Saúde

Termômetro: saiba para que serve cada tipo e onde comprar

Publicado em: 05/03/2021Última atualização: 05/03/2021
Publicado em: 05/03/2021Última atualização: 05/03/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Durante a pandemia da Covid-19, o termômetro passou a ser um dos itens de primeiro socorros mais utilizados, já que a febre é um dos principais sintomas da doença proveniente do novo coronavírus.

Dessa forma, foi inevitável que a busca pelo item aumentasse e ele se tornasse um dos produtos mais vendidos por lojas e farmácias.

No entanto, muitas pessoas na hora da compra têm dúvidas sobre qual tipo de termômetro é mais adequado e quais são as diferenças entre eles. Pensando nisso, separamos todas as informações a respeito dos termômetros, confira e saiba mais:

O que é um termômetro?

Paisagem verde de campo, com um termômetro de ambiente fixado em uma cerca.
Os termômetros são aparelhos utilizados pra medir temperatura de pessoas, animais, objetos e ambientes.

Termômetro é um instrumento disponível em versão analógica ou digital, sendo utilizado para medir a temperatura corporal exata e, a partir disso, afirmar se a pessoa está com a temperatura elevada ou não.

O termômetro é um dos aparelhos mais utilizados na ala hospitalar por enfermeiros e médicos, considerando que por meio dele é possível saber se o paciente está com febre, um sintoma que está associado a diversas doenças (especialmente as infecciosas).

Em geral, o instrumento é colocado debaixo da axila ou na entrada do ânus, no entanto, as versões mais modernas podem ser utilizadas em outros locais do corpo como testa, boca, ouvido ou pulso (por toque ou aproximação).

Sendo assim, o que vai determinar o local mais adequado é o material do qual é constituído o termômetro e as instruções fornecidas pelos fabricantes do instrumento.

Ainda, além do uso em pessoas, o termômetro pode ser útil para medir a temperatura de ambientes, animais, objetos e alimentos. 

https://minutosaudavel.com.br/quantos-graus-e-febre/
Publicidade
Publicidade

Quais os tipos de termômetro? 

Uma pessoa apontando um termômetro infravermelho para a parede.
O termômetro infravermelho é considerado o modelo mais avançado disponível no mercado.

Há diversos modelos de termômetro comercializados, os quais atendem diferentes objetivos. No entanto, para uso pessoal os mais utilizados costumam ser:

Analógico

O modelo analógico, também chamado de termômetro de mercúrio, é constituído por meio de um tubo de vidro transparente que contém mercúrio dentro dele.

Essa substância é sensível ao calor e, conforme é aquecida, se expande dentro do tubo até atingir uma determinada marcação presente no vidro, o que consequentemente indica a temperatura corporal da pessoa.

Atualmente, não é mais indicado o uso deste tipo de termômetro devido aos danos que podem ser causados pela exposição direta a essa substância  (mesmo que a quantidade seja pequena). 

O mercúrio faz parte do grupo químico dos metais de transição que quando entra em contato com a pele ou olhos provoca alguns sintomas como vermelhidão e coceira.

Quanto maior for o tempo de contato com a substância, maiores serão as alterações provocadas no metabolismo.

Em virtude disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que seja proibida a fabricação, importação e comercialização de termômetros (e outros equipamentos de saúde) que tenham mercúrio em sua composição. 

Digital

O termômetro digital é um aparelho tecnológico desenvolvido para substituir o de mercúrio e oferecer maior segurança a quem compra.

Além disso, diferente do antigo modelo, este consegue medir a temperatura com maior rapidez e precisão, pois contém um sensor eletrônico em sua ponta que ao identificar a temperatura, transmite instantaneamente sinais digitais à tela LCD localizada na superfície do aparelho — assim, permitindo saber a temperatura da pessoa.  

Por conta dessa maior praticidade, o termômetro digital é o mais utilizado, tanto para uso domiciliar, quanto em redes hospitalares. 

Nesse sentido, algumas marcas disponíveis são:

Infravermelho

O modelo infravermelho, classificado também como digital, é uma versão avançada que utiliza raios de laser infravermelho (não visíveis a olho nu) para medir a temperatura.

Esses raios (considerados seguros), quando atingem a pele, conseguem transmitir à tela do aparelho quase que imediatamente o valor da temperatura da pessoa. Por isso, essa é a opção mais rápida e precisa desse tipo de aparelho.

Existem dois tipos de termômetro infravermelho que podem ser comprados, um para ser utilizado na testa e o outro para o ouvido.

Ambos são igualmente seguros e práticos, dessa forma, a escolha vai variar de acordo com o objetivo de quem deseja ter o modelo.

Os de testa, por exemplo, costumam apresentar a vantagem de não precisar estar em contato direto com o corpo da pessoa para medir a temperatura, facilitando manter o aparelho higienizado (especialmente se for usado em locais públicos).

Já o de ouvido, também conhecido com termômetro timpânico ou auricular, é indicado principalmente para medir a temperatura em crianças e bebês.

Dessa forma, alguns aparelhos disponíveis são:

Publicidade
Publicidade

Qual o melhor termômetro para medir a febre?

Criança deitada na cama segurando um termômetro digital que esta dentro de sua boca.
A escolha do melhor termômetro irá depender da finalidade de uso que cada pessoa tem.

Em termos de eficácia, todos os termômetros que são regulamentados e, consequentemente, têm o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), podem ser utilizados. Sendo assim, a escolha irá depender da preferência e necessidades de quem deseja comprar o item.  

Por exemplo, pessoas que buscam ter um aparelho de medição de temperatura para uso familiar podem escolher um termômetro mais simples (analógico ou digital), pois não há nenhum empecilho ou constrangimento em colocar o medidor em algum local do corpo por um tempo.

Agora, aqueles que desejam utilizar o aparelho em local público, como hospitais, comércios e áreas de lazer, podem optar pelo termômetro infravermelho, que é mais prático, confere a temperatura mais rapidamente e não necessita entrar em contato com o corpo.

Portanto, não há nenhuma restrição em relação à escolha do melhor termômetro, desde que ele seja devidamente regulamentado pelos órgãos de controle responsáveis. Considerando isso, cada pessoa pode escolher a opção que melhor se encaixa às suas necessidades. 

Como usar termômetro? 

Habitualmente os diferentes tipos de termômetro são utilizados da seguinte forma:

  • Analógico: Antes de medir a temperatura, é necessário verificar se ele está no valor 0º (ou próximo dele). Em seguida, deve-se colocar em um dos locais recomendados (axila, boca ou ânus), esperar cerca de 5 minutos e retirá-lo para saber qual é o valor demarcado no tubo.
  • Digital: Basta ligar o aparelho, confirmar se ele está a 0º (em alguns aparece somente o símbolo ºC) e, em seguida, posicionar o termômetro na região da axila (o braço deve permanecer imóvel). Deve-se retirar após ouvir o sinal sonoro do aparelho e, então, conferir a temperatura indicada no visor. 
  • Infravermelho (testa): Para utilizar o termômetro infravermelho na testa é necessário ligar o aparelho, conferir o valor (que deve ser 0º) e encostar (ou não, dependendo das instruções fornecidas pelo fabricante) na região. Feito isso, basta ler o valor que será apresentado imediatamente na tela.
  • Infravermelho (ouvido): Primeiro, deve ser introduzida a ponta do termômetro no ouvido (como que em direção ao nariz) e ligar o aparelho. Logo após, ele irá emitir um sinal sonoro indicando que já concluiu a medição (o valor aparecerá na tela).

É importante ressaltar que independente do termômetro utilizado, é necessário higienizá-lo após o uso, com o auxílio de um algodão, pano ou gaze com álcool. Além disso, vale reforçar que sempre é preciso prestar atenção às recomendações de cada fabricante.

Publicidade
Publicidade

Pode medir temperatura no pulso?

Em geral, é possível conferir a temperatura de alguém com um termômetro digital infravermelho no pulso, sem nenhum problema.

Contudo, medir a temperatura pelo pulso pode apresentar uma pequena variação no resultado final, visto que essa região do corpo, por estar na extremidade, costuma ser mais fria.

Dessa forma, para ter uma medição mais precisa, recomenda-se o uso deste tipo de termômetro (infravermelho) em locais como a testa ou ouvido.

Preço e onde comprar

Os termômetros, independente do tipo, podem ser encontrados normalmente em farmácias e algumas lojas de produtos hospitalares.

Além desses locais, é possível comprar o aparelho em plataformas online, como o Consulta Remédios, que permite comparar valores do mesmo produto em diferentes estabelecimentos da sua região.

Assim, você pode comprar a melhor oferta e ainda receber o produto direto em sua casa.

Quanto aos valores, o modelo de termômetro e o fabricante são fatores que influenciam diretamente no preço* final, que pode variar de R$20 até quase R$300. Algumas opções são:

*Preços consultados em janeiro de 2021. Os valores podem sofrer alterações.


O termômetro, assim como outros aparelhos, exames e tratamentos no campo da medicina, só foram possíveis devido ao trabalho de pesquisadores e institutos que buscam diariamente oferecer o melhor para a sociedade. Por isso, é sempre importante valorizá-los.

Gostou desse artigo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para ter acesso a diversos outros conteúdos na área da saúde!

Fontes consultadas

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade