Semaglutida é um princípio ativo presente em medicamentos que auxiliam no tratamento de diabetes mellitus 2. Até pouco tempo atrás o fármaco era usado somente com essa finalidade, mas em 2020 foi aprovado nos Estados Unidos o Wegovy, um novo medicamento a base do mesmo ativo desenvolvido para o tratamento de obesidade e distúrbios relacionados ao peso.
No começo de 2023, o fármaco foi aprovado para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os mesmos fins norte-americanos.
Para entender melhor como o medicamento age, assim como suas contraindicações, continue acompanhando o artigo!
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
Utilizada em conjunto com dietas e exercícios, a semaglutida é prescrita por médicos para tratar a diabetes mellitus 2, isolado quando o tratamento inicial não apresentou melhora ou em conjunto a outros medicamentos para o tratamento da diabetes.
Aprovado desde 2020 nos Estados Unidos, o Wegovy, medicamento que leva a semaglutida na composição, foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil apenas em 2023. O fármaco auxilia no tratamento de perda e controle de peso em adultos, que apresentam obesidade ou excesso de peso na presença de comorbidades relacionadas ao peso.
Leia mais: Como emagrecer com saúde: dieta, exercícios, remédios e mais
A semaglutina age nas áreas cerebrais responsáveis pela sensação de saciedade e, consequentemente, reduz a fome e auxilia na perda e controle do peso.
Os medicamentos que possuem a semaglutida como princípio ativo podem auxiliar no processo de emagrecimento, pois influenciam diretamente na sensação de saciedade. Porém, apesar de ainda não estar sendo comercializado no Brasil, apenas o Wegovy é registrado com essa finalidade.
Vale ressaltar que o tratamento com a semaglutida para emagrecimento é complementar, ou seja, tem que estar diretamente associado a práticas saudáveis como dietas e exercícios, caso contrário, não trará os resultados necessários.
Aprovado recentemente no Brasil, se espera mais informações da ANVISA em breve.
Ambos são remédios para tratamento de diabetes mellitus tipo 2 e, consequentemente, podem auxiliar na perda de peso. A diferença entre ambos é que a liraglutida já possui desde 2016 um medicamento aprovado com a finalidade de emagrecer, que no caso é o Saxenda.
Além disso, a liraglutida é administrada diariamente, enquanto que a semaglutida semanalmente por possuírem meia-vida diferentes, ou seja, o tempo necessário para que a concentração do medicamento no organismo seja reduzida pela metade, são diferentes, enquanto que a liraglutida é de 13h o da semaglutida é de 1 semana.
Como efeitos colaterais, a semaglutida pode desencadear diarreia e náuseas. Vômitos, dores estomacais, gases, indigestão e dor de cabeça também são algumas reações bem comuns. Contudo, existem outros efeitos colaterais mais raros, e você pode conferi-los lendo a bula do medicamento, ou consultando um(a) farmacêutico(a) ou médico(a).
A Semaglutina é um fármaco injetável de forma subcutânea, ou seja, aplicado na camada adiposa após a pele. Logo, sua aplicação funciona por meio de canetas aplicadoras semelhantes às de insulina, ocorrendo semanalmente.
Apesar de o Wegovy ser utilizado nos Estados Unidos desde 2021, o medicamento foi aprovado apenas em 2023 pela Anvisa, órgão regulador do país. Dessa forma, ainda não se tem informações sobre seu valor ou de que forma funcionará sua comercialização em território Brasileiro.
O Wegovy, que utiliza a semaglutida como princípio ativo, é um interessante auxiliar na perda de peso, dessa forma, sendo usado para tratar a obesidade em adultos.
Apesar de já ser utilizado em outros países, foi aprovado no Brasil apenas em 2023. Por isso, nos próximos meses, surgirão mais informações sobre o medicamento.
Para seguir se mantendo informado sobre este medicamento, assim como outros que virão, siga acompanhando o portal e redes sociais do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.