O óleo de chia, extraído de sementes da chia, é rico em nutrientes, e está disponível em forma de cápsulas ou em frascos com o líquido.
Além da ingestão via oral, a versão líquida pode ser usada de forma tópica na cosmética, sendo possível encontrá-lo em hidratantes e cremes para cabelo.
Confira como você pode utilizar esse óleo no dia a dia e quais são seus benefícios:
O óleo de chia é extraído de sementes da planta Salvia hispanica L., mais conhecida como chia, encontrada originalmente no sul do México e na Guatemala.
A concentração de nutrientes presentes no óleo de chia é maior que na semente, portanto aqueles benefícios encontrados
Portanto, o óleo é fonte natural de nutrientes: proteínas, antioxidantes, vitaminas e ácidos graxos. Pode ser encontrado em forma de cápsulas ou em frasco.
O suplemento é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias, mas é sempre recomendado buscar indicação médica ou nutricional antes de fazer uso de qualquer tipo de tratamento.
O óleo de cártamo contém ômega 6 e 9, que reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, além de fortalecer pele e cabelos.
Já o óleo de chia contém o ômega 3 que pode auxiliar no emagrecimento, pois facilita a queima de gordura e aumenta a sensação de saciedade. Este último fator faz com que haja menor ingestão de alimentos, levando à redução natural do peso.
Assim, a versão de óleo de chia com cártamo combina nutrientes e benefícios dos dois óleos em apenas uma cápsula.
O óleo de chia é muito versátil e pode auxiliar a boa saúde de várias formas:
Em cápsulas e na forma tópica, o óleo de chia atua como antioxidante, devido a vitamina A, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Já a vitamina B3 auxilia na redução da vermelhidão, manchas na pele e cria uma barreira de proteção na derme.
O ômega 3, também presente no óleo de chia, ajuda a controlar a produção de sebo. Dessa forma, controla a oleosidade e pode diminuir a acne.
Além do óleo ser um hidratante potente para pele seca, ele também previne e trata coceira que ocorre devido ao ressecamento.
Facilmente absorvido pelo cabelo quando usado de forma tópica (ou seja, aplicado direto nos fios), o óleo de chia tem capacidade de restaurar as cutículas danificadas, ajudando os fios quebradiços a recuperar sua elasticidade.
Além disso, também ajuda a proteger os cabelos quimicamente tratados, como os com tintura, contra os danos do ressecamento.
A vitamina B2 do óleo atua no fortalecimento dos fios, já o ômega 3 tem ação fortalecedora e anti-inflamatória. Desse modo, ambos podem reduzir a queda de cabelo pelos danos.
O óleo evita envelhecimento capilar através do efeito antioxidante. E, por fim, os minerais dele estimulam a produção de novas células capilares e impulsionam o crescimento do cabelo.
O óleo de chia tem muitas propriedades para a saúde. Entre elas, pode-se destacar como:
Os benefícios do óleo são diversos, o consumo do óleo de chia pode:
Uma ótima opção para o dia o dia é ingerir cápsulas de óleo de chia, como suplemento alimentar. A vantagem está em não sentir o gosto da semente, já que a cápsula é de fácil ingestão.
Em geral, a dose recomendada é de 1 a 4 cápsulas de 500mg, todos os dias antes do almoço e do jantar. Mas isso pode variar conforme a concentração da cápsula.
Por isso, vale consultar especialistas para receber informações sobre qual suplementação é mais adequada ao seu estilo de vida e alimentação, bem como as formas de usar.
Não há um limite bem definido, mas é preciso dar atenção à quantidade total ingerida. Vale lembrar que o óleo de chia pode ser um aliado de quem busca emagrecer, mas sozinho ele não terá resultados. Portanto, deve estar combinado com dieta e atividades físicas com acompanhamento especializado.
Para as cápsulas, a dose fica entre 1 e 4 cápsulas por dia, dependendo da posologia. Por isso, vale seguir as orientações da embalagem.
Já em relação ao óleo, cerca de 2 a 3 colheres no lugar do uso de outros óleos é o suficiente. Vale lembrar que o consumo em excesso pode ter efeito reverso para o emagrecimento, logo que o produto conta com calorias também.
A recomendação geral é que grávidas, lactantes, crianças, pessoas alérgicas a qualquer componente da fórmula ou que apresentem sensibilidade ao produto e portadores de hipertensão arterial não façam o uso sem orientação médica, na forma líquida e em cápsulas.
O óleo de chia pode ser encontrado em farmácias, físicas e online, e em lojas de produtos naturais, na forma de cápsulas ou em frascos. Confira algumas opções disponíveis para compra online no Consulta Remédios:
*Preços consultados em Outubro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.
Manter a saúde em dia e adotar novos hábitos alimentares faz toda a diferença em nosso dia a dia. O óleo de chia pode ser um aliado em sua alimentação, trazendo diversos benefícios.
Confira mais dicas de alimentação e saúde no Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.