Remédios

Óleo de chia: veja para que serve e como usar

Publicado em: 05/12/2020Última atualização: 11/01/2023
Publicado em: 05/12/2020Última atualização: 11/01/2023
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

O óleo de chia, extraído de sementes da chia, é rico em nutrientes, e está disponível em forma de cápsulas ou em frascos com o líquido.

Além da ingestão via oral, a versão líquida pode ser usada de forma tópica na cosmética, sendo possível encontrá-lo em hidratantes e cremes para cabelo.

Confira como você pode utilizar esse óleo no dia a dia e quais são seus benefícios:

O que é o óleo de chia?

O óleo de chia é extraído de sementes da planta Salvia hispanica L., mais conhecida como chia, encontrada originalmente no sul do México e na Guatemala.

A concentração de nutrientes presentes no óleo de chia é maior que na semente, portanto aqueles benefícios encontrados 

Portanto, o óleo é fonte natural de nutrientes: proteínas, antioxidantes, vitaminas e ácidos graxos. Pode ser encontrado em forma de cápsulas ou em frasco.

O suplemento é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias, mas é sempre recomendado buscar indicação médica ou nutricional antes de fazer uso de qualquer tipo de tratamento.

Publicidade
Publicidade

Para que serve o óleo de chia com cártamo?

O óleo de cártamo contém ômega 6 e 9, que reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, além de fortalecer pele e cabelos.

Já o óleo de chia contém o ômega 3 que pode auxiliar no emagrecimento, pois facilita a queima de gordura e aumenta a sensação de saciedade. Este último fator faz com que haja menor ingestão de alimentos, levando à redução natural do peso.

Assim, a versão de óleo de chia com cártamo combina nutrientes e benefícios dos dois óleos em apenas uma cápsula.

Publicidade
Publicidade

Para que serve o óleo de chia?

O óleo de chia é muito versátil e pode auxiliar a boa saúde de várias formas:

Para o rosto

Em cápsulas e na forma tópica, o óleo de chia atua como antioxidante, devido a  vitamina A, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. 

Já a vitamina B3 auxilia na redução da vermelhidão, manchas na pele e cria uma barreira de proteção na derme. 

O ômega 3, também presente no óleo de chia, ajuda a controlar a produção de sebo. Dessa forma, controla a oleosidade e pode diminuir a acne. 

Além do óleo ser um hidratante potente para pele seca, ele também previne e trata coceira que ocorre devido ao ressecamento.

Para o cabelo

Facilmente absorvido pelo cabelo quando usado de forma tópica (ou seja, aplicado direto nos fios), o óleo de chia tem capacidade de restaurar as cutículas danificadas, ajudando os fios quebradiços a recuperar sua elasticidade.

Além disso, também ajuda a proteger os cabelos quimicamente tratados, como os com tintura, contra os danos do ressecamento.

A vitamina B2 do óleo atua no fortalecimento dos fios, já o ômega 3 tem ação fortalecedora e anti-inflamatória. Desse modo, ambos podem reduzir a queda de cabelo pelos danos.

O óleo evita envelhecimento capilar através do efeito antioxidante. E, por fim, os minerais dele estimulam a produção de novas células capilares e impulsionam o crescimento do cabelo.

Para a saúde

O óleo de chia tem muitas propriedades para a saúde. Entre elas, pode-se destacar como:

  • Fortalece os ossos, pois é rico em minerais, como o cálcio;
  • Protege o coração já que o ômega 3 regula a pressão dos vasos sanguíneos, aumentando a fluidez sanguínea. Dessa forma, pode ser aliado para reduzir riscos de doenças do coração e outras como câncer e doença de Alzheimer;
  • Auxilia o tratamento de dermatites da pele, trazendo resultados significativos na hidratação da pele em pacientes que sofrem com dermatites decorrentes de insuficiência renal ou diabetes;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois conta com nutrientes e  antioxidantes.

Quais os benefícios do óleo de chia?

Os benefícios do óleo são diversos, o consumo do óleo de chia pode:

  • Aumentar a sensação de apetite e ajudar emagrecer, pois os ácidos graxos facilitam a queima de gordura;
  • Ajudar na produção de colágeno e ao combate à irritação de pele, devido à ação do cobre e o zinco na pele;
  • Manter o cabelo hidratado e com brilho devido à presença da vitamina B2;
  • Regular o intestino, combatendo a prisão de ventre;
  • Diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, com o auxílio do ômega 3;
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Regular a pressão alta e a diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Publicidade
Publicidade

Como tomar cápsulas de óleo de chia?

Com ingerir óleo de chia
O óleo de chia pode ser tomado diariamente, conforme as indicações da embalagem

Uma ótima opção para o dia o dia é ingerir cápsulas de óleo de chia, como suplemento alimentar. A vantagem está em não sentir o gosto da semente, já que a cápsula é de fácil ingestão.  

Em geral, a dose recomendada é de 1 a 4 cápsulas de 500mg, todos os dias antes do almoço e do jantar. Mas isso pode variar conforme a concentração da cápsula. 

Por isso, vale consultar especialistas para receber informações sobre qual suplementação é mais adequada ao seu estilo de vida e alimentação, bem como as formas de usar.

Quantas vezes por dia devo tomar chia para emagrecer?

Não há um limite bem definido, mas é preciso dar atenção à quantidade total ingerida. Vale lembrar que o óleo de chia pode ser um aliado de quem busca emagrecer, mas sozinho ele não terá resultados. Portanto, deve estar combinado com dieta e atividades físicas com acompanhamento especializado. 

Para as cápsulas, a dose fica entre 1 e 4 cápsulas por dia, dependendo da posologia. Por isso, vale seguir as orientações da embalagem.

Já em relação ao óleo, cerca de 2 a 3 colheres no lugar do uso de outros óleos é o suficiente. Vale lembrar que o consumo em excesso pode ter efeito reverso para o emagrecimento, logo que o produto conta com calorias também.

Quem não pode tomar?

A recomendação geral é que grávidas, lactantes, crianças, pessoas alérgicas a qualquer componente da fórmula ou que apresentem sensibilidade ao produto  e portadores de hipertensão arterial não façam o uso sem orientação médica, na forma líquida e em cápsulas.

Preço e onde comprar

O óleo de chia pode ser encontrado em farmácias, físicas e online, e em lojas de produtos naturais, na forma de cápsulas ou em frascos. Confira algumas opções disponíveis para compra online no Consulta Remédios:

*Preços consultados em Outubro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.


Manter a saúde em dia e adotar novos hábitos alimentares faz toda a diferença em nosso dia a dia. O óleo de chia pode ser um aliado em sua alimentação, trazendo diversos benefícios.

Confira mais dicas de alimentação e saúde no Minuto Saudável!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade