Para ter um cabelo bonito e saudável, é fundamental manter uma rotina de cuidados, com o desafio de saber o que o cabelo está precisando. Dessa forma, o teste de porosidade do cabelo na água ganhou força internet afora com a promessa de mostrar se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou restauração. Mas será que funciona?
O Minuto Saudável vai te explicar o que é, como fazer e o que dizem os especialistas sobre a prática.
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
- O que é a porosidade capilar?
- Como funciona o teste de porosidade do cabelo na água?
- Alimentação para a saúde dos cabelos
O que é a porosidade capilar?
Antes de mais nada, vale explicar o que é a porosidade capilar. Não importa se o cabelo é liso, ondulado, cacheado, se é natural ou possui químicas, ou se é seco ou oleoso, a estrutura do fio é a mesma e consiste em três partes:
- Medula capilar: parte central dos fios, formada por uma base de fibras de queratina;
- Córtex capilar: parte intermediária, que concentra a maior parte dos nutrientes que garantem a saúde dos fios internamente e a substância que dá a cor natural aos fios (melanina);
- Cutícula: é a região externa dos fios, que recebe os tratamentos capilares, mas também está em contato direto com fatores externos, como o uso de chapinha, água do mar ou de piscina, ou até mesmo ações do vento, temperatura e poluição;
Sendo assim, a porosidade está relacionada com a abertura da cutícula e sua capacidade de absorver e reter água e nutrientes ou danos.
- Quando o fio está saudável, ele tem uma porosidade média, isso permite que os tratamentos sejam absorvidos, mesmo não estando tão aberto aos agentes externos que danificam o cabelo;
- Já nos casos em que a cutícula está muito aberta, o cabelo está poroso demais. Dessa maneira, o cabelo embaraça muito, não segura nenhum tratamento recebido e tem um aspecto opaco e textura áspera;
- Por fim, quando o cabelo está com as cutículas muito fechadas, fica selado, menos exposto aos danos externos, mas nenhum tratamento consegue ser absorvido, o que também não é o ideal.
Como funciona o teste de porosidade do cabelo na água?
A partir da análise do fio, podemos identificar o que ele precisa naquele momento. No entanto, nem todo mundo tem a possibilidade de fazer uma consulta de análise do fio com um (a) cabeleireiro (a) especializado em recuperar a saúde das madeixas, que seria o mais indicado.
Então, alternativas caseiras como o teste do fio de cabelo no copo d’água podem auxiliar a saber por onde começar em casa.
Nesse teste, você pega um fio do seu cabelo, coloca em um copo com água e mexe. Quando o movimento da água para, você observa em qual parte do copo o fio se encontra:
- Se no meio, está com a porosidade boa e precisa de mais nutrição para manter a saúde dos fios;
- Na parte de cima, quando boia, as cutículas estão bem fechadas, o que significa que o cabelo precisa de mais hidratação;
- Já quando afunda, significa que está muito aberto e precisa de mais reconstrução.
Basicamente, todo cronograma capilar consiste em etapas de hidratação, nutrição (ou umectação em que se aplicam óleos) e reconstrução. No entanto, o que diferencia cada caso é a quantidade dos processos ao longo do mês.
Você pode conferir como fazer cada tratamento e qual o cronograma capilar para cada caso, nesse link: O que é Cronograma Capilar, oficial, adaptado, como fazer, produtos | MS (minutosaudavel.com.br).
Alimentação para a saúde dos cabelos
Todas essas etapas de cuidado com os fios são muito importantes para um cabelo bonito e saudável, mas não são suficientes por si só.
Sem uma alimentação equilibrada e ingestão de água adequada (35ml multiplicados pelo seu peso correspondem à quantidade de água diária para seu corpo), o cabelo não estará saudável em todas as suas camadas.
Leia também: Como manter o cabelo saudável em casa? Veja dicas | MS (minutosaudavel.com.br)
Em caso de dúvidas ou questões específicas, procure sempre profissionais especializados: dermatologistas, nutricionistas, nutrólogos e, nesse caso, cabeleireiros qualificados. Mesmo que seja necessário investir um dinheiro, pode ser melhor do que situações adversas, como a queda do cabelo.
Siga acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável, para se manter bem informado (a) com conteúdos de beleza, saúde e bem-estar.
Fontes consultadas:
- Composição e estrutura dos cabelos — Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ);
- Porosidade capilar: como identificar e tratar — Tâmara Corsi;
- Teste de Porosidade Mito ou Verdade — Cesar Aubar;
- Teste do fio de cabelo na água: passo a passo de como identificar o nível de porosidade das suas madeixas — Loreal Paris.