A pele blindada é uma técnica difundida no Brasil pela maquiadora Natanne Rosa que consiste em deixar a pele maquiada à prova d’água e de atrito.

O segredo para uma make mais durável e que não sai por nada é caprichar na preparação de pele, aplicar bons primers e fixadores e utilizar camadas finas de produtos para uma finalização mais bonita e uniforme.

E quem pensa que é preciso usar produtos caríssimos para conseguir esse resultado está enganado (a)! Basta escolher bons produtos e que cumpram com o que prometem.

A seguir, você confere quais produtos usar, em qual ordem aplicá-los e em que quantidades.

Índice – Neste artigo você vai encontrar:

  1. Quais produtos usar para fazer pele blindada?
  2. Como fazer pele blindada?
  3. 12 produtinhos para fazer sua pele blindada

Quais produtos usar para fazer pele blindada?

Produtos de limpeza facial e específicos para cada tipo de pele são necessários antes da maquiagem para garantir uma pele sem brilho, oleosidade e poros aparentes. Os produtos que você precisará investir para essa etapa são:

  • Sabonete facial líquido;
  • Tônico facial.

Já na hidratação, alguns produtinhos precisam ser usados para maior durabilidade da make e para impedir que regiões mais secas craquelem com o tempo. São eles:

  • Bruma facial hidratante ou fixadora;
  • Sérum facial hidratante;
  • Creme de hidratação de textura leve, como gel creme ou gel;
  • Primer facial, de preferência os que conferem efeito blur (siliconados).

Por fim, as maquiagens e acessórios que você precisará ter em sua necessaire para aderir à pele blindada são:


  • Esponja facial (beauty blender);
  • Esponja de aplicação de pó facial;
  • Base de alta fixação e de boa cobertura de sua preferência;
  • Corretivo cremoso, mais hidratante;
  • Contorno e blush cremosos e em pó;
  • Iluminador (de preferência solto);
  • Pó facial (de preferência solto e fininho).

Leia também: O que acontece na pele quando você dorme com maquiagem?

A higienização, hidratação e o uso de bons produtos são essenciais para uma pele blindada.

Como fazer pele blindada?

A pele blindada consiste na preparação da pele e na produção da make em si. A seguir, você confere o passo a passo de como conquistar a pele à prova d‘água e de atrito:

Preparação de pele

O primeiro passo é escolher os produtos certos e específicos para seu tipo de pele para a pré-make. Esse processo faz toda a diferença na durabilidade da make e contribui para aquela pele perfeita, sem defeitos!

Comece higienizando o rosto com um sabonete facial e, após enxaguá-lo, aplique um tônico de limpeza facial com a ajuda de um pedacinho de algodão. Além de limpar resquícios de outros produtos e de poluição, essa etapa irá garantir uma pele livre de oleosidade e sem poros aparentes.

Já o segundo passo consiste na hidratação da pele. Todos os tipos de pele precisam ser hidratadas, até as oleosas e acneicas, ok? Sebo é uma coisa e hidratação é outra! Aliás, a hidratação é fundamental para controlar a produção de oleosidade da pele.Só busque produtos adequados para o seu tipo de pele.

Aplique uma bruma facial, espere secar e, em seguida, use um sérum de hidratação em todo o rosto. Finalize com seu hidratante facial favorito e não esqueça de reforçar a hidratação em áreas que tendem a ressecar e craquelar, como olhos e região envolta da boca. E não esqueça do protetor solar facial, ok? Ele é o último passo mas não menos importante.

Espere tudo secar e comece a aplicar a maquiagem!

Construção da maquiagem

Com a pele preparadinha, aplique primeiramente um primer de fixação, de preferência um com efeito blur, que ajuda a disfarçar imperfeições como poros e linhas de expressão.

Em seguida, com a ajuda de uma beauty blender (esponja) úmida e sem excesso de água, aplique uma base com boa fixação e durabilidade por todo o rosto, pescoço e próximo às orelhas para ficar mais natural e sem marcações. Caso prefira, é possível misturar a base com algum fixador ou produto que deixe-a à prova d’água.

O corretivo deve ser mais cremoso e hidratante, pois as bases comercializadas no Brasil tendem a ser mais secas por conta do nosso clima tropical. E nada de aplicar arrastando o pincel ou a esponja, aplique sempre com batidinhas para o produto assentar bem na pele.

Para contorno, blush e iluminador, opte por fórmulas cremosas primeiro e aplique-as sobre o rosto úmido, com base e corretivo apenas. Após selar a pele com pó, reforce o blush e o contorno com produtos em pó.

Falando no pó facial, ele é a última etapa da make. Após trabalhar com os produtos cremosos, aplique o pó (de preferência solto e mais fininho possível) com a ajuda de uma esponja específica, como aquelas que parecem almofadinhas.

O segredo aqui é depositar o pó sobre a pele, a fim de evitar que a make se mova ou craquele.

Finalização

Antes de aplicar o rímel ou o delineador, volte com a bruma facial aplicada lá na preparação de pele ou com uma de fixação. Isso vai tirar aquele aspecto pesado do pó e ajudará em uma finalização mais natural.

12 produtinhos para fazer sua pele blindada

Pensando nos produtos necessários para construir uma pele blindada dos sonhos, o Minuto Saudável separou alguns e fez uma listinha pra que você consiga fazer uma make babado, durável e gastando pouco. A seguir, você confere quais são:

Esses e outros produtos de skincare e maquiagem podem ser encontrados na plataforma Consulta Remédios

Além de te mostrar as melhores ofertas nas melhores farmácias do país, é possível consultar quais estabelecimentos próximos à você possuem o produto que você quer em estoque e fazem entrega.


Gostou do artigo e das diquinhas? Então, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais conteúdos sobre beleza!

Referências:


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.