Pet

Gripe em cachorro e gato: como identificar e tratar

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 25/07/2022Última atualização: 25/07/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 25/07/2022Última atualização: 25/07/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Você sabia que a gripe acomete cachorro e gato também? Durante as estações frias, como outono e inverno, é comum que tomemos alguns cuidados extras com a nossa saúde, como se vacinar contra a gripe e aumentar o consumo de vitamina C para ajudar a fortalecer o sistema imunológico. 

Contudo, o que muita gente não sabe é que os animais também têm gripe e ficam mais suscetíveis a diversas doenças respiratórias durante períodos de queda de temperatura. 

Portanto, a gripe canina e felina, assim como a gripe humana, possuem alguns sintomas em comum e também fragilizam a saúde dos pets. Contudo, elas podem ser prevenidas com alguns cuidados muito simples.

Se você não sabe identificar sinais de gripe em cachorros e gatos e quer entender como prevenir a doença, continue acompanhando o artigo!

O que causa gripe em cachorro e gato?

A gripe em cachorro e gato são chamadas de gripe canina e gripe felina, respectivamente. Apesar de serem mais comuns em estações frias, ambas podem aparecer em qualquer outro período do ano. 

A infecção representa um risco maior para pets filhotes, idosos e debilitados, pois pode causar complicações secundárias e favorecer o desenvolvimento de outras doenças mais graves. 

Além disso, apesar de haver algumas similaridades entre a gripe canina e a felina, ambas são causadas por agentes diferentes. A seguir, você confere quais são e suas principais características:

Gripe em cachorro

A gripe canina, também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou gripe dos canis, é uma doença respiratória contagiosa causada pelo vírus da Parainfluenza ou pela bactéria Bordetella bronchiseptica. Em alguns casos, pode haver, inclusive, infecção por ambos os agentes ao mesmo tempo.

A doença pode ser transmitida por meio do vírus presente no ar ou pelo contato com secreções respiratórias, com um animal infectado ou por objetos contaminados. E, apesar das similaridades com a gripe humana, a gripe canina não pode ser transmitida para humanos ou outras espécies de animais.

Gripe em gato

Gripe felina é o nome popular para três doenças que afetam o trato respiratório dos gatos: rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose. Apesar de serem condições distintas, cada uma delas é causada por agentes diferentes. 

A rinotraqueíte, que é a mais comum das doenças respiratórias, é desencadeada pelo herpesvirus felino 1 (HVF-1) e tende a acometer mais filhotes e locais com grande quantidade de felinos. Na maior parte dos casos, o animal com rinotraqueíte carregará o vírus causador da doença em seu organismo por toda a vida.  

Um de seus sintomas mais característicos são as aftas (lesões ulcerativas) na mucosa oral, o que torna a alimentação e a hidratação um hábito difícil e doloroso para o animal, que tende a ficar mais debilitado ainda por conta disso.

Por fim, a transmissão ocorre pelo contato com saliva, secreções nasais ou lacrimais de animais contaminados. 

No caso dos gatos, a doença é causada pelo herpesvirus felino 1.
Publicidade
Publicidade

Sintomas

A gripe em cachorro e gato apresenta sintomas muito parecidos com os da gripe humana. Porém, dependendo do estado de saúde do animal, a doença pode evoluir para quadros mais graves. 

É muito importante que os (as) tutores fiquem atentos à saúde dos seus gatinhos e cachorrinhos e que procurem um (a) veterinário em caso de: 

Em cães

  • Secreção nasal;
  • Secreção ocular;
  • Indisposição;
  • Perda de apetite;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Febre (menos comum, mas pode surgir em alguns casos).

Vale ressaltar que em cães com a saúde mais debilitada ou sistema imune mais frágil, a gripe canina pode se agravar bastante podendo evoluir para uma pneumonia e levar o animal à óbito.

Em gatos

  • Espirro;
  • Tosse;
  • Perda de apetite;
  • Febre;
  • Conjuntivite;
  • Rinite;
  • Secreção nasal;
  • Secreção ocular;
  • Dificuldade de respirar;
  • Salivação;
  • Indisposição;
  • Desidratação;
  • Aftas.

No caso dos gatos, a perda de apetite somada às aftas debilitam ainda mais o pet, que pode parar de se alimentar e apresentar sinais de desidratação. A debilitação do animal, portanto, pode fazer com que o quadro evolua para uma pneumonia.

Caso observe qualquer um dos sintomas citados tanto para a gripe canina, quanto para a gripe felina, procure um (a) médico (a) veterinário (a) o quanto antes para evitar a progressão da doença.

Publicidade
Publicidade

A gripe em cachorro e gato é contagiosa?

Apesar de não serem transmitidas para humanos, a gripe canina e felina são extremamente contagiosas entre as espécies. Por isso, caso um dos seus bichinhos seja diagnosticado, é importante que haja o isolamento do animal doente para evitar que ele contamine outros.

Além disso, caso seu pet tenha sido infectado, o ideal é que você higienize constantemente os objetos de uso dele e o ambiente após o fim da infecção. Como uma das formas de transmissão é por meio de objetos, também evite o compartilhamento de objetos, como brinquedos e potinhos de água e ração, com outros animais. 

Uma das principais formas de contágio é o contato com secreções de animais infectados.

Quanto tempo dura a gripe em cachorro e gato?

A gripe canina pode durar de 10 a 30 dias, enquanto que a gripe felina costuma durar de 1 a 4 semanas.

Leia também: Doação de sangue pet: quando é recomendado e benefícios

Publicidade
Publicidade

Tratamento

O tratamento de ambas as doenças deve ser estipulado por um (a) médico (a) veterinário (a) após avaliação do estado de saúde do animal e diagnóstico de gripe felina ou canina. 

Analgésicos, antitérmicos, mucolíticos, anti-inflamatórios e antibióticos contra infecções secundárias podem ser prescritos dependendo dos sintomas manifestados e quadro atual. Além disso, dependendo do estado de debilitação do animal, ele pode ser encaminhado para internação, onde receberá hidratação e nutrição complementar.

É importante enfatizar que os (as) tutores (as) não devem tratar os animais por conta própria sem consultar um (a) profissional. Nunca ofereça medicamentos sem prescrição para seu pet, pois muitos deles podem ser tóxicos e levar seu amiguinho à morte.

Como prevenir a gripe em cachorro e gato?

A boa notícia é que tanto a gripe canina, quanto a gripe felina podem ser prevenidas por meio da vacinação. No caso da gripe canina, existem dois tipos de vacinas disponíveis: a intranasal (na qual se pinga uma gotinha no nariz do cachorrinho) e a injetável (aplicada com uma seringa na pele ). 

Já a gripe felina pode ser prevenida pela vacina tríplice felina (V3) e quádrupla felina (V4), que além de oferecerem proteção contra a Rinotraqueíte, também previnem a Panleucopenia felina.

Ambas as vacinas devem ser aplicadas no animal ainda filhote e reaplicadas anualmente para que continuem protegendo os pets. É importante salientar que vacinar não impede a infecção, mas caso isso aconteça, a doença apresentará menor risco para o animal e sintomas mais leves.

Além da vacinação, é importante que os pets sejam mantidos em ambientes cobertos e protegidos do frio. Disponibilize mantinhas e cobertores e coloque roupinhas para evitar o desenvolvimento de doenças respiratórias. 

Outra forma de prevenir o aparecimento de doenças respiratórias é oferecendo rações de qualidade, para ajudar na imunidade, e evitando dar banho nos animais durante dias mais frios. Portanto, opte por dias quentes, use água morna e seque bem o animal com a ajuda de um secador.

Uma das formas de prevenir a gripe em cães e gatos é vacinando os pets contra a doença.

Apesar de ser uma doença que pode se desenvolver para um quadro mais grave, a gripe pode ser prevenida com atitudes muito simples: vacinação, boa alimentação e qualidade de vida!

Para mais artigos e dicas sobre saúde pet, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!

Imagem do profissional Kenny Cardoso
Este artigo foi escrito por:

Esp. Kenny Cardoso

Médica veterinária pela Universidade Federal Fluminense com mestrado em Medicina Veterinária.Leia mais artigos de Esp. Kenny
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade