Fitness

Alfarroba: alternativa saudável para substituir o chocolate

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

A alfarroba, fruto de uma planta chamada alfarrobeira, tem coloração marrom e sabor adocicado muito semelhante ao cacau puro, recurso primário utilizado para a fabricação do chocolate.  

Dessa forma, ela vem sendo utilizada para substituir ou complementar o cacau na fabricação de chocolates e outros produtos à base dele. 

Pensando nisso, neste texto o Minuto Saudável irá informar quais são os nutrientes e vantagens desse fruto que vem se tornando cada vez mais popular. Confira!

Índice — neste artigo você vai encontrar: 

  1. Para que serve a alfarroba?
  2. Vantagens de consumir 
  3. O que é chocolate de alfarroba? 
  4. Tabela nutricional

Para que serve a alfarroba?

Alfarroba fruto
A farinha ou pó de alfarroba é uma opção mais nutritiva para substituir o cacau.

A alfarroba é um fruto que advém de uma planta nativa do mediterrâneo, a alfarrobeira (Ceratonia siliqua), e que tem aparência semelhante à de uma  vagem. As sementes retiradas de dentro desse fruto, quando trituradas, geram um pó adocicado rico em nutrientes, que pode ser incluído em diferentes receitas. 

Devido à igualdade com o pó de cacau, esse produto formado a partir da alfarroba moída se tornou um item saudável que pode ser utilizado no lugar do cacau. 

Mas isso, não porque o cacau seja prejudicial para a saúde, e sim pelo fato dele ser mais amargo. Em geral, é acrescentada uma alta quantidade de açúcar nas receitas para compensar esse sabor amargo e para que o alimento se torne agradável ao paladar de quem aprecia receitas com chocolate.   

Portanto, utilizar o pó de alfarroba (adocicado naturalmente) evita o consumo de guloseimas com muito açúcar e, por consequência, de doenças associadas ao excesso dele no organismo. 

No entanto, é necessário ter moderação, pois o pó de alfarroba (ou qualquer outra forma de apresentação) não deixa de ter moleculares de açúcar, que embora sejam mais saudáveis do que o açúcar refinado, em altas taxas no sangue podem causar complicações.  

Vantagens de consumir 

O pó de alfarroba oferece muitas vantagens para quem opta por incluir na rotina, na hora de preparar receitas. Os mais importantes são:

  • Tem potencial antioxidante: a presença de polifenóis como taninos, flavonóides e ácido gálico na alfarroba, são importantes para evitar a ação dos radicais e regenerar células danificadas, contribuindo para a manutenção da saúde; 
  • Não contém lactose ou glúten: a alfarroba pode ser consumida tanto por celíacos, pois não contém glúten, e por alérgicos e intolerantes à lactose;
  • Fonte de fibras: em cerca de 100g de pó de alfarroba, se encontra 5g de fibras, nutrientes essenciais que ajudam a regular o intestino e evitar a constipação;
  • Tem ação antidiarreica: a alfarroba tem compostos naturais chamados de taninos, que são essenciais para que o intestino não seja prejudicado por bactérias ruins, ajudando a eliminá-las da região e, por consequência, o desequilíbrio que leva à diarreia.  Ademais, os taninos auxiliam na consistência do bolo fecal;  
  • Faz bem à pele: por ser rico em vitaminas, especialmente a vitamina A e C, a alfarroba estimula a produção de colágeno, auxiliando para uma pele mais firme e saudável;
  • Bom funcionamento sistema cardiovascular: consumir alfarroba aumenta as boas taxas de gordura no organismo, sendo uma ótima forma de reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue e prevenir doenças cardiovasculares, como derrame e infarto; 
  • Ótima opção para diabéticos: a farinha ou pó de alfarroba apresenta em torno de 0,7% de gordura e açúcares naturais como sacarose, glucose e frutose, e também tem baixo índice glicêmico, sendo excelente para pessoas com diabetes.  

O que é chocolate de alfarroba? 

Bombons feitos com alfarroba.
Qualquer guloseima preparada com cacau, pode trocá-lo pelo chocolate de alfarroba.

Refere-se a bombons, barras, ovos de páscoa, bolo, entre outras receitas que ao invés de utilizarem achocolatado ou cacau em pó na composição, usam o pó feito a partir das sementes trituradas da alfarroba, que contém poucas calorias e tem maior quantidade de fibras e carboidratos quando comparado ao cacau. 

Devido a esses benefícios, muitos produtos classificados como fitness ou diet incluem o pó desse fruto na formulação:

Além disso, a alfarroba possui substâncias estimulantes, como a cafeína, a  teobromina e a feniletilamina, que está presente no cacau. Por isso, quem é sensível a essas substâncias pode optar pelo consumo de produtos feitos com o fruto e evitar sintomas como cólicas e enxaquecas. 

Tabela nutricional

Para quem deseja saber a quantidade de nutrientes presente em 100g de pó (ou farinha) de alfarroba, veja a tabela a seguir: 

Calorias368 
Carboidratos85,6 g
Proteínas3,2 g
Gorduras0,3 g
Fibras5 g
Vitamina A1 mcg
Vitamina B10,05 mg
Vitamina B20,46 mg
Vitamina B60,37 mg
Vitamina B31,3 mg
Ácido fólico29 mcg
Vitamina B929 mcg
Potássio830 mg
Cálcio350 mg
Magnésio54 mg
Ferro3 mg

Dependendo do processo de fabricação do produto, as informações nutricionais podem variar. Por isso, é sempre importante consultar a embalagem. 


Ter uma alimentação equilibrada é uma ótima forma de cuidar da saúde. Para isso, há diversas opções cada vez mais acessíveis e saudáveis, como é o caso do chocolate de alfarroba. Se você deseja experimentar, pode comprá-lo em lojas de produtos naturais, farmácias ou supermercados. 

Gostou desse conteúdo? Na aba “fitness” você encontra diversos artigos para ter mais saúde e qualidade de vida!

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Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

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