Problemas de saúde causados pela má postura

1

Além de provocar dores, a má postura é responsável por vários problemas de coluna, que se agravam de acordo com a frequência e o tempo em que a pessoa se encontra em uma postura inadequada. Isso pode causar dores não somente na coluna, mas na musculatura e nas articulações.

Os problemas posturais têm atingido principalmente pessoas que passam muitas horas sentadas no trabalho, ou adolescentes e crianças que dificilmente se importam em sentar da forma correta. É importante ressaltar que até mesmo o excesso de peso em mochilas e bolsas pode ser prejudicial à saúde da coluna.

PUBLICIDADE

Lordose, escoliose e cifose são alguns dos problemas mais conhecidos por pessoas que sofrem com problemas posturais. A linha natural da coluna é alterada e tende a ter sua curvatura mais acentuada (lordose), o que pode acontecer até mesmo de forma lateral (escoliose). No caso da cifose essa alteração se dá por meio da concavidade da coluna. Com a postura correta todos esses problemas podem ser evitados.

Dicas

Fisioterapeutas indicam que a melhor posição para quem trabalha é sentar com a coluna formando um ângulo de 90º. Os pés sempre devem estar apoiados no chão, para que a coluna e os músculos não sejam forçados da maneira errada.

 

É importante que, ao carregar peso, ele seja dividido em ambos os lados do corpo, pois sempre que algum esforço físico é feito, cuidados devem ser tomados para não prejudicar a saúde. A postura correta pode evitar problemas de coluna como cifose, escoliose e até lordose.

Dicas para evitar os problemas causados pela má postura:

Pratique esportes. O fortalecimento dos músculos previne diversos tipos de lesões;

Alongue-se sempre que possível. Quando o alongamento é feito com frequência a sensação de bem-estar é maior, o que colabora com o aumento da disposição no dia a dia;

Lembre-se da importância de relaxar. Uma pessoa tensa tende a ter mais dores musculares.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário

Atenção: os comentários abaixo são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.