O blush é usado nas bochechas para deixar a impressão de face corada e valorizar as maçãs do rosto. 

Cada tipo de rosto exige uma forma de aplicação diferente do blush: 

  • Quadrado: aplique blush na diagonal mas não muito perto do nariz; 
  • Redondo: o blush deve ser aplicado nas partes mais baixas das maçãs do rosto; 
  • Triangular: aplique-o sobre as maçãs do rosto, entre o nariz e a lateral do rosto; 
  • Oval: devem receber blush no ponto alto das maçãs do rosto. Também é possível espalhar um pouco de produto nas bochechas em direção à orelha. 

As peles mais escuras são realçadas com blush em tons dourados, marrons e avermelhados (bronze e cobre). Já as peles mais claras combinam com tons rosados e levemente alaranjados (como pêssego). 

E quem gosta de testar produtos, pode encontrar diversas apresentações de blush. Existem versões em pó, líquido, bastão e em mousse. Cada tipo tem suas vantagens e é recomendado para um tipo de pele. 

Por exemplo, os blushs líquido e em bastão são bons para peles secas. Já os em pó e em esfera podem ser usados por quem tem pele mais oleosa. 

Mas a dica é sempre testar e ver as formas de aplicação e a adaptação ao resultado. 

Dicas para iniciantes: como passar blush corretamente?

Passar blush não é nada difícil. Escolher a tonalidade correta e a forma de aplicação podem influenciar no resultado final da maquiagem. Mas, de modo geral, basta pegar o produto (com pincel, com esponja, com um pedaço de algodão ou com os dedos) e aplicar sobre a bochecha, espalhando-o suavemente. 

Para facilitar ainda mais, siga esses passos: 


  1. Prepare a pele primeiro: corretivo, primer, base e pó de arroz devem vir antes do blush; 
  2. Escolha a cor do blush como aplicá-lo: existem várias tonalidades de blush para todos os gostos e objetivos. Você também deve escolher se prefere aplicar com uma esponja, pincel, algodão ou com os dedos; 
  3. Utilize a ferramenta de aplicação para pegar um pouco de produto
  4. Passe na bochecha com movimentos de vai e vem: é importante sempre fazer os movimentos com delicadeza e suavidade, esfumando bem para que não fique marcado. 
  5. Não use muito produto: isso pode acabar carregando a make e dando um aspecto artificial;
  6. Aplique o blush de fora para dentro: o sentido correto de aplicar o blush é da orelha para o nariz, sob o ossinho da bochecha, ficando à distância de 2 dedos da boca.  

Leia mais: Como usar iluminador na maquiagem? Passo a passo e dicas

Como passar blush com os dedos?

Para aplicar, pegue o produto com os dedos e espalhe pelas bochechas delicadamente. Mas apesar de garantir um resultado bem natural, aplicar o blush com os dedos não é muito recomendado.

Isso porque os dedos dificultam que o produto seja espalhado corretamente e a intensidade da cor pode ficar mais forte ou mais fraca que o desejado. Além dele não ser corretamente espalhado.

Se você não tiver um pincel de blush, tente aplicar o produto com um pedaço de algodão ou lenço de papel, ou dá para usar um pincel de pó também.

Como afinar o rosto com blush?

O blush podem ser usado de várias formas e com vários objetivos (dar mais cor e saúde, marcar o olhar, dar leveza). Inclusive para afinar o rosto. 

Primeiramente, para afinar o rosto com o blush é necessário usar um tom mais escuro que a sua pele. Tonalidades róseas e roxas devem ser evitadas nestes casos.

Aplicar o produto nas maçãs do rosto e fazer traços na direção às têmporas ajuda a demarcar a face, agindo como um contorno que pode ser feito com um blush mais escuro.

Também pode-se usar o produto nas laterais da bochecha abaixo da maçã do rosto. Nesse local, aplique-o em diagonal, com traços saindo da orelha em direção a boca, mantendo uma distância de 2 dedos dos lábios. 

Para complementar o efeito do blush, use um pouquinho de iluminador nas partes altas da bochecha (sobre o ossinho). 

Essas aplicações ajudam a destacar as sombras da face e iluminar algumas regiões que deixam o rosto mais fino. 

Leia mais: Como passar corretivo? Dicas para cobrir olheiras e destacar a make


Passar o blush corretamente pode ressaltar a make e os pontos altos do rosto, iluminado, destacando e valorizando a make.

O Minuto Saudável traz muitas dicas de beleza. Confira nossas postagens!!!        


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *