Os cachorros estão tão presentes na vida de muitas pessoas e são, muitas vezes, considerados como membros da família.
Por isso, cada vez mais, as grifes e marcas de roupas também estão preocupando-se em desenvolver e comercializar roupas e acessórios para os animaizinhos.
Para garantir mais conforto ao seu pet, na hora em que for comprar as roupas, tenha em mãos as medidas do pescoço, do peitoral e das patas. Isso vai ser fundamental para escolher o modelinho adequado e confortável.
Em geral, elas servem para aquecer os bichinhos, mas podem ser para deixá-los mais estilosos, desde que estejam confortáveis.
Algumas raças de cachorros não precisam de roupa para se aquecer. Na verdade, eles já têm uma proteção natural contra o frio: os pelos.
Por isso, o recomendado é que o cãozinho de médio e grande porte só seja envolto em tecidos se ele estiver com indícios de que a temperatura corporal mais baixa (tais como tremedeira ou focinhos, patas e orelhas geladas).
Por outro lado, os cães de raças menores ou sem tanto pelo precisam de proteção quando as temperaturas são baixas.
Essa proteção, entretanto, não precisa ser sinônimo de roupas. O cãozinho pode simplesmente preferir estar de baixo de uma coberta em vez de usar uma roupinha, por exemplo.
É importante respeitar a vontade do cãozinho: as roupas devem ser colocadas se o animal demonstrar que gosta desse tipo de conforto.
Colocar as roupinhas em pets que não gostem pode trazer algumas consequências:
Para evitar isso, o correto é fazer o teste. Tente colocar uma roupinha mais larga no seu pet e veja como ele reage.
Se gostar, está liberado para usar outras roupinhas. Se não gostar, respeite as vontades do seu amiguinho, sem se esquecer de prezar pelo conforto do animal.
Se o seu amiguinho gostar de usar roupinhas, o ideal é sempre verificar se as mesmas não estão apertadas ou incomodando.
Tenha em mente que, em geral, os cachorros são animais ativos que gostam de correr, pular e brincar.
Algumas dicas podem ajudar a escolher a melhor roupa para seu pet:
As tendências fashion também são determinadas pelo tamanho e o porte do animal, já que esses fatores são de extrema importância para o bem-estar do bichinho.
Os cachorros de porte grande podem ter um pouco mais de dificuldades para adaptar-se. Mas, com roupas do tamanho certo e um pouquinho de paciência, é possível que eles passem a gostar do acessório.
Geralmente, eles combinam com agasalhos (cobrindo as pernas) ou regatas que envolvem somente o tronco do animal.
Os cãezinhos de pequeno porte tendem a precisar das roupinhas, já que são mais vulneráveis e propensos à pneumonia e gripe.
Por isso, esses animais combinam com tecidos mais quentinhos e roupinhas mais compridas.
Mas isso não os impede de usar regatinhas, vestidinhos e outras peças, desde que gostem e se sintam confortáveis.
Durante a infância, os cachorros podem ser treinados a usar as roupinhas. Assim, quando crescerem, já estarão acostumados.
Se eles forem bem filhotinhos, ainda dá para aproveitar e colocar todos os acessórios, já que eles ainda tendem a ficar dormindo.
Por outro lado, se já forem mais crescidinhos e gostarem de brincar (como todo filhote saudável), os acessórios podem ser deixados de lado para facilitar a movimentação do bichinho.
O uso de roupinhas para cachorros só deve ser feito se ele gostar dessa moda. O Minuto Saudável traz outras informações sobre o mundo pet. Acompanhe nossas postagens!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.