Saber como usar corretivo é um dos passos mais importantes para uma pele perfeita na maquiagem.

Esse produto é um grande aliado na hora de se maquiar, pois permite diferentes efeitos e possibilita disfarçar olheiras, manchas escuras, cicatrizes e espinhas.

Existem diferentes tonalidades de corretivos e alguns coloridos, ou seja, para todos os tipos de pele e para as diferentes finalidades.

Quando se trata do corretivo comum, ele pode ser um tom mais claro ou mais escuro do que a cor da base, depende muito do efeito que se busca com o produto.

Usar um corretivo mais claro pode ajudar a iluminar, mas também pode acentuar as olheiras.

Nas pessoas que não possuem muitas imperfeições para cobrir, o corretivo claro pode acabar provocando um efeito muito artificial ou deixando a pessoa pálida. Por isso, em geral, o ideal é optar pelo mesmo tom da base.

Para encontrar o produto ideal não existe muito segredo, sendo necessário ir testando diferentes marcas e cores.

Confira abaixo algumas dicas de como usar esse produto para ter uma maquiagem impecável!


Leia mais: Como passar corretivo? Dicas para cobrir olheiras e destacar a make

Como usar corretivo colorido no rosto?

O corretivo convencional, escolhido de acordo com a cor de cada pele, normalmente provoca apenas um efeito clareador. Ao usá-lo para cobrir uma olheira, por exemplo, ela acaba ficando apenas mais suave, mas ainda perceptível. Em alguns casos tende a se tornar um violeta clarinho. 

Para cobri-la completamente com esse corretivo pode ser necessário a aplicação de várias camadas de produto, o que pode não proporcionar um acabamento tão bom. Afinal, ninguém gosta de ficar com o rosto com o famoso aspecto de “massa corrida”.

Os corretivos coloridos entram como solução nesses casos, já que conseguem disfarçar olheiras escuras, manchas e espinhas sem necessidade de muitas camadas.

Isso ocorre porque uma cor específica é capaz de neutralizar a cor oposta. Os principais corretivos são o laranja (salmão), verde, amarelo, lilás e vermelho.

Entenda a função de cada um deles:

Laranja ou salmão

O corretivo laranja ou mais puxado pro salmão é usado normalmente para cobrir olheiras azuladas, especialmente nas pessoas que possuem vasinhos e veias bem mais perceptíveis.

Pode ser utilizado também para disfarçar tons acinzentados, que pode ser comum na pele negra.

Leia mais: Como tirar olheiras: dicas simples e rápidas para amenizar

Verde

O corretivo verde é recomendado para pessoas que precisam corrigir imperfeições como cicatrizes, espinhas, vasinhos e manchas vermelhas (das espinhas ou ao redor do nariz, nos cantinhos laterais às narinas).

Amarelo 

Esta cor de corretivo pode ajudar a neutralizar olheiras profundas (roxas ou marrom) e também a disfarçar hematomas roxos.

Lilás

O corretivo lilás pode ser usado pelas pessoas que possuem manchinhas na pele como sardas ou manchas mais amarronzadas.

Vermelho

Recomendado para pessoas com pele negra. Também pode ser usado em pessoas com vitiligo, para ajudar a dar pigmentação à pele.

Dicas de uso para o corretivo colorido

Como visto, nem sempre o corretivo colorido será a melhor opção para o acabamento que se deseja. Convém utilizar antes o corretivo na cor da pele e, caso o resultado não seja bom, partir para o uso dos coloridos.

Por isso, para um uso correto do corretivo colorido, algumas dicas são interessantes:

  • Deve ser aplicado antes da base ou do corretivo comum;
  • Podem ser usados esponjas ou pincéis próprios para corretivos;
  • Pode ser aplicado com os dedos, com leves batidinhas;
  • Deve ser aplicado moderadamente e em camadas finas, até que o produto cubra totalmente a imperfeição. Se utilizado em excesso, o efeito pode ser o contrário. Ao invés de disfarçar a mancha ou olheira, pode ser capaz de dar um destaque ainda maior.

O que vem primeiro: a base ou o corretivo?

Com exceção dos corretivos coloridos, que devem vir antes da base, o mais aconselhado é usar o corretivo comum só depois de aplicar a base. Isso porque ele tem função de cobrir o que a base não conseguiu disfarçar totalmente. 

Ao usar o corretivo antes, pode ocorrer um desperdício de produto ou uso exagerado, já que a base também é capaz de disfarçar pequenas manchas e olheiras mais leves.

Aplicando depois é possível observar bem o que precisa ainda ser disfarçado ou iluminado pelo corretivo. Assim, a cobertura fica mais bonita e sem efeito craquelado por excesso de maquiagem.

Outro ponto importante de se destacar é que no uso da base, os movimentos feitos com a esponja, pincel ou dedos tendem a ser mais intensos. Assim, ao aplicar o corretivo antes, a pessoa pode acabar retirando-o na hora de aplicar a base, deixando a cobertura mais falhada.

Leia mais: Como passar base no rosto? Dicas para usar pincel, esponja e dedos

Nem sempre é possível notar que o resultado não foi o melhor de imediato, mas ao longo do dia, se o corretivo for aplicado por baixo, as manchinhas e olheiras tendem a ficar evidentes mais rapidamente.

Passo a passo: como passar corretivo na área dos olhos?

Saber qual produto certo e como usar corretivo na área dos olhos é importante para disfarçar olheiras e evitar que o produto fique craquelado na região, formando ou destacando linhas de expressão. Existem algumas dicas que ajudam a deixar o acabamento perfeito. Confira no passo a passo abaixo:

Faça um triângulo

Aplique o corretivo no tom desejado formando um triângulo na área abaixo dos olhos, com os dedos ou um pincel. Não é necessário preencher esse triângulo, pois assim não há um desperdício de produto.

Espalhe para o centro

Com o contorno do triângulo feito, comece a espalhar o corretivo para o centro dele. Com o dedo, dê leves batidinhas para espalhar o produto.

O ideal é evitar movimentos de vai e vem, pois isso pode acabar retirando o produto ou deixando ele pouco uniforme.

Faça o contorno dos olhos

Para não criar uma sombra na região dos olhos, tenha cuidado em espalhar bem os produtos rente aos cílios inferiores, como um contorno dos olhos.

Ainda em movimentos de leves batidinhas, comece a levar o produto também em direção às pálpebras. 

Aplique na pálpebra

É comum a pálpebra ser mais pigmentada que outras regiões do rosto. Por isso, o corretivo também pode ser usado para deixar a região mais clara. O produto pode ser aplicado para dar um melhor acabamento na hora de colocar a sombra.

Não exagere na quantidade de produto

Em excesso, o corretivo pode acabar destacando linhas finas de expressão, podendo ficar acumulado no côncavo. Por isso, menos é mais na hora de usá-lo. O acabamento deve ser natural, como se a pele fosse assim naturalmente.

Qual a melhor cor de corretivo para olheiras?

Depende. A melhor cor de corretivo depende da cor da olheira. Os corretivos coloridos são usados para o efeito cromático, o que significa que neutralizam uma cor oposta. Por exemplo, uma pessoa com olheira mais acinzentada ou arroxeada deve optar pelos corretivos mais alaranjados ou avermelhados.

Já o verde neutraliza melhor as manchas mais avermelhadas, e o marrom e lilás as olheiras escuras e profundas (marrons ou arroxeadas).

Se a olheira for mais clarinha, o corretivo cor de pele pode ser o suficiente para disfarçar.

Confira algumas sugestões desses produtos e marcas de corretivo que podem ajudar a disfarçar as olheiras*:

* Os preços se referem a buscas realizadas em julho de 2019, indicando o melhor valor encontrado no Consulta Remédios. Todos os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio.


Com a maquiagem pronta, é como se o corretivo passasse despercebido. Ao lado de um olho bem delineado e com sombra, ou com um batom vermelho de destaque, o efeito do corretivo não tem um destaque tão grande.

No entanto, o papel que desempenha é capaz de transformar o visual de alguém ao disfarçar olheiras, manchas e cicatrizes.

Buscamos colocar algumas dicas importantes de como usar corretivo e as diferentes cores disponíveis.

Continue acompanhando dicas de beleza e saúde no Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *