Beleza

Cabelo emborrachado: o que causa e quais os principais tratamentos

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Quem adora mudar o visual dos cabelos sabe que nem sempre o resultado sai como o esperado,  além disso, dependendo do processo realizado os fios podem ficar danificados e com aparência emborrachada.  

Você já passou por isso? Não se desespere! Para te ajudar, o Minuto Saudável reuniu informações  sobre os fatores que contribuem para que as madeixas fiquem assim e o que pode ser feito para reverter a situação e melhorar a beleza dos fios. Confira!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é o cabelo emborrachado?
  2. O que deixa o cabelo emborrachado?
  3. Como tratar?

O que é o cabelo emborrachado?

Menina com o pente cheio de fios, em vitude do cabelo emborrachado.
Fios frágeis e quebradiços caracterizam o cabelo emborrachado.

Cabelo emborrachado (ou efeito chiclete) é quando os fios acabam ficando com aspecto elástico, sem brilho e quebradiço. Isso porque o cabelo passou por algum processo que afetou a sua estrutura, deixando-a mais frágil.  

As características mais comuns que o cabelo emborrachado apresenta são:

  • Na hora de pentear, os fios esticam e quebram com facilidade;
  • Normalmente tem muito frizz, visto que as cutículas que revestem a parte central do cabelo ressecada;
  • Ao passar a mão pelo cabelo os fios não retornam ao estado normal, por isso o chamado efeito chiclete, ficando preso entre os dedos.

É comum que muitas pessoas confundam o cabelo emborrachado com o cabelo ressecado, no entanto, são coisas distintas, já que o efeito chiclete que acomete os fios é um problema mais grave, em virtude de ocasionar a perda da massa capilar, localizada ao centro do fio, provocando o desaparecimento de informações a respeito da cor e a textura natural das madeixas. 

O que deixa o cabelo emborrachado?

Os motivos que podem levar à perda da maciez, brilho e resistência natural dos fios fazendo com que o cabelo fique emborrachado são diversos, pois variam de acordo com o tipo da estrutura, alguns são mais fortes a determinados processos enquanto outros são prejudicados com facilidade por serem mais sensíveis. 

As causas mais comuns para o efeito chiclete nos cabelos são:

Química

Os procedimentos químicos são, na maioria das vezes, os maiores responsáveis pelas ocorrência do cabelo emborrachado. Descoloração, tintura, progressiva, entre outros produtos que alteram a estrutura dos fios, colaborando para que fiquem  frágeis e ressecados. 

Sendo assim, alterar os períodos de procedimentos capilares ou optar por não fazê-los, ajuda a reduzir os riscos de madeixas danificadas.   

Calor

O uso frequente de ferramentas como secador, chapinha e babyliss também contribui para o efeito opaco e quebradiço nos fios. Isso porque quando a temperatura é muito alta, o calor pode desnaturar a queratina presente no cabelo. 

A queratina é uma proteína fundamental para a massa capilar e estrutura resistente das madeixas. Dessa forma, é indicado reduzir a utilização desses equipamentos ou ajustar a temperatura (morna) para evitar danos.

Corte

Cortar as pontas do cabelo auxilia no fortalecimento dos fios e no crescimento. Por isso, é legal aparar as  madeixas para deixá-las com aspecto mais leve e saudável.

Quando o cabelo não é cortado adequadamente, aumentam as chances do efeito chiclete afetar os fios, ainda mais quando se faz processos capilares muitas vezes ao mês.   

Falta de cuidado

Momentos destinados aos cuidados do cabelo durante a rotina são de extrema importância para ter um cabelo resistente, brilhante e macio. Portanto, quem não tem o hábito de utilizar produtos que ajudem a hidratar, nutrir e reconstruir os fios, tem maiores chances de madeixas emborrachadas.

Isso se torna ainda mais essencial para quem adora mudar o visual capilar com frequência e deseja mantê-lo por muito tempo.   

Como tratar o cabelo emborrachado?

cabelereira fazendo uma escova na cliente.
Além do cronograma capilar, a suspensão de processos capilares ajudam a restaurar os fios.

Ao identificar que o cabelo está emborrachado, é necessário iniciar o quanto antes um tratamento com produtos específicos para reverter a situação e regenerar a estrutura danificada dos fios. 

Em geral, é recomendado organizar um cronograma de cuidados, que é dividido em etapas para fornecer tudo o que o cabelo precisa para voltar ao estado normal. São elas:

  • Hidratação: para que os fios recuperem a umidade e fiquem mais brilhantes e sedosos, é necessário hidratar as madeixas. Os itens capilares que podem ser utilizados são os que contêm óleo de coco, babosa e D-pantenol. 
  • Nutrição: ajuda a compensar a perda do óleo natural do cabelo, que é responsável pela nutrição da raiz até as pontas dos fios, e quando está em falta, como nesse caso, aumenta o frizz das madeixas. Podem ser aplicados produtos como máscaras de nutrição à base de óleos vegetais, como o de rícino, abacate e manga.  
  • Reconstrução: promove a restauração da estrutura danificada dos fios e contribui para aumentar a massa capilar, deixando-os mais resistentes. Os principais ativos para isso são a queratina, a arginina e o colágeno.  

Vale ressaltar que uma das etapas pode ser mais importante para determinado tipo de cabelo do que outra, e os produtos aplicados devem ser escolhidos com atenção para não prejudicar ainda mais as madeixas.

Por isso, é importante buscar ajuda profissional para garantir a eficiência do cronograma capilar e assegurar que nenhum prejuízo ocorra. 

Além disso, normalmente é indicado que durante o período de recuperação do cabelo emborrachado se faça a suspensão de qualquer procedimento capilar como progressiva, tintura, descoloração, entre outros. 


Ninguém deseja passar pela experiência de ter um cabelo emborrachado, por isso, para evitar que os fios percam a resistência e elasticidade natural, é válido adotar precauções como o uso de protetores térmicos, dar pausa entre os processos capilares e manter uma rotina de cuidados como a aplicação de produtos benéficos para as madeixas. 

Aqui no Minuto Saudável você encontra várias outras dicas para cuidar do seu cabelo. Continue acompanhando o blog para não perder nada!

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade