Saúde

Exame Anticorpos Neutralizantes: entenda o que é e como é feito

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a busca por meios eficazes para prevenir e detectar a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2), virou uma corrida mundial. De testes variados até às diversas opções de vacinas, um longo caminho foi percorrido por laboratórios e indústrias farmacêuticas, a fim de aperfeiçoar cada vez mais essas descobertas.

Atualmente, um passo importante para a prevenção da doença é poder confirmar a ação da vacina no organismo, por meio de exames que detectam os anticorpos responsáveis por combater o vírus no corpo humano.

O SARS-Cov-2 é o vírus causador da Covid-19.

Nesse sentido, o Exame Anticorpos Neutralizantes (Teste Rápido Antiproteína S) é uma opção que vem sendo utilizada para fazer essa comprovação, tanto após a aplicação de imunizante, como em casos de pós-infecção. 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como ele é feito e em quais casos pode ser realizado.

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é o Exame Anticorpos Neutralizantes?
  2. Para quem é indicado?
  3. Como é feito o Exame Anticorpos Neutralizantes?
  4. Qual a diferença entre os exames?
  5. Onde fazer o Exame Anticorpos Neutralizantes?

O que é o Exame Anticorpos Neutralizantes?

O Exame Anticorpos Neutralizantes, ou Teste Rápido Anticorpos Antiproteína S, é um exame rápido que tem como objetivo qualificar a resposta imune do organismo, avaliando a capacidade dos anticorpos de bloquearem a ação do vírus SARS-Cov-2 no corpo de quem já foi infectado ou tomou imunizante.

Essa ação viral ocorre em decorrência da ligação da proteína S (Spike) ao receptor (proteína ACE2) nas células humanas, mas que é impedida quando já existe a presença de anticorpos antiproteína S. Dessa forma, o vírus não se replica pelo organismo, neutralizando os efeitos da doença. 

Porém, vale lembrar que nem todo exame de anticorpos é capaz de detectar a função neutralizante deles, por isso o Teste Rápido Antiproteína S é o mais eficaz nesse sentido, visto que ele é específico da proteína S (Spike).

Para quem é indicado?

O exame é indicado para pessoas que já foram imunizadas por meio da vacina, para saber se já apresentam os anticorpos protetores contra o novo coronavírus e para pessoas que já foram infectadas, para identificar os anticorpos neutralizantes contra a proteína S (Spike) do vírus .

Além disso, também é aconselhado para indivíduos que testaram negativo em outros exames, mas que continuam com a suspeita de terem sido infectados pelo SARS-Cov-2. 

Como é feito o Exame Anticorpos Neutralizantes?

O Exame Anticorpos Neutralizantes é feito de forma rápida, através da coleta de sangue capilar, e é possível ter o resultado no mesmo dia. Para pessoas que já tomaram duas doses da vacina, é indicado fazer o teste 15 dias após a última dose.

Já para aqueles que tiveram a Covid-19, a indicação é que seja realizado 21 dias após a exposição ao vírus ou 14 dias após os sintomas. 

Dessa forma, o resultado do teste é nomeado como Reagente (quando há anticorpos neutralizantes) e Não Reagente (quando não há anticorpos neutralizantes). Além disso, é apresentada a porcentagem detectada, sendo considerado Reagente quando ela é acima de 20%.

Qual a diferença entre os exames?

Existem exames para detectar a presença do vírus em pessoas que estão com os sintomas e também os que detectam em pessoas que já tiveram os sintomas anteriormente. 

exame anticorpos neutralizantes
Atualmente, existem várias opções de exames para detectar a Covid-19.

Com isso, testes como o RT-PCR, o Teste Rápido Antígeno Ag e o RT-LAMP (saliva) são os mais indicados em casos em que os sintomas estão entre o 2º e 10º dia. Eles são feitos através de coleta de swab de nasofaringe e saliva, respectivamente.

Já o Exame Anticorpos Neutralizantes, o Sorologia IgG e IgM e o Teste Rápido IgG e IGM são eficazes para a detecção pós-infecção e após o uso do imunizante, e são feitos através de amostras de sangue.  

Por isso, também é indicado consultar um(a) médico(a) para saber qual é o teste mais adequado para a situação em que se encontra. 

Onde fazer o Exame Anticorpos Neutralizantes e outros testes?

Todos esses testes são feitos em laboratórios de análises clínicas presentes em todo o Brasil. No estado do Rio de Janeiro, é possível realizá-los por meio da Veus, onde você poderá optar por fazer em alguma unidade, em casa ou nos drive-thrus disponíveis.

A compra pode ser efetuada diretamente na plataforma do Consulta Remédios. Após isso, você receberá um e-mail de confirmação, que deverá ser apresentado como comprovante de pagamento no momento da coleta.

Caso a coleta seja domiciliar é feito o agendamento via telefone após a compra, para ser realizada no endereço fornecido pelo paciente.

Além disso, a Veus oferece suporte telefônico para auxiliar na escolha do teste mais adequado para a sua necessidade e tirar outras dúvidas.

Os testes disponíveis para compra na plataforma são:

  • RT-LAMP (saliva)
  • RT-PCR
  • Antígeno Ag
  • Teste Rápido IgG e IGM
  • Teste Rápido Antiproteína S

Sobre a Veus

Há mais de 25 anos a Veus é uma empresa que desenvolve soluções ágeis de tecnologia e logística com fácil utilização, aceleração de processos, aumento no retorno de investimentos e redução de custos e riscos.

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, a empresa atua com laboratórios de análises clínicas de todo o país, oferecendo testes portáteis, ágeis e seguros.

Seus serviços ainda incluem exames via drive-thru, atendimento domiciliar e empresarial, atualmente contando com 74 unidades de atendimento em 58 cidades.


A Covid-19 é uma doença que pode ser confundida com a gripe e que afeta principalmente o sistema respiratório, podendo levar a pessoa infectada a óbito. Usar a máscara, evitar aglomerações e fazer uso do álcool em gel são algumas das atitudes que previnem a doença.

Além disso, é muito importante ficar atento(a) aos sintomas e, caso apresente, fazer o isolamento social. Se o caso for grave, procure um(a) médico(a) o mais rápido possível.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o Minuto Saudável e fique por dentro de tudo sobre saúde.

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade