Sarna (Escabiose): sintomas, tratamento, remédios e transmissão

62

O que é Sarna?

A Sarna, ou escabiose, é uma doença de pele contagiosa causada por um parasita, o ácaro Sarcoptes scabiei, que se aloja no hospedeiro e ali se reproduz. Estes ácaros não vivem mais de três dias longe da pele humana, isso porque se alimentam das proteínas da pele, principalmente da queratina. Mas, uma vez alojados na pele, podem viver até dois meses.

Ela pode afetar indivíduos de qualquer sexo e faixa etária, porém é mais comum em crianças. É uma das três doenças de pele mais comuns nessa faixa etária, juntamente com a micose e infecções bacterianas. Também pode se localizar em qualquer parte do corpo, mas as áreas mais comuns são entre os dedos das mãos e pés, ao redor dos pulsos e cotovelos, nas axilas, na dobra dos joelhos e ao redor da cintura. Nas crianças pequenas e bebês é mais comum que a doença se prolifere nas regiões da cabeça, pescoço e palmas das mãos.

A doença nada tem a ver com limpeza, pois ela se prolifera principalmente nas zonas sem acesso a água, em climas tropicais e em áreas de grande multidão.

Desde 2010, a escabiose vem afetando aproximadamente 100 milhões de pessoas (1,5% da população mundial).

A sarna humana é a mesma que a animal?

Apesar do mesmo nome, a sarna que se desenvolve em animais, conhecida como sarna sarcóptica, é diferente da desenvolvida nos seres humanos pois os ácaros de ambas são ligeiramente diferentes. Portanto, um animal não pode transmitir sarna para um ser humano, e vice e versa.

Índice — neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:

  1. O que é Sarna?
  2. Causas da Sarna
  3. Transmissão da Sarna
  4. Grupos de risco
  5. Sintomas da Sarna
  6. Diagnóstico da Sarna
  7. Tratamento para Sarna
  8. Convivendo com a Sarna
  9. Complicações da Sarna
  10. Como prevenir a Sarna?

Causas da Sarna

A sarna é causada por um ácaro, Sarcoptes scabiei, que se aloja sob a pele do hospedeiro e ali se reproduz. Os ovos demoram entre 3 a 4 dias para eclodir e as larvas recém-nascidas fazem seu caminho da epiderme até a superfície da pele, onde amadurecem e se espalham para outras áreas do corpo. Conforme eles se movem, vão deixando para trás as suas fezes, que criam lesões lineares na pele.

A doença é resultado de uma reação alérgica contra o ácaro, seus ovos e as fezes, e ela causa coceiras intensas e borbulhas, como erupções cutâneas.

Transmissão da Sarna

A sarna é altamente contagiosa e é transmitida através do contato físico entre pessoas. Os casos mais comuns são de familiares que vivem na mesma casa ou durante a atividade sexual. Também pode ser transmitida facilmente em lugares de grande multidão, os exemplos mais comuns são: exército, lares para idosos, creches, presídios e instituições de acolhimento para crianças. O contato que crianças e adolescentes têm na escola não costuma ser suficiente para transmitir a sarna, mas ainda assim podem haver riscos.

É chamado de escabiose crostosa quando os ácaros se proliferam em grande quantidade pelo corpo, e essa é a forma mais crítica da doença e geralmente está relacionada com a imunossupressão. Nesse caso, a transmissão fica ainda mais provável, podendo ocorrer em contatos breves, como apertos de mão ou até através de vestimentas, objetos e roupas de cama.

A sarna também pode ser transmitida de um indivíduo para outro mesmo que o hospedeiro ainda não tenha desenvolvido nenhum sintoma da doença.

Grupos de risco

Não há fatores de risco específicos para a doença, pois ela pode afetar indivíduos de qualquer idade e sexo, porém é mais comum se desenvolver em crianças e bebês.

Indivíduos com imunodeficiência também são mais suscetíveis à sarna.

Sintomas da Sarna

Após entrar em contato com a sarna, caso nunca tenha passado pela doença antes, os sintomas podem demorar até 6 semanas para aparecerem. Caso o indivíduo já tenha tido a doença antes, os sintomas podem surgir em até 4 dias.

Os sinais e sintomas mais comuns da sarna são:

  • Coceira, geralmente intensa e que piora no período noturno;
  • Presença de pápulas e lesões, como pontinhos ou bolinhas com relevo, que surgem principalmente nas dobras da pele.

As áreas mais comuns para surgir as pápulas são:

  • Cintura;
  • Cotovelos;
  • Dedos das mãos e pés;
  • Punhos;
  • Axilas;
  • Parte inferior das nádegas;
  • Em homens, podem surgir na região genital;
  • Em mulheres, podem aparecer também nos seios.

Escabiose crostosa (ou sarna norueguesa)

Forma mais grave da sarna, se desenvolve quando o organismo do hospedeiro tem um sistema imunológico fraco, geralmente devido a alguma condição médica ou a alta idade.

Nesse caso, os sintomas mais comuns são crostas espalhadas pela pele, que tendem a ser duras, com aparência acinzentada e quebra facilmente quando tocada. Elas nem sempre causam coceira e podem surgir em mais de uma região do corpo, como couro cabeludo, costas e pés.

Por se desenvolver em indivíduos com baixo sistema imunológico, a escabiose crostosa se multiplica com maior facilidade e em uma velocidade maior.

Escabiose em bebês e crianças

Quando ocorre em crianças, os sintomas são os mesmo, coceiras e lesões na pele como pontinhos ou bolinhas. Mas as áreas mais comuns de surgimento dessas lesões são:

  • Cabeça;
  • Rosto;
  • Pescoço;
  • Mãos;
  • Sola dos pés.

Bebês quando desenvolvem a doença são geralmente muito irritáveis, insones e apresentam falta de apetite. Crianças também ficam irritáveis e a coceira pode mantê-los acordados a noite.

Diagnóstico da Sarna

O diagnóstico da sarna pode ser feito por um médico dermatologista através de um exame físico, onde ele irá inspecionar as áreas afetadas. Caso ainda não haja sinais da doença, o médico pode colher uma pequena amostra de pele, a qual será examinada para confirmar a presença da bactéria ou seus ovos.

Outras doenças também podem ser associadas à coceiras, como dermatite e impetigo, por isso é necessária a opinião médica.

Tratamento para Sarna

O tratamento da doença é simples e feito basicamente através de medicamentos, alguns cremes e loções dermatologicamente testadas que tem como objetivo acabar com a infestação pelo parasita.

Geralmente, o paciente aplica o medicamento sobre o corpo após o banho, por alguns dias, deixando agir naturalmente durante a noite e retirando-o no dia seguinte. É importante que a aplicação seja repetida após 7 dias, para combater os ácaros provenientes dos ovos que ainda não haviam eclodido durante a primeira aplicação.

Os medicamentos serão prescritos pelo seu médico dermatologista e alguns deles podem ser recomendados para indivíduos que estiveram em contato com o paciente. Os mais comuns são:

A permetrina geralmente é recomendada como tratamento inicial contra a sarna, porém pode lhe causar alguns efeitos colaterais, alguns deles são:

  • Irritação na pele;
  • Dormência;
  • Sensação de formigamento;
  • Ardência durante a aplicação.

Para tratamento em crianças, os mesmo medicamentos podem ser utilizados. Maiores explicações sobre a aplicação em crianças e bebês serão dadas pelo médico. Já para tratar a sarna em gestantes, deve-se utilizar enxofre diluído em petrolatum.

Remédio caseiro para sarna

Realizar banhos quentes de 2 a 3 vezes por dia, com shampoo e sabonete neutro, pode evitar o crescimento dos ácaros.

Também existem formas de auxiliar no alívio da coceira, como:

  • Fazer massagens com azeite de oliva para acalmar a pele;
  • Fazer compressas de chá de fumária: 2 colheres de chá de folhas secas fervidas em água, após 10 minutos de repouso, mergulhar o pano no chá e aplicar sobre as áreas afetadas.

Consulte seu médico caso os sintomas persistirem mesmo após quatro semanas de tratamento.

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site tem apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Convivendo com a Sarna

Quando o tratamento for iniciado, é recomendado:

  • Lavar, diariamente, roupas pessoais, de cama e de banho usando o nível mais quente da máquina;
  • Trocar de roupa diariamente;
  • Caso alguma coisa não possa ser lavada, coloque-a em um saco plástico e deixe selado ali por, pelo menos, uma semana;
  • Aspire toda a casa, incluindo carpetes e tapetes.

Mesmo após a erradicação do parasita, a coceira pode persistir por algum tempo. Para aliviar a coceira, o paciente pode tomar algumas medidas:

  • Imergir a pele em água fria ou aplicar uma toalha molhada sobre as áreas irritadas;
  • Aplicar loções e cremes para hidratar a pele;
  • Usar anti-histamínicos, que ajudam a combater os sintomas alérgicos.

Complicações da Sarna

A principal complicação pode ocorrer através da coceira. Coçar as lesões pode causar feridas, o que possibilita que outras bactérias ou vírus adentrem o organismo, causando uma infecção bacteriana.

Quanto a escabiose crostosa, sua complicação se deve ao tratamento, que pode ser mais complicado e demorado.

Como prevenir a Sarna?

A única forma de prevenir a sarna é evitando contato direto ou íntimo com um indivíduo infectado com o parasita.

Para prevenir a re-infestação, deve-se lavar e secar todas as roupas pessoais, de cama e de banho que o paciente teve contato no nível mais quente que a máquina permite. O que não pode ser lavado, deve ser aspirado. Dessa forma, as bactérias que podem ter ficado em algum desses objetos serão eliminadas.


A sarna é uma doença transmissível, porém fácil de tratar. Compartilhe esse texto com seus amigos e familiares para que eles também possam descobrir como tratá-la!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 4,41 de 5)
Loading...

62 Comentários

Atenção: os comentários abaixo são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Gente ja tô a 1 mês com esse diabooo ja n aguento mais vontade ja de me matar to tomando ivermectina,loções,pomada antialérgica,banho de aroeira o diabo todoo e n to vendo melhora nenhumaaaa.

  2. Tive isso quando era criança e resolveu com escabin,em pouco tempo resolveu, e também passou um sabonete que não lembro o nome. Também deve-se colocar as roupas em água morna e passa e ferro;fiquei quase um ano doente e até fiquei internada sendo q resolveu com um simples escabin

  3. O pior de tudo é ir em alergista dermato, ainda passam produtos estéticos com preços altos sem nenhuma eficaz, quando disse pra médica que suspeitava de sarna ela olhou pra minha cara e ainda deu risada, absurdo fora que seus familiares também não acreditam acham que a coceira é coisa da cabeça, o mais constrangedor é quando se aproxima alguém e começa a se coçar. já se passaram meses e não tenho tido melhoras, vou seguir algumas recomendações de vcs

  4. Usem gelo!
    Eu curei a sarna com babosa, e solução de lugol e gelo!
    Coloquei bolsas de gelo nas áreas afetadas, e em três dias a área afetada, criou uma crosta , inclusive os mamilos e eu estou curada.

  5. Bom Dia
    Gostaria de dividir com vocês o tratamento que estou fazendo no meu filho.
    Bom uma mulher me ajudou.
    Estava muito agoniada com isso ,vendo meu filho se coçar.
    Faço banho pra ele com cascas amargas ,tipo casca de andiroba ,mangueira, cajueuro ,taperebazeiro, põem a casca de andiroba para ferver com Juca, ou com qualquer coisa amarga que você conheça ,
    Quando estiver pronto tome banho com sabao grossó, se lavar bem ,antes disso se tiver bolha você fura com espinho, e depois entra no agua, deixa ficar morna, tome banho arranhe onde está afetado, depois você ferve as outras cascas e tome novamente um banho, para ficar com o amargo no corpo. Então deixa secar, não repita sua toalhas que você usar.
    Depois você passa andiroba desde a cabeça ao pé, faça que em nome de Jesus vai sarar, Meu filho esta ótimo.
    Com isso ferver as roupas escalde ,passe . Evite de que criança tá no chão .

  6. Quase um mês que minha família e eu sofremos com essa praga… ate agora o que acalma a coceira e passar vinagre, quando a pele estar bastante irritada arde bastante mas sé por poucos segundos e vai aliviando. Antes de dormir passamos talco barla em todo corpo para que possamos dormir mais tranquilos. Estamos todos tomando Ivertmectina espero que possamos ficar curados! Higiene das roupas e secagem ao ferro quente é importante tbm!
    Boa sorte amigos!!!!

  7. É algo difícil de tratar e deprimente passar por isso. Estou há três meses e não é a primeira vez. Na primeira consegui me curar depois de um seis meses, mas demorei pq não sabia o que eu tinha, qdo o médico falou, logo consegui a cura. Agora já estou há três meses, gastando com remédios, a energia mais cara pq lavo mais as roupas e passo mais vezes e até agora nada. Pra completar, minha família diz que estou maluca e que isso é falta de homem, pq estou solteira há 4 anos. Queria que todo mundo pegasse, assim veria que não sou doida e que essa porra existe. Ontem mandei lavar minha cama a seco, estou fervendo as roupas que são mais difíceis de passar. Voltei a tomar ivermectina, usando loção de benzoato e o próximo passo é ir num terreiro de candomblé pq não aguento mais! Meu filho de 5 anos dorme comigo e pegou isso partiu meu coração!

  8. Peguei essa praga do egito , No presídio aonde visito meu esposo por 4 anos , tem 3 meses que estou cm essa coceira que não e de Deus ! Eu peguei dle , ele hj em dia estar curado , e eu parece q to deformada , pq minhas nagdas estao em carne viva uns calombos estranhos , meus pés ? Parece ate pe de nigrinha atoa toda cheia de reloginhos .. vou falar uma so Tnc todos os medicamentos pq usei todos os remedios que existe na farmácia para Essa Escabiose e nada adianta .. alivia so qndo eu tomo banho bem mega gelado ! Ea pomada que alivia e cicatriza por enquanto q to vendo resultado e uma tal de Trok . Agr sabonetes , inverctina lavar casa todo dia isso nao adiantou nada . Uiiiii sei que isso nao e de Deus .

    • Ana, boa tarde, vou arriscar um palpite e espero de todo coração q de resultado. Aplique em um local de sua escolha uma mistura de enxofre em pó com iodo liquido, faça uma loção de textura média e passe com um pincel.
      Tenho conseguido combater micoses e sarnas de meus animais com muito sucesso, faça isso duas vezes por dia durante três dias no mesmo local, teste e me comunique se deu certo, pois poderemos ajudar muitas pessoas. É um tratamento fácil, barato e ao alcance de todos.

  9. Ja tem anos que tenho essa doença. Ela some minha pele fica linda e eu me sinto maravilhosa e acho que estou curada. Quando derepente essa maldita doença volta é sempre assim ela some e depois aparece novamente do nada. E eu fico muito mal e tenho vergonha até de namorar,acho que só Deus pode curar essa doença quando ele quiser. Tenho fé que serei curada um dia em nome de Jesus.

  10. Minha bebê tem 1 ano e 8 meses, acreditamos que tenha pego na creche, iniciamos o tratamento com Permetrina. Vamos reforçar o tratamento com estas dicas.

    • Ola, pelo que percebo, varias pessoas estao passando pelo mesmo problema. Esteve em minha casa agora a pouco 3 pessoas todas , com sarna, uma criança de 8 meses. como nao ha comentario sobre a regiao de cada pessoa, parece esta havendo algo.
      Ja ouvi que varias pessoas estao com sarna.

  11. Galera , comprem enxofre e azeite de oliva, misturem, passam no corpo e depois pega o secador de cabelo , deixa no mais quente e vai passando onde coça, mas tem que aguentar porque quando coçar muito é pq está matando eles, resistem e façam isso pelo menos 1 vez ao dia e quando fizerem 1 semana mais ou menos direto comentem aqui depois o resultado.

  12. Usei escabin e deu certo!Voltou depois de muitos anos, o meu aparece so uma bolinha que coça muito tomo banho com o sabonete e deixo

  13. Estou com essa maldita coc3ira a 1 mês e o pior e q meus filhos tbm estão na msma situação.
    Já fui ao médico 3 vezes .
    Na primeira vez ele passou polaramine invtermina e o tal .permitrina q me fez entrar em excesso de coceira pois inrritou mas ainda a pele ,entrei em desespero a ponto de tomar banho com a água da geladeira pra tentar amenizar .
    Enfim na segunta vez ele passou cetoconazol e o polaramine agr na terceira passaram os msm medicamentos e quase mandei a medica enfiar no c.. pq expliquei q ja tinha tomado essa porcaria e dado pras crianças e nao fez efeito nenhum.
    Enfim Ja tomei banho com arroeira,com erva de bicho,com melão são caetano,tomei banho com arnica e nda adiantou.
    Mds alguém passou alguma coisa q realmente fez efeito?
    Não aguento mas isso gente ..minhas nádegas já estão em carne viva de tanto q me coçoo e meus filhos estão da msma forma .

  14. 1 ano tratando, e sempre volta ! Já usei benzoato de benzila em sabonete e loçao, permetrina, sabonete de enxofre, e já tomei tantos comprimidos de Ivermectina que vou acabar perdendo um rim. Juro que estou pensando em procurar uma benzedeira, ou fazer algum trabalho de umbanda. Pois eu já tentei de tudo ! 🙁

  15. cara estou com escabiose a dois ano e não consigo combater, e infelizmente recentemente passei para pessoas próximas. o ivermectina parece não fazer efeito o sabonete benzoderme acalma mais não combate e a pomada betametazona com cetoconazol ajuda a manter as feridas dentro do controle, quando fico sem ela toma conta . alguém pode me dar alguma dica de remédio que funcione msm ?

  16. Se todos os remédios indicados por médicos não servirem, é melhor procurar um centro espírita, pois a urucubaca é forte.

  17. Eu e meu fho estamos com essa praga já 2 meses. Já tentei de todos os remédios e nada. Uma moça me indicou o sabonete e a loção do Benzoato de benzila. Estamos bem melhor mas ainda continuo passando

  18. Gostaria que me indicassem um produto pra passar no piso meu apartamento é taco já fiz o sinteco detetizacão usei óleo nim gimmo ácaros e estou sofrendo há oito meses choro tanto pois vejo meu esforço em vão já gastei tanto pintei todo apartamento e joguei colchão e almofadas no lixo

    • Oi passa um veneno chamado botox, vende em Pet Shop, casas de produtos agrícolas, mais pede aonde vc compra instruções de uso, pois se trata de veneno, uso na minha casa e da super certo. Boa sorte!

  19. Tomem comprimidos de Invermectina conforme seu peso corporal Ler a bula. Antes de dormir aplicar creme de Pernetrina 5% e dormir com o creme no corpo. Passem ferro quente no colchão, travesseiros e etc. Para matar os ácaros da sarna e queimar os ovos que permanecem na cama. Limpem a casa toda com bicarbonato de sódio e enxofre. Lavem as roupas e os lençóis da cama com água quente. Faça isso durante uma semana. Adeus Sarna.

    • Olha quando eu tive sarna o melhor tratamento foi sabonete de enxofre e lavar a roupas e colocadas em água fervente ,pois todo tratamento que me passaram não surgiu efeito foi uma senhora que me ensinou essa de ferver as roupas e banho com sabonete de enxofre

  20. Estou com isso e estou tomando ivertmectina e passei uma loção chamada keltrina, vou repetir apos 7 dias, mas estou com medo de que a doença volte, alguma dica para o tratamento ser mais eficaz?

  21. Gente pelo amor de Deus, isso é horrivel eu e minha familia estamos com isso, é dificil curar, ja estamos com mais de 3 meses ja usamos todos os remedios citados acima e nada… fico desesperada vendo meu filho chorar a noite é muito triste e eu sem saber o q fazer… so Deus pra ter misericordia..

  22. Alguém aí já se curou dessa sarna mim digam qual foi o remédio para eu ir meus filhos e meu marido temos pra ficar loucos isso isso eu tenho um bb de 1 mês que também pegou pelo o amor de deus qual eu o remédio que cura

    • Bom dia, eu tive fiz todo tipo de tratamento que vc deve está fazendo, sabe como eu consegui matar esse “bicho” coloquei gelo! Coloca gelo em uma sacola e deixa na pelo por no mínimo 3 minutos. Vai fazendo todos os dias… Ele morre… Não tenho mas nenhum no meu corpo!!!

      • Todos mandam usar água quente, pra lavar a roupa, no banho e etc, e vc me vem com gelo? Agora eu não entendi mais nada!

          • Gelo cura a sarna humana!
            Exatamente! Segui seu conselho , e foi tiro e queda .
            Usei uma solução de lugol com +5% iodo, babosa fresca e gelo.
            Em três dias após aplicar o gelo, mínimo três/quatro vezes por dia.
            A sarna sumiu!

    • ferva todas roupas de algodão toalhas e passe todas com ferro bem quente, e claro procurar um medico e importante tambem

  23. Eu e minha filha estamos passando muito mal com isso, meu corpo esta horrível, cheio de coceiras, minha filha chora a noite com tanta coceira na mão, realmente estou desesperado co essa situação

  24. Já estou com isso vai fazer 2 meses não aguento mais, troco roupa, fervo roupa, já tomei 3 tipos de remédios, todos esses já usei, tá dando nas minhas filhas uma de 05, uma de 12, to desesperada, sai até do emprego, é constrangedor, tô em todo corpo, to desesperada

  25. Já tentei de tudo. Já vai fazer é quase um ano q toda a minha família está com essa doença,sempre volta

  26. O que resolveu o problema do meu bebe de cinco meses foi a pasta caseira de enxofre e banha de porco andiroba

    • Gente tentei todos os remedios que o post disse que são os mesmos que os medicos passam , eles até eliminam a sarna mais demora muito e depois sempre volta , descobri só depois um óleo milagroso que vende em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação se chama óleo de malaleuca extermina todas essas pragas inclusive serve para outrad coisas tbm.

    • Oque eu tenho pra dizer! Realmente muito triste essa praga, sofro disso a mais ou menos sete anos, já usei todos os tipos de remédios que vocês podem imaginar, já terminei um casamente de quatorze anos por culpar o meu ex marido de ter trago isso para a nossa casa, nunca me conformei, sempre fui extremamente limpa, nunca aceitei. Minha família inteira pegou, eu, marido, e meus cinco filhos. Os médicos dificilmente conseguem identificar, e essa e a pior parte. Enfim acabei me alto medicando o que não e bom mas foi o único jeito, ai sim comecei a ver resultado, sabem a ivermectina que os médicos recomendam tomar uma unica vez e repetir depois de sete dias, desse modo não resolve nada. Tomei um dia sim e dois dias não, fiz isso com toda a minha família inclusive com os bebes, e parei de usar todos os tipos de medicamentos externo, porque eles fazem com que os ácaros voltem pra extremidade da pele, foi assim que obtivemos melhoras, a cada mês melhorava um pouco, e conforme ia melhorando e ia esticando o intervalo do medicamento, um dia sim um não, depois uma vez na semana depois de quinze em quinze dias. Hoje estamos praticamente sarados mas ainda não cem por cento, ainda tomamos a ivermectina pelo menos duas vezes ao mês. E quando ameaça de voltar tomamos também banho com sabonete a base de benzoato de benzila. Atenção recomendo o uso de medicamentos externo somente apos vários doses de ivermectina ou seja somente no fim do tratamento. Recomendo também muita paciência, o resultado e demorado, mas vocês vão notando que a cada tempo ha uma pequena melhora.
      Evitem repetir roupas, lavem roupas intimas com sabonetes a base de permetrina ou benzoato de benzila e deixem agir por algum tempo na roupa, troquem o lençol da cama todos os dias as toalhas de banho e evitem se coçar, podem usar alguma pomada anti alérgica no local da coceira.

      Espero ter ajudado

  27. Já tomei Ivertmectina e estou passando o creme Cetoconazol. Mas de principio houve uma melhora, porem eu e minha filhinha voltamos a ter novamente. Estou desesperada de tanta coceira.

    • so esses cuidados as vezes nao sao suficiente tente durante o tratamento separar so algumas pecas de roupas para uso e essas ferver e passar bem o ferro antes do uso
      separe roupa de camas e toalhas etc para o mesmo processo o que voltou foram os ovos deixados que eclodiram entao repita o tratamento

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.