por isso, ela é considerada uma revolucionária do tratamento mental no país.

Contudo, atualmente, a arteterapia não está limitada a uma leitura junguiana, podendo ser praticada também por aqueles que não seguem os ensinamentos de Jung.

Publicidade
Publicidade

Quais os tipos de arteterapia?

A arteterapia pode ser classificada de acordo com o tipo de arte sendo usada, como:

Pintura

mulher sentada no chão pintando em uma folha (a arteterapia pode ser feita por meio da pintura)
A arteterapia pode ser feita por meio da pintura e desenho

A pintura é uma modalidade extremamente interessante para a representação das emoções por conta da fluidez dos materiais. O jeito que são feitas as pinceladas e as cores utilizadas, bem como sua disposição na tela, dizem muito sobre o que a pessoa está sentindo no momento. Mesmo pinturas abstratas podem passar muita informação a um (a) arteterapeuta.

Desenho

O desenho não expressa a realidade em si, mas sim a maneira como a pessoa vê as coisas e como essas percepções afetam a pessoa no seu cotidiano. Trabalhando elementos como espaçamento, coordenação espacial e visual, bem como os temas presentes nas ilustrações, é possível compreender alguns conflitos internos que a pessoa pode ter dificuldade para expressar em palavras.

Contação de histórias

A contação de histórias permite trabalhar o estabelecimento de vínculos, de identificação e empatia com as personagens apresentadas nas histórias. Sendo assim, é uma atividade que trabalha as relações interpessoais, além de proporcionar momentos de descontração, relaxamento, diversão e bem-estar emocional.

Dança

O corpo também pode ser um ótimo instrumento para expressar e trabalhar as emoções. Uma dança energética pode expressar sentimentos negativos como a raiva sem que isso prejudique ninguém. Outros sentimentos negativos e positivos podem ser expressos por meio da dança, auxiliando também no autoconhecimento, autoconsciência e na regulação emocional.

Música

menina segurando um violão ilustrando que a música é uma forma de arteterapia
A arteterapia pode utilizar a música e sons para desenvolver a expressão individual

Assim como a dança, a música também proporciona a expressão plena de sentimentos sem prejudicar ninguém. Pode ser um pouco difícil produzir música caso o (a) paciente não tenha experiência com isso antes, mas é possível trabalhar elementos musicais, como ritmos e melodias, bem como a percussão no próprio corpo, mesmo com pessoas que não sabem compor.

Escrita criativa

O foco da escrita criativa é o fluxo de pensamento. Assim como na terapia verbal, é importante que o (a) paciente escreva aquilo que se passa em sua cabeça. A diferença é que, muitas vezes, é mais fácil escrever alguma coisa do que dizer em voz alta. Portanto, a escrita pode auxiliar nesses casos.

Publicidade
Publicidade

Qual a função da Arteterapia?

A arteterapia é um processo no qual se busca trabalhar o autoconhecimento, a expressão e a resolução de conflitos emocionais por meio da arte. Entre eles, conflitos emocionais, traumas, sentimentos em relação ao processo de adoecimento, problemas de autoestima, estresse, etc.

Além disso, a arteterapia também auxilia no desenvolvimento de recursos físicos, cognitivos e emocionais, no sentido de permitir uma autoexpressão menos limitada e sem julgamentos.

Quando comparada a terapias verbais, a arteterapia insinua que a criação artística é um jeito diferente de trazer para a consciência os conflitos do (a) paciente, podendo ser encarada de uma maneira mais leve e prazerosa por algumas pessoas. Ademais, as terapias verbais estão sujeitas a censuras que o (a) paciente faz a si, o que não ocorre tão frequentemente nas expressões artísticas.

Benefícios: qual a importância da arteterapia na saúde mental?

Existem vários benefícios para a saúde mental associados à arteterapia. Alguns deles são:

Autoexpressão e comunicação

Frequentemente, a palavra não é o suficiente para conseguirmos expressar aquilo que estamos sentindo. Por outro lado, a arte pode preencher essa lacuna, permitindo a expressão de sentimentos e ideias por outros meios. Sendo assim, ela também ajuda na capacidade de comunicação do indivíduo.

Melhor compreensão de si mesmo

Muitas vezes, nossas questões interiores não são muito claras para nós, e conseguir compreendê-las pode ser um desafio. Por meio da arteterapia, é possível chegar na raiz destes problemas e compreender melhor a si mesmo.

Isso porque, segundo a psicanálise de Freud e a psicologia analítica de Jung, a arte consegue ser um meio de acesso ao inconsciente — uma parte de nós, a qual não temos acesso conscientemente, e onde ficam nossos maiores conflitos internos.

A palavra muitas vezes pode ser uma via de acesso a esses conteúdos, mas às vezes ela sofre algumas censuras, especialmente porque dependendo do que está no inconsciente, é difícil aceitar isso conscientemente. Por meio da arte, muitas vezes é possível expressar esses conflitos internos de forma simbólica, sem censura.

Um (a) bom (boa) arteterapeuta será capaz de perceber os símbolos presentes na produção e ajudar o (a) paciente a compreendê-los, bem como trabalhar com ele (a) a partir disso.

Melhoras cognitivas

O processo de produzir uma peça artística, independentemente de qual for (desenho, escultura, escrita criativa, música, etc.), exige muito da nossa atividade cognitiva.

Por isso, é um ótimo exercício para melhorar certas funções cognitivas, como a memória, a atenção e concentração, entre outros. É possível ver também uma melhora na criatividade e imaginação.

Combate ao estresse e ansiedade

As atividades da arteterapia podem ser bastante relaxantes, o que ajuda a combater o estresse e a ansiedade, que por sua vez são grandes inimigos da saúde mental.

Publicidade
Publicidade

Como funciona uma sessão de arteterapia?

mulher segurando um pote cheio de pinceis

As sessões de arteterapia duram em média 1 hora e podem ocorrer de 1 a 2 vezes por semana, de acordo com as orientações do (a) arteterapeuta para cada paciente. Além disso, elas podem ser individuais ou em grupo.

Dependendo da idade da pessoa, as sessões podem durar mais ou menos. Bebês e crianças muito pequenas, por exemplo, têm a sessão voltada a ensinar os pais a estimular a expressão artística da criança.

Por outro lado, sessões em grupo podem demorar mais que 1 hora, dependendo da quantidade de pessoas.

Primeira sessão de arteterapia

A primeira sessão, assim como diversos outros tipos de terapia, é focada em compreender a queixa do (a) paciente. Para isso, o (a) terapeuta poderá perguntar qual o problema a ser trabalhado, a história de vida do (a) paciente, entre outros.

Depois, o (a) profissional traça um planejamento de terapia na qual deverá ser produzida alguma forma de arte. Após essa definição, iniciam as sessões nas quais efetivamente se trabalha com alguma arte.

Durante esse processo, o (a) terapeuta vai observar o (a) paciente produzindo sua obra e, vez ou outra, buscando informações por meio da projeção e expressão do mesmo e poderá questionar algumas coisas, como qual a parte mais difícil e mais fácil do processo, como o paciente se sente produzindo a obra, quais as memórias e pensamentos que vem à mente a medida em que o paciente trabalha, entre outras.

A partir disso, o (a) terapeuta poderá pontuar algumas observações sobre o processo, trazendo à consciência do (a) paciente algumas coisas que antes não estavam tão claras para ele (a).


A arteterapia é uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o conhecimento sobre si, ajudar na expressão de sentimentos e emoções, além de poder ser alinhada à psicoterapia para ajudar no bem-estar e saúde mental. 

Quer conhecer mais sobre hábitos saudáveis para a mente? Então, siga acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável!

Imagem do profissional Ana Claudia Blanchet
Este artigo foi escrito por:

Me. Ana Claudia Blanchet

CRP: 08/15010CompletarLeia mais artigos de Me. Ana
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade